50 professores dinamarqueses visitam Externato

Publicado a 01/05/2018, 01:57 por Eva Michel   [ atualizado a 01/05/2018, 02:15 ]

Mais de 50 professores dinamarqueses encontraram-se, no dia 27 de abril de 2018, com os seus colegas portugueses do Externato de Penafirme para um dia de formação que se revelou inspirador e altamente enriquecedor para ambas as escolas.

Os dinamarqueses, do Institut Sankt Joseph em Copenhaga, tinham sugerido o tema "uma escola, pareparada para so seus alunos". Em oito ateliês, os professores de ambas as escolas (a que se juntaram psicólogos e alguns funcionários não docentes) trabalharam aspetos e desafios específicos desta temática e partilharam boas práticas e projetos concretos que visam fazer-lhes face.

Também faziam parte do programa diversos momentos informais, como o almoço e uma visita guiada às instalações do campus de Penafirme, o que permitiu aprofundar o diálogo.

Este dia contribuiu para perceber como o património imaterial duma escola, expresso no seu projeto educativo e no seu ideário, tem de encontrar continuamente novas formas de expressão face aos desafios de cada momento. Para que a escola esteja, realmente, preparada para os seus alunos.

Eva Michel