A FEC veio à nossa aula!

Publicado a 01/03/2018, 03:33 por Sandra Gonçalves   [ atualizado a 01/03/2018, 03:34 ]

A FEC – Fundação Fé e Cooperação esteve na nossa escola, mais concretamente na aula de Geografia C do dia 23 de fevereiro, para divulgar a sua ação e o papel que desenvolve no mundo enquanto ONGD – Organização Não Governamental para o Desenvolvimento.

Esta vinda à aula de Geografia C surgiu no âmbito do estudo das funções e da importância das organizações formais e informais no mundo atual. Os alunos foram "desafiados" a realizar um trabalho interventivo e de divulgação de uma ONG (nacional ou internacional), à sua escolha, na comunidade educativa.

Neste contexto, o André Silva (12 CT2), visando a concretização do seu projeto de trabalho, contactou a FEC e promoveu uma palestra para os colegas da turma e para os alunos do 9ºB, que, estando na aula de EMRC, foram convidados a assistir também. Nesta palestra, contámos com a generosa e estimulante presença da Catarina António – representante da FEC, que nos elucidou acercado funcionamento, da missão, da visão e dos princípios que orientam as ações desta ONGD. Destacam-se os dois âmbitos de ação principais, nomeadamente Cooperação para o Desenvolvimento e Educação para o Desenvolvimento e Advocacia Social.

A Catarina António, para além de trabalhar na FEC, tem uma larga experiência enquanto voluntária missionária e enriqueceu muito a palestra com o seu testemunho acerca das suas experiências de voluntariado missionário em Moçambique, em Timor-Leste e no Brasil, não esquecendo as ações que realiza a nível nacional, bem como o caminho que “percorreu” até chegar aqui. Foi um sentido e importante testemunho do que é estar ao serviço dos outros e da forma como isso marca a vida de quem se predispõe a fazê-lo, assim como a vida dos que beneficiam das ações de voluntariado.

Foi um tempo rico e curto para tanto que havia para partilhar e debater!

Obrigado ao André e à Catarina pela iniciativa e disponibilidade.

Guilherme Miranda