Externato faz a diferença

Publicado a 09/12/2017, 03:10 por Eva Michel
Gonçalo Bernardes
Padre Vitor Melícias

No passado dia 16 de novembro, quinta-feira, um grupo de alunos da nossa escola dirigiu-se, acompanhado da professora Helena Batalha, a Torres Vedras para assistir à palestra "A Paz faz a diferença”, um projeto do Rotary Club, que celebra os seus 38 anos no nosso concelho.

Representando o Externato, foram duas carrinhas com alunos ao Salão Nobre das instalações dos Bombeiros do município.

A palestra começou por volta das 15h e foi dividida em dois momentos: o primeiro dirigido pelo Padre Vítor Melícias e o segundo, como forma de valorizarmos a nossa terra, presidido pelo torriense Gonçalo Bernardes.

A abordagem à paz no mundo foi introduzida pelo Sr. Padre que explorou a missão da ajuda ao próximo e o trabalho dos bombeiros, aquele que, carinhosamente, apelidou de “os soldados da paz”. Assim como São Francisco de Assis disse “Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz”, também o Padre Vítor Melícias, o fez, enquanto membro e soldado da paz – “as causas em que dediquei toda a vida”.

Gonçalo Bernardes, um jovem torriense que se tem vindo a destacar no panorama científico internacional, falou sobre a experiência que está a viver, o seu percurso, os desenvolvimentos na área da medicina, as diferenças entre as realidades portuguesa e estrangeira e a sua ligação a Torres Vedras. Recentemente foi-lhe atribuída uma bolsa pela RoyalSociety para desenvolver um projeto de investigação na Universidade de Cambridge na área do cancro.

Em suma, uma experiência gratificante para todos.

Hélio Santos – 12ºLH1