Kart Solar da Escola Profissional de Penafirme

Publicado a 19/07/2016, 01:48 por Eva Michel

A Escola Profissional de Penafirme (E.P.P.), através dos seus cursos profissionais Técnico de Energias Renováveis e Técnico de Eletromecânica, do Ciclo de Formação 2015/2018, levou a cabo a construção de um veículo alimentado a energia solar, o Kart Solar EPP.

Este projeto está enquadrado no plano de atividades dos referidos cursos e teve como objetivo a promoção de soluções de mobilidade sustentável, sobretudo ao nível dos veículos solares de baixo custo.

O Kart Solar EPP  teve o patrocínio de duas das várias empresas que a E.P.P. tem como parceiras da Formação em Contexto de Trabalho (estágios curriculares): Bright Solar/Zeev e Luftec, a quem a escola muito agradece.

Algumas das características e componentes deste kart são um conjunto de baterias com capacidade máxima de 24 Kwh; sistema eletrónico de controlo e monitorização da bateria (BMS-Battery Management System); um motor sem escovas com funcionamento ultra fiável e silencioso, DC Alta Eficiência, refrigerado a ar, fluxo radial e magnetos permanente e velocidade máxima de 75km/h; painel solar fotovoltaico policristalino; e regulador de carga com display de 12/24 volts – 20 amperes.

Todos os formandos envolvidos na construção e montagem do Kart Solar EPP referiram que foi uma mais valia participar neste projeto que teve como orientador o formador Engº Domingos Miranda.

OKart Solar EPP foi apresentado publicamente na Feira de São Pedro 2016, em Torres Vedras, onde tem feito imenso sucesso junto do público em geral e dos jovens em particular.

No passado domingo, 26 de junho, a Diretora do Curso, Maria Pedro Mesquita, os formadores da área técnica, Engº Domingos Miranda e Gil Contente, o funcionário da manutenção escolar, Hélder Miranda, formandos e seus familiares, deslocaram-se à pista do Real Sport Clube, em Massamá, para participar no VS-SOLAR CHALLENGE, uma competição de carros solares. Nesta competição participaram escolas secundárias e faculdades de norte a sul do país. O Kart Solar EPP, pilotado pelo formando Rodolfo Santos, obteve o melhor tempo da corrida, com 1,36 min., correspondendo a uma velocidade de 45km/h, e conseguindo, por isso, obter o 1º lugar da classificação geral. Alunos e formadores/professores estão de parabéns.

Esta foi mais uma atividade dos profissionais em movimento: juntos fazemos escola!