O Externato de Penafirme no Concurso de Empreendedorismo nas Escolas 2017/2018

Publicado a 05/06/2018, 00:24 por Sandra Gonçalves   [ atualizado a 05/06/2018, 00:26 ]

Foi no passado dia 26 de maio de 2018 que se realizou, em Alenquer, a entrega de prémios do Concurso de Empreendedorismo nas Escolas 2017/2018 promovido pela OesteCIM e pela AIRO, aos grupos de alunos de toda a NUT III – Oeste, que foram selecionados pela equipa de júris para ir à fase final do concurso.

O concurso foi promovido, no Externato, pela disciplina de Economia A nos 10º e 11º anos, sendo que foi realizado por todos os alunos de Economia A. O concurso consistia no desenvolvimento de um projeto inovador que prometesse dar resposta aos problemas do dia-a-dia com os quais nos deparamos diariamente ou tentar inovar nalgum outro aspecto da nossa sociedade, através da criação de uma marca, produto ou serviço (não necessariamente desenvolvido, sendo suficiente a exploração da ideia em si e da sua viabilidade económica). No total, concorreram mais de 170 projetos.

A equipa do Externato “Lit’ Hussein”, da turma 11º CS (Beatriz Cosme, Maria Batalha e Tiago Santos), conseguiu chegar à final, em que se apresentavam 5 equipas de cada ciclo de ensino. O seu projeto consistia em criar uma marca de vestuário inovadora, que possuía como principais atrativos um casaco multifunções que se adaptaria às mudanças climatéricas ao longo de um dia e um processo de distribuição que se suportava numa espécie de venda ambulante, financiada pelos municípios portugueses, bem como a venda de produtos num vagão de comboio do Alfa Pendular. Em termos de apresentação, o nosso grande ponto forte foi o desenvolvimento dos pormenores económicos do projeto. A equipa conseguiu trazer o 4º lugar para a Escola, tendo a equipa vencedora apresentado um projeto complementar ao novo Dinoparque da Lourinhã, e os 2º e 3º lugares apresentado projetos que procuravam, entre outros objetivos, combater a ocorrência de incêndios florestais.

Tiago Santos, 11º CS – equipa “Lit’ Hussein”