Oficina Autossustentável – Um sonho tornado realidade

Publicado a 28/03/2016, 01:02 por Sandra Gonçalves   [ atualizado a 28/03/2016, 01:15 ]

A possibilidade de a oficina do Externato se tornar autossustentável através da utilização de energia fotovoltaica foi o sonho das últimas três turmas de 12º T.E.R. Este ano, finalmente, o sonho tornou-se realidade.

No passado dia 17 de março, pelas 10h e 38m, entrou em funcionamento a primeira fase da central de produção de energia eléctrica em sistema fotovoltaico. A concretização deste projeto foi possível graças à interdisciplinaridade entre as disciplinas de Desenho Técnico, Tecnologias e Processos e Práticas Oficinais.

Os alunos do 12º ano, do ciclo de formação de 2013/2016, conseguiram instalar 20 painéis de 250W, deixando pronta a primeira fase deste projeto.

Neste momento, apesar do tempo chuvoso, já se produziram mais de 100 KW, que entraram no circuito escolar através do quadro da oficina de energias.