Painel "Ensino Secundário - Cursos Científico Humanísticos

Publicado a 20/04/2018, 06:30 por Sandra Gonçalves   [ atualizado a 20/04/2018, 06:31 ]

Decorreu no dia 19 de Abril no Auditório A, um painel constituído por alunos dos nossos cursos científico-humanísticos. Este painel destinou-se aos alunos do 9º ano e contou com a presença da Profª Doroteia Santos, diretora de ciclo dos cursos científico-humanísticos do Externato,  com a moderação da Psic. Carla Duarte.

O curso  de  Ciências e Tecnologias esteve representado pelas alunas Clara Silvestre e Maria Catarina Ruivo. Estas alunas falaram das exigências deste curso, nas suas disciplinas e também das várias atividades que lhes foi possível realizar enquanto alunas do Externato: Projetos no âmbito do Programa Ciência Viva, estágios de verão nas universidades, experiências internacionais Erasmus+ (Suécia, Holanda...), Olimpíadas de Matemática, Biologia, Física, Geologia, visitas de estudo e Tutorias aos alunos mais novos...

A Ana Beatriz Matos, já conhecida dos alunos do 9º ano, porque foi a nossa presidente da Associação de Estudantes, apresentou o curso de Línguas e Humanidades. A Ana Beatriz, para além do plano curricular,  referiu também a importância das experiências na construção do currículo de cada um. Experiências como o Parlamento Jovem e Associação de Estudantes foram relatadas como experiências muito enriquecedoras.

O curso de Ciências Socioeconómicas esteve muito bem representado pelo aluno Pedro Nuno Duarte que  o apresentou, tendo ainda feito um olhar crítico do mesmo, ao referir que este curso deveria ter contabilidade ou gestão ao longo do seu percurso. O Pedro ainda nos falou das experiências internacionais (Holanda, Erasmus+) e de ter também recebido uma aluna holandesa ao abrigo destes intercâmbios. Salientou também o facto de esta turma ter ganho uma ida a Estrasburgo com tudo pago, porque, desafiados pela diretora de turma do 11º ano, participaram num concurso em que ficaram em 1.º lugar, visitando assim o Parlamento Europeu e Paris.

O Bernardo e a Sabrina do 11º AV - Artes Visuais  - apresentaram o seu curso e ainda um pequeno vídeo que permitiu aos alunos do 9º ano visualizar os trabalhos executados ao longo do percurso destes alunos. Referiram ainda as visitas a exposições, participações em Workshops, visitas de estudo ao Porto, Lisboa, Caldas da Rainha.

Ainda contámos com a presença do aluno Miguel Malveiro que nos falou da razão de ter optado pelo Externato e dos motivos que o levam a nunca ter duvidado de que foi a opção correta (referiu também as experiências que o Externato lhe permitiu, nomeadamente o ter sido árbitro do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos). A Ana Beatriz também referiu a sua vontade de ter querido mudar de escola no 9º ano e agora, aproximando-se do final do seu percurso, o balanço que faz é muito positivo e leva na bagagem uma excelente preparação e experiências únicas que ficarão para a vida e, por isso, manifestou grande satisfação por ter optado pelo Externato.

O Gabinete de Psicologia agradece a todos os participantes a forma como se prepararam e tão bem apresentaram os seus valiosos testemunhos, tão importantes para os alunos do 9º ano!