Participação na XII Mostra Nacional da Ciência – Final do 26º Concurso Jovens Cientistas

Publicado a 04/06/2018, 07:20 por Sandra Gonçalves   [ atualizado a 04/06/2018, 07:23 ]

Entre os dias 31 de maio e 2 de junho, 7 alunos do Externato de Penafirme participaram na XII Mostra Nacional da Ciência no Centro de Congressos da Alfândega no Porto.

Este evento reuniu 289 jovens cientistas e 66 professores, de 44 escolas, que apresentaram 100 projetos, desenvolvidos no âmbito das Ciências da Terra e do Ambiente, das Ciências Sociais, da Computação, da Biologia, da Química, da Economia, da Matemática, das Engenharias e da Física.

A Mostra Nacional da Ciência, que se realizou pelo segundo ano consecutivo na Alfândega do Porto, é organizada pela Fundação da Juventude desde 2006, com o apoio da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, entidade responsável pela escolha do júri que avaliou os trabalhos expostos, escolhidos durante a 26.ª edição do Concurso de Jovens Cientistas.

Os alunos do Externato participaram no 26º Concurso de Jovens Cientistas, tendo apresentado 3 projetos que foram selecionados para a Final Nacional que decorreu durante a Mostra. Os trabalhos apresentados relacionavam-se com experiências realizadas em Estrelas-do-mar, mexilhões e lapas, por alunos do 11º CT1 e o trabalho da Tuta no Tomateiro, efetuado por alunos do 12º CT2.

Durante estes dias tiveram oportunidade não só de mostrar os seus trabalhos, de serem avaliados por um júri, mas também de conhecer os outros trabalhos apresentados a concurso e de conviver com colegas de todo o país.

As cinco equipas vencedoras receberam prémios monetários, financiados pela Ciência Viva, e participarão em várias feiras da Ciência na Europa, Ásia e Estados Unidos.

Mais informações podem ser encontradas no site: http://www.fjuventude.pt/pt/1489/12-mostra-nacional-de-ciencia.aspx

Apesar de não termos ganho prémios, foi uma experiência fantástica para todos!

PARABÉNS AOS ALUNOS!

Carla Teles – Departamento de Ciências Experimentais