INÍCIO‎ > ‎Noticias_Extp‎ > ‎

Projeto Erasmus+ “Mind the Gap”: Descobir competências de liderança

Publicado a 09/12/2017, 03:28 por Eva Michel   [ atualizado a 09/12/2017, 03:29 ]

    Durante uma semana, de dia 8 a 15 de novembro, realizou-se no Externato de Penafirme um encontro do projeto Erasmus+ "Mind the Gap" cujo tema foi "Liderança".  Participaram alunos de 4 países: Suécia, Holanda, Bulgária e Portugal.

     De maneira a percebermos mais sobre as competências de liderança necessárias no mundo de trabalho, entrevistámos quatro diferentes empresas – a CMTV, a Casa Benjamin dos pastéis de feijão, a Imobiliária Era e o Hotel Dolce Vita Campo Real. Formaram-se grupos multiculturais de seis pessoas (três portugueses, um holandês, um sueco e um búlgaro) e a cada um foi entregue um subtema sobre o qual formulámos uma questão de investigação. Ao longo destas entrevistas e depois de obtermos as respostas que procurávamos, fizemos vários vlogs e colocámos tudo no nosso blog do grupo de modo a que qualquer pessoa tenha acesso e possa aprender tanto sobre a liderança como nós aprendemos. Várias palavras ficaram na nossa cabeça: trabalho, exemplo, colaboração, personalidade, equipa.


     Esta experiência não foi fácil, nem tudo é tão simples como aparenta ser: também passámos por situações mais complicadas, como gerir o grupo, investigar, colaborar e sintetizar a informação. E, por isso, aprendemos como lidar com as situações a que somos expostos no dia a dia ou futuramente.


     Agora que este projeto está terminado para a maior parte das pessoas, inclusive para mim, só tenho a agradecer por me terem proporcionado esta grande experiência na qual aprendi imenso, cresci e me sinto mais preparada para a minha vida futura. Trago comigo memórias incríveis e amigos para a vida!


A participação neste projeto foi muito enriquecedora e uma experiência fantástica. Descobrimos como é lidar com pessoas diferentes e ter alguém à nossa responsabilidade durante uma semana, na nossa casa e nas nossas rotinas. Foi uma aprendizagem, nem sempre obvia, de outra cultura e maneira de estar.

 Eva Melo – 11º CT2

Comments