Auto da Barca do Inferno (9º D)

A semana literária de português decorreu de 22 a 26 de fevereiro, com um grande leque de atividades para toda a comunidade educativa.

Esta semana foi marcada por várias exposições espalhadas pela escola de inúmeros escritores portugueses – “40 obras, 40 autores” - e pelas declamações de vários poemas pelos alunos do 5º ano.

No dia 25 de fevereiro, recebemos o contador de histórias, António Fontinha. Dos contos que os alunos do 5º ano escutaram destacou-se a história “o touro azul”, um conto bastante antigo, mas que continua a encantar qualquer um que o ouça. Nesse mesmo dia, a turma 11º CT apresentou aos alunos de 9º ano a sua peça de teatro “Auto da Barca de Noé”, uma adaptação do “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente com alguns ensinamentos transmitidos pelo Sermão de Santo António aos Peixes de Padre António Vieira. Uma pungente crítica à sociedade atual.

No dia seguinte, a turma 9º D presenteou os alunos do 8º ano com a representação do “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente. O público divertiu-se imenso, o ambiente era de algum nervosismo para os atores, que se foi, no entanto, transformando em gargalhadas e descontração, conseguindo-se, assim, encantar o público e apresentar a peça na perfeição.

Foi uma semana importante para valorizar as obras e os autores portugueses e, sobretudo, para valorizar a criatividade dos alunos do Externato!