Teatro encerra a Semana d'Artes

Publicado a 23/05/2016, 00:39 por Eva Michel   [ atualizado a 23/05/2016, 09:56 ]

TEATRO

A MINHA ESCOLA É UMA AVENIDA!

O grupo de teatro da CAP e o Coro do Externato de Penafirme apresentaram no passado dia 13 de Maio, pelas 21.30h, no Auditória A, um Jogral cronológico musicado que de forma simples e de fácil compreensão foi desfilando as quatro décadas de existência do Externato de Penafirme.

Identificados pela T-shirt preta com a imagem do Externato a azul, no palco os sócios-alunos-atores foram desencadeando datas, efemérides, momentos especiais vividos na escola, em Portugal e no Mundo.

Cada década foi assinalada com imagens, músicas, teatro (referências ao Auta da Barca do Inferno; rábula de Raul Solnado, A Guerra de 1904; Sr. Feliz e Sr. Contente de Nicolau Breyner) dança (de Michael Jackson a Mariza) .

O coro apresentou para cada década uma sequência de ritmos e melodias muito conhecidos e que o público facilmente podia identificar e cantarolar (desde canções como: Grândola Vila Morena, Chico Fininho, ou dos cantores: do Fado, Queen, Abba, José Cid, Mariza, Sara Tavares, Stromae, entre muitos).

O cenário que acompanhou toda a apresentação era composto por vários símbolos da vida na escola, por objetos cuja tecnologia foi ultrapassada, mas que permanecem no imaginário das várias gerações presentes. A Televisão a preto e branco dos anos 70-80,o telefone de discar os números, a secretária do professor, os petromax que se usavam nas aulas em que caía a luz elétrica, os discos em Vinil, as vídeo cassetes, os Livros RTP, da primeira série, o gira-discos que se usava nas aulas, portátil e com as duas colunas como capa, e ainda a caixa que guardava a máquina de diapositivos manual. Os vários candeeiros ajudaram a dar um ar doméstico e antigo a todo o ambiente de palco.

Nas palavras do coordenador do departamento de Artes:

Foi uma ótima forma de concluir a Semana d’Artes. Um bom momento de representação e uma evocação dos 40 anos que estamos a celebrar no Externato de Penafirme.