Visita de Estudo ao centro de Ecologia Funcional da FCT da Universidade de Coimbra

Publicado a 30/04/2018, 04:09 por Sandra Gonçalves   [ atualizado a 30/04/2018, 04:10 ]

No dia 26 de abril, 4 alunos do 12º CT2, deslocaram-se a Coimbra para realizarem testes laboratoriais no centro de Ecologia Funcional da Universidade.

Estes alunos encontram-se a desenvolver um projeto científico extracurricular, apoiado pela Fundação Ilídio Pinho, integrado no concurso “Ciência na Escola”.

Neste trabalho pretendeu-se observar e analisar uma forma eficaz de afastar a traça do tomateiro (Tuta absoluta), através da plantação do tomateiro em estufa e em consociação com as plantas aromáticas, nomeadamente alho, hortelã, manjericão e arruda. Este projeto resultou da necessidade real de resolver um problema que afetava os agricultores da nossa região. Atualmente, as suas produções de tomate estão a ser afetadas por uma praga originária da América do Sul, que não diminui a sua ação com os tratamentos químicos aplicados. Deste modo pensámos numa forma biológica de afastar a praga deTuta absoluta através das plantas aromáticas.

Na Universidade fomos muito bem recebidos pela Professora Isabel Luci e realizámos os testes de evitamento que vão ser integrados no relatório a apresentar ao concurso.

Esperamos em breve responder à questão inicial, propondo uma solução biológica de defesa contra a tuta do tomateiro.

Carla Teles – Departamento de Ciências Experimentais