CAPenafirme‎ > ‎Novidades/Eventos‎ > ‎

ESTÁGIO D'O QUELUB - Passadiços do Paiva e Serra da Freita

Publicado a 28/07/2016, 06:33 por Clube Académico Penafirme   [ atualizado a 28/07/2016, 06:35 por Sandra Gonçalves ]
Mais um Estágio d’O QUELUB, Instituição já por todos nós conhecida com esta atividade anual ou bianual, assim surjam oportunidades e vontades, de natureza desportivo-gustativa, este estágio ficou cognominado como o Estágio dos traumas e das confusões.
Vá-se lá saber como e porquê, combinações descombinadas, comandos que não comandam, cabras descomandadas, condutores que não conduzem…e assim se passou, mais este nosso belo estágio, esta visita a Arouca, perdão, ao seu Concelho, porque da cidade vimos coisa pouca.
Ser milho ou não ser milho eis a questão. Oh amigo a racha é para o outro lado. Muito bem sim senhor, ok obrigado.
Confusos? pois também nós.

Alojados em Feira de Santa Maria, pois em Arouca já ninguém lá cabia, fomos nós no dia 9 de junho percorrer os Passadiços do Paiva. Um tapete em madeira estendido ao longo de um Paraíso natural que é o seu Rio com o mesmo nome. Com a Praia do Areinho como receção de boas vindas, tinha que se dar um mergulho para refrescar para o caminho.
A subida bem inclinada logo de início desespera os menos experientes, mas só a paisagem que se vislumbra põe os participantes contentes.
Após a subida é um bonito passeio de 8km pela margem do Rio Paiva deparando-nos com mais uma praia fluvial, a do Vau, a meio caminho, com menos rochas e mais areia junto a uma ponte suspensa de visita obrigatória.
Se em Areinho havia uma multidão de gente, carros e autocarros sem limite, a partir do Vau até Espiunca ficamos só nós…para onde terão ido todos?...evaporaram-se? Não faz mal, aproveitámos, degustámos e saboreámos o caminho…vimos trutas a querer subir as correntes de água e estatelarem-se contra os rochedos, apreciámos as curvas e contracurvas das margens do rio e o ruído silencioso da Natureza.
Dia 10 explorámos a Serra da Freita, um Planalto de beleza geológica de xisto e granito. O granito um pouco mais escurecido e um fenómeno quase único que a pedra terá parido. Às Pedras Parideiras vale a pena ir, as Trilobites visitar e a Pedra Broa descobrir.
Muito mais há ainda para descobrir por estes lados, estando já agendado o próximo Estágio com dormida em São Pedro do Sul, visita às aldeias de Fujaco, Pena, Candal, Covelo de Paivô, Regoufe, Drave e Rio de Frades