Departamento de Psicologia e Educação Especial

O Departamento de Psicologia e Educação Especial tem como centro fulcral da sua ação o cuidado com cada aluno, especialmente com aquele que se encontra, temporária ou permanentemente, mais fragilizado e vulnerável. Integram-no psicólogos, docentes da educação especial e de educação social, cuja atividade se desenvolve no âmbito do Centro de Apoio à Aprendizagem.

Síntese de âmbitos de trabalho em 2019/2020

Avaliação e acompanhamento psicológico de alunos

Projeto de Tutoria - alunos do ciclo são semanalmente acompanhados de forma voluntária e individual por alunos do 12.º ano, supervisionados pelo Departamento.

Projeto “Smile” junto de alunos do 8.º ano, procurando promover a sua saúde mental e bem estar, bem como prevenir comportamentos da esfera suicidária.

Projeto “Prevint” junto de alunos do 8.º ano e 12.º ano, procurando promover prevenir comportamentos de violência.

Projeto “Desafios” junto de alunos dos vários níveis de escolaridade, procurando fomentar a sua inclusão educativa e social e desenvolver competências de cariz funcional, potencializando competências práticas e inteligências múltiplas.

Orientação escolar e profissional junto de alunos do 9.º ano e ensino secundário

Apoios especializados dentro de sala de aula, junto de alunos abrangidos por diferentes níveis de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão (DL 54/2018), em articulação direta com os docentes titulares, reforçando e/ou adaptando o trabalho em desenvolvimento com a turma.

Apoios especializados em pequeno grupo ou individualmente – apoios tutoriais, junto de alunos abrangidos por medidas seletivas e/ou adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão (DL 54/2018), em articulação com o conselho de turma, desenvolvendo competências específicas, de acordo com as características de cada aluno.

Saídas de Socialização e “Feirinhas”, junto de alunos com medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão (DL 54/2018) e/ou de alunos do Projeto “Desafios”, para dar significado às atividades desenvolvidas e potencializar a autonomia para a vida ativa futura.

Projeto de Intervenção na Dislexia, uma parceria entre psicólogos e docentes de Educação Especial para intervenção junto de alunos de 2.º Ciclo, para identificação de fragilidades específicas dentro da Dislexia e desenvolvimento competências de leitura e escrita transversais ao currículo.

Formação junto de pais e profissionais