CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2019

A cidade de Braga recebeu no dia 25 de junho no Altice Forum Braga a final da 13. ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), com a presença de alunos de todo o país.

O objetivo central do CNL é estimular o gosto e os hábitos de leitura. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário, e é promovido pelo Plano Nacional de Leitura.

Na edição de 2019, inscreveram-se cerca de duas mil escolas, nacionais e estrangeiras, com 3.500 alunos, que leram o total de mil obras literárias, tendo o concurso englobado quatro fases: a escolar, a municipal, a intermunicipal e a nacional. Os alunos Mariana Ramos (3ºciclo) e Tiago Valente (Secundário) chegaram à Final Nacional.


FASE ESCOLAR

Os livros selecionados foram os seguintes:

2ºciclo – Diogo e a Estrela Cigana de Luísa Ducla Soares

3º ciclo – Campos de lágrimas de José Jorge Letria e As aventuras de Tom Sawyer de Mark Twain

Secundário – Livro de José Luís Peixoto e Auto-retrato do escritor enquanto corredor de fundo de Haruki Murakami

FASE MUNICIPAL

Os livros escolhidos para a Fase Municipal do Concelho de Torres Vedras ao CNL 2018-2019 foram os seguintes:

2ª Ciclo – Rubra – A árvore dos desejos, de Katherine Applegate, Ed. Fábula, 2017

3º Ciclo – A ilha do chifre de ouro – Álvaro Magalhães – Ed. D. Quixote, 2011

Ensino Secundário – Deixem passar o homem invisível, de Rui Cardoso Martins, Ed. D. Quixote, 2009

FASE INTERMUNICIPAL

As obras selecionadas foram para o 3.º Ciclo Voa Comigo! de Maria Teresa Maia Gonzalez e para o Ensino Secundário Os Loucos da Rua Mazur de João Pinto Coelho.

FASE NACIONAL

BOOKCROSSING

A atividade foi (re)lançada e funcionou em três polos:

Na zona A, para o 2º ciclo - "Casa do Livro" - com ponto de recolha de livros na D. Odete

Na zona E, para o 3º ciclo - "Baú dos Livros" - com ponto de recolha de livros no Sr. Armando e na D. Ki

Na zona G, para o Secundário - "Baú dos Livros" - com ponto de recolha de livros na D. Hélia.


ALMOÇO QUEIROSIANO

Esta atividade permitiu aos alunos valorizar uma obra – Os Maias - enquanto objeto simbólico, no plano do imaginário individual e coletivo e comparar temas, ideias e valores expressos em diferentes textos da mesma época e de diferentes épocas. A interação com o universo de sensações, emoções, ideias e imagens próprias num discurso literário esteve obviamente presente. Permitiu de igual modo promover o espírito de grupo entre docentes.


ENCONTRO DO 5ºANO COM ANTÓNIO FONTINHA

António Fontinha é um dos pioneiros da Narração Oral em Portugal. A base do seu repertório são temas da tradição oral portuguesa. O encontro decorreu no dia dois de abril em dois momentos, um às 9h40 e outro às 11h00 (60 minutos cada). Os alunos ouviram o Contador de Histórias com grande interesse. António Fontinha confessou que a atividade foi muito bem organizada e que os alunos do Externato estão sempre disponíveis para o ouvir.

ENCONTRO DO 6ª COM ALICE VIEIRA

O encontro com a escritora Alice Vieira teve lugar no dia 7 de janeiro de 2019, em duas sessões (11h e 12h10). A escritora foi recebida com um poema musicado (“Cantiga de mãe”) pelo prof. Carlos Pedro. Os alunos participaram ativamente com perguntas bem elaboradas e com conhecimento da obra. Houve um bom ambiente de partilha entre autora e alunos e a linguagem utilizada pela autora foi muito adequada à faixa etária. Os alunos constataram que a partilha de aspetos importantes da sua vida pessoal contribuiu para a sua escrita. A escritora revelou proximidade aos alunos no momento dos autógrafos e mostrou ser muito acessível no trato com professores e alunos.

VISITAS DE ESTUDO AO TEATRO:


O ano da morte de Ricardo Reis – (15 de março e 23 de maio) – A peça levado à cena pelo grupo Éter Produção Cultural decorreu no Palácio Nacional de Mafra e ajudou os alunos do 12ºano (CH e Profissional) a compreenderem os conceitos-chave veiculados pela narrativa saramaguiana. Muitos deles afirmaram que conseguiram perceber a obra após o visionamento da peça.



Os Maias 11ºCH (21 e 22 de março) no Centro Cultural Olga Cadaval - Para além de consolidar e expandir os conhecimentos dos alunos sobre esta obra, esta peça serviu também para motivar os alunos (CH e Profissional) para uma forma peculiar de comunicação e cultura que é o teatro. Os discentes reagiram positivamente, pelo que esta visita de estudo foi bem-sucedida.


DESAFIOS LITERÁRIOS

A atividade "Desafios literários" (3ªedição) consistiu na mostra das melhoras apresentações de livros para a comunidade escolar integrada na Semana Cultural. Ler e apreciar um texto, atribuir um sentido, comentar, comparar com outras apresentações, ouvir o que dizem as outras pessoas sobre o mesmo livro e ampliar o seu olhar são ações que a escola pode e deve desenvolver com os alunos. A escola deve criar condições para que as estratégias de atribuição de sentido sejam explicitadas pelos diferentes leitores, possibilitando, dessa forma, que uns se apropriem de estratégias utilizadas por outros, ampliando e aprofundando sua proficiência leitora pessoal. Esta atividade vai na 3ª edição e o objetivo principal será sempre dar aos alunos exemplos de leitores/leituras e promover o intercâmbio de ideias sobre o que foi lido. Os alunos têm evoluído nas apresentações de livros. Devido ao número elevado de participantes com apresentações de qualidade, optou-se por acrescentar uma hora. A atividade decorreu durante 5 horas. É de destacar a presença dos pais na atividade.

CONCURSO “UM LIVRO SEMPRE À MÃO…NA SALA DE AULA”

O principal objetivo da atividade é incentivar e premiar a leitura recreativa na sala de aula ou em outros espaços da escola. Sempre que o professor, independentemente da disciplina, o considere oportuno, o aluno pode ler um livro. Cada vez que o aluno ler em aula nas circunstâncias referidas, pede ao professor presente que assine o cartão da Campanha. Quando o aluno tem o cartão preenchido, dirige-se à Mediateca a fim de poder participar no sorteio de um livro, que ocorreu quinzenalmente.

Contos do Rio

Pelo terceiro ano consecutivo, o Colégio Mira Rio convidou todas as escolas do país a participar no concurso CONTOS DO RIO, que decorreu entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019. CONTOS DO RIO é um concurso literário que se dirige a alunos dos 1º (3º e 4º anos), 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, bem como do Ensino Secundário, de todas as escolas portuguesas em território nacional e no estrangeiro e visa incentivar o gosto pela leitura e escrita de contos. Os alunos do Externato participaram em larga escala: 4 alunos do 5ºano, 10 do 6º, 18 do 7º, 13 do 8º, 12 do 9º e 4 do 11º num total de 61 alunos. Vários alunos da nossa escola foram premiados no concurso:

1. Ana Patrícia Alves Araújo - 2º prémio do 3º ciclo;

2. Rodrigo Cruz - 3º prémio do 3º ciclo;

3. David José Paulino - Menção honrosa do Secundário.

A entrega dos prémios teve lugar no dia 19 de junho, às 19h00, no Colégio Mira Rio, em Lisboa e foi presidida pelo escritor Nuno Magalhães Guedes.

FAÇA LÁ UM POEMA

O Concurso FAÇA LÁ UM POEMA decorreu entre fevereiro e março de 2018. Este concurso vai na 9ªedição e tem o propósito e vontade de tornar visíveis as palavras que os jovens utilizam todos os dias. É dirigido a concorrentes que sejam alunos do 3º Ciclo do ensino Básico e do Ensino Secundário de todas as escolas públicas e privadas do continente e ilhas. Ou seja, a todos os que gostam de ler e de escrever e também aos que gostam de dizer os seus textos em voz alta ou de os ouvir lidos por outras pessoas. Os alunos do secundário aderiram com entusiamo e sensibilidade poética.

Feira do livro

Como vem sendo habitual, os alunos do Externato foram à Feira do Livro no dia 4 de junho. O processo desenrolou-se como habitualmente, ou seja, os professores deram prioridade aos vencedores de concursos, tendo em conta os habituais critérios de seleção, como privilegiar alunos que nunca tenham ido.