Técnico de Apoio à Gestão

Gestão.mp4

Jovens com o 9º ano completo

Idade não superior a 19 anos (à data de início do ano letivo)

Curso Gratuito com atribuição de subsídios no âmbito do POCH

Portaria n.º 159/2019 de 23 de maio

Horário laboral

Dupla Certificação

Académica (12º ano) e Profissional de nível IV

com Acesso ao Ensino Superior e/ou Mercado de Trabalho

Objetivos do Curso

• Assegurar a aplicação dos procedimentos técnico-administrativos necessários à elaboração, aplicação e atualização, dos instrumentos gerais de gestão, na empresa ou serviço público.

Perfil de Saída

Os profissionais asseguraram a aplicação dos procedimentos técnicos administrativos necessários à elaboração, aplicação e atualização, dos instrumentos gerais de gestão, na empresa ou serviço público. O profissional Técnico de Apoio à Gestão tem a possibilidade de trabalhar em todos os departamentos empresariais, nomeadamente, Comercial, Marketing, Recursos Humanos, Financeiro, Compras, Qualidade, entre outros. Parte do sucesso de uma empresa deve-se, sem dúvida, aos processos de gestão que visam a organização de rotinas, a definição de objetivos e metas, o planeamento, a definição das estratégias, a redução dos gastos, o controlo da qualidade do produto/serviço e a prestação de contas em relação às metas traçadas. Um gestor só poderá liderar e desempenhar funções tão exigentes, apoiado por uma equipa de profissionais/técnicos dotados de soft skills, mas, também, de hard skills, com os conhecimentos necessários para utilizar eficazmente ferramentas de apoio à gestão, como também para contribuir para a obtenção de elevados resultados financeiros e não financeiros.

Perfil Profissional

No final dos três anos de formação, os técnicos diplomados possuem competências para:

• Receber, verificar, registar e arquivar documentação;

• Elaborar e expedir documentação;

• Colaborar no apoio à administração/direcção;

• Aplicar a legislação laboral;

• Colaborar no cumprimento das regras de saúde, higiene e segurança no trabalho;

• Processar salários;

• Colaborar nos planos de formação de recursos humanos;

• Colaborar com o departamento de compras;

• Gerir stocks;

• Analisar e verificar previsões de produção;

• Colaborar no controlo de qualidade e ambiental;

• Elaborar estudos de mercado;

• Gerir carteiras de clientes;

• Colaborar na realização de campanhas publicitárias.

Atividades Principais

• Recolher, selecionar e preparar a informação contabilística e financeira, para posterior análise e cumprimento das obrigações da gestão.

• Colaborar na identificação das necessidades de aprovisionamento e na escolha de equipamentos e materiais necessários ao desenvolvimento da atividade da empresa ou serviço público.

• Colaborar no desenvolvimento da política de marketing.

• Colaborar na organização e controlo dos procedimentos definidos para a aplicação e a manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade.

• Executar e/ou assegurar a execução de tarefas administrativas de apoio à gestão de recursos humanos.

Saídas Profissionais

O profissional Técnico de Apoio à Gestão tem a possibilidade de trabalhar em todos os departamentos das empresas, organismos públicos e organismos da economia social.

Assim, poderá exercer uma profissão em todo o tipo de Empresas/Instituições, mas também na Administração Pública e em particular em Gabinetes de Contabilidade e Fiscalidade.

Parte do sucesso de qualquer organização deve-se, aos processos de gestão. Um gestor só poderá liderar e desempenhar as suas exigentes funções se for apoiado por uma equipa de profissionais/técnicos dotados de competências e com os conhecimentos necessários para utilizar eficazmente ferramentas de apoio à gestão. Assim as saídas profissionais de um profissional técnico de apoio à gestão poderão ser:

• Desenvolver uma atividade no domínio da assessoria à Direção (Técnico administrativo Técnico de secretariado);

• Técnico do departamento Comercial;

• Técnico do departamento de Marketing;

• Técnico de assessoria e de apoio à Comunicação;

• Técnico do departamento de Recursos Humanos;

• Técnico do departamento de Compras e Aprovisionamento (stocks);

• Técnico do departamento da Qualidade;

• Técnico do departamento Financeiro de qualquer unidade económica/serviços;

• Técnico de Apoio à Logística;

• Técnico de apoia em Organizações Financeiras e em Seguradoras;

• E noutras atividades ligadas à gestão, administração e organização de reuniões, assembleias, eventos, protocolos, visitas, participação em feiras, isto é, em assessoria de relações públicas.

A Equipa Técnica

António Timóteo

Licenciatura em Economia

Membro da Ordem dos Economistas