Departamento de Ciências Experimentais e Informáticas

O Departamento de Ciências Experimentais do Externato de Penafirme tem como objetivo promover o desenvolvimento da cultura científica no seio da comunidade educativa.

É nosso propósito educar os alunos nas artes de observar, compreender e explorar os fenómenos naturais, com vista à melhoria das condições de vida das sociedades, sem nunca deixar de os admirar e respeitar.

Pretende-se também que os alunos compreendam que a ciência constrói-se desde que o homem se conhece e que a evolução deste, está fortemente ligada às tecnologias que vão surgindo, e ao uso, bom ou mau que delas se faz. Este reconhecimento é também fundamental, para que os nossos alunos cresçam cidadãos responsáveis, atentos, com capacidade de discernir o que melhor serve o futuro da humanidade e deste lugar comum que é o planeta Terra.

Atividades:

Aprender, Experimentar… Salvar!

Entre os dias 17 e 20 de maio, decorreu no Auditório A, uma ação de sensibilização, promovida pelos alunos do curso de Técnico Auxiliar de Saúde da Escola Profissional de Penafirme, aos alunos do 9ºano, sobre procedimentos de socorro.

Nesta atividade, os alunos do ensino secundário partilharam conhecimentos adquiridos no seu curso, relativamente a algumas técnicas a adotar em situação de emergência, como o Suporte Básico de Vida, a Posição Lateral de Segurança e a Obstrução da Via Aérea. Tendo em conta que estes conteúdos fazem parte do programa da disciplina de Ciências Naturais do 9ºano, esta iniciativa revelou-se muito pertinente e enriquecedora, já que permitiu aos alunos uma aula diferente, aliando a componente teórica à prática, numa interessante partilha de saberes entre alunos.

Projeto “Conhecer para preservar: ouriço-do-mar”

Atividade 2: Laboratório de investigação – 19 de maio de 2021

No âmbito do projeto “Conhecer para preservar: ouriço-do-mar” em que o Externato de Penafirme é parceiro do Município de Torres Vedras, decorreu no dia 19 de maio a segunda atividade do Projeto, Laboratório de Investigação.

Esta atividade, programada para ser uma visita de estudo aos laboratórios da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, teve, devido às restrições, de ser dividida em duas partes: neste dia teve lugar uma palestra on-line e, no início do próximo ano letivo, se houver condições para isso, ocorrerá a visita de estudo.

Assim as turmas reuniram-se no Auditório A da escola e no dia das “Escolas Azuis”, tiveram a oportunidade de ouvirem investigadores da área do mar. Nesta Palestra tiveram presentes os Professores José Lino Costa e Romana Santos, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, bem como Inês Ventura, Francesco Maresca e Natacha Nogueira. Estes investigadores, embora em fases diferentes das suas carreiras, todos trabalham com o ouriço-do-mar e falaram aos alunos de Biologia e Geologia do 11º CT1 e 11º CT2 sobre os seus percursos académicos e sobre as suas investigações científicas.

Agradecemos a disponibilidade dos Professores e dos Investigadores da FCUL, bem como ao Município de Torres Vedras.


Fomos ao Jardim Zoológico de Lisboa

No dia 29 de abril, 30 alunos do 8º ano do Externato de Penafirme participaram numa visita de estudo ao Jardim Zoológico de Lisboa. Jardim porque, como nos foi explicado pelo guia, procura conciliar a Botânica com a Zoologia e, para além de uma montra de animais, mostrar as relações entre os vários grupos de seres vivos. O Jardim Zoológico de Lisboa tem como pilares de atuação Preservar, Educar e Investigar.

Cumprindo as regras da DGS, os alunos realizaram um percurso guiado dentro do Jardim, onde lhes foram apresentadas diferentes espécies e discutidas as possíveis interações entre elas, assim como as suas adaptações às condições ambientais dos seus habitats naturais. Após a visita planeada os alunos visitaram livremente outras áreas do recinto a pé e de teleférico.

A IMPORTÂNCIA DO OCEANO, O OURIÇO-DO-MAR

21 de abril de 2021 | quarta | 14h00 às 17h30

DEBATE/SEMINÁRIO

Local: Plataforma online Zoom

O Projeto "Conhecer para Preservar I Ouriço-do-MAR" enquadra-se no programa Crescimento Azul e pretende contribuir para aumentar os níveis de literacia do Oceano nas escolas e na sociedade em geral, concorrendo para o reforço do programa de Educação, Formação e Cooperação nas áreas marinhas e marítima.

A Conferência "A importância do Oceano, o Ouriço-do-mar" pretende informar sobre a importância da biodiversidade das zonas costeiras e para a utilização dos seus recursos, nomeadamente o Ouriço-do-mar.

Programa

14h00

Receção dos praticantes

14h15

Abertura de conferência - Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras

Moderadora: Rita Ramos, Câmara Municipal de Torres Vedras

Painel I

14h30 às 15h15

  • Apresentação do projeto Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR
    Joana Rodrigues e Madalena Gomes - Município de Torres Vedras

  • Literacia do oceano para miúdos e graúdos – O papel da Escola Azul
    Fernanda Silva, Direção-Geral de Política do Mar

  • Externato de Penafirme – Um ano de experiência Escola Azul
    Carla Teles – Externato de Penafirme

Intervalo (15h15 às 15h30)

Painel II

15h30 às 16h15

  • A nova economia dos oceanos, o crescimento azul e as profissões azuis
    José Guerreiro – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

  • Pedagogia poética e escritas do mar
    José António Gomes – Flagrantetítulo, Associação cultural

  • Bio e Geodiversidade do Litoral Torriense
    Carla Teles e João Paulo Santos – Externato de Penafirme

Intervalo (16h15 às 16h30)






Painel III

16h30 às 17h15

  • Pressões antrópicas na zona costeira: principais impactos e sua minimização
    José Lino da Costa, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

  • Biologia e ecologia do ouriço-do-mar
    David Jacinto, Universidade de Évora

  • Áreas Marinhas Protegidas: proteção ou ilusão?
    Bernardo Quintella, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa/Universidade de Évora

17h15

Momento de discussão

17h30

Encerramento

Info: 261 314 163 | 918 773 342 | cea@cm-tvedras.pt

Inscrições: https://forms.gle/cB2cAPZC7BiBcdYR6 (até 19 de abril)

QUÍMICA EM CASA - couve roxa.pdf

Olimpíadas da Física e da Química

Porque o pensamento é uma atividade que não pode ser confinada e os alunos não dispensam um bom desafio, as provas das olimpíadas continuam a decorrer. Assim, mesmo em período de interrupção letiva, realizou-se a prova interna de seleção dos alunos para as Olimpíadas da Química + e, já em regime não presencial, realizou-se também a prova interna de seleção dos alunos para as Olimpíadas da Física Escalão B. Foi grande a adesão dos alunos, tendo sido selecionados os seguintes elementos para representar o Externato nas provas regionais.


OLIMPÍADAS DA QUÍMICA +

Prova Regional prevista para dia 21 de Abril

Alunos Selecionados (da esquerda para a direita): Samuel Gomes (10º CT/AV), Carolina Antunes (11º CT1) e Pedro Silvestre (11º CT2)


OLIMPÍADAS DA FÍSICA – ESCALÃO B,

Prova Regional prevista para dia 10 de Abril

Alunos Selecionados (da esquerda para a direita): Pedro Silvestre (11º CT2); Ji Zhu (11ºCT1) e Liliana Chen (11ºCT1)


Notícias