Equipas Educativas

No Externato de Penafirme o Diretor de Turma é o elo de ligação, por excelência, entre os principais intervenientes no processo educativo – família e escola, tendo sempre como horizonte o bem de cada aluno.

Compete-lhe orientar, enquanto primeiro responsável, todo o processo educativo, pedagógico e disciplinar da sua turma; promovendo ações que facilitem a integração correta dos alunos na vida escolar e criando condições para a existência de um diálogo permanente com os alunos, os pais/encarregados de educação, os professores e outros educadores. Nesta prioridade se inserem as reuniões de pais e as entrevistas com os pais, bem como as mensagens do Traço de União entre Educadores, profundamente desejada pela Escola para que possa concretizar o que lhe cabe na educação de cada aluno.

Nesta escola, cada Diretor de Turma desempenha o seu cargo não a título individual, mas como membro de uma Equipa Educativa. Isto exige a consciência constante de que pertence a uma equipa de educadores. Quem é membro de uma Equipa Educativa tem sempre presente que, perante alunos e seus pais, não se representa a si mesmo, mas que é representante desta escola concreta, com este projeto educativo concreto, que tem como meta e horizonte um perfil de aluno com especificidades que estão para além das suas perspetivas ou opiniões pessoais.