Identidade

As aulas no Externato de Penafirme começaram a 3 de novembro de 1975.

Corolário de um caminho longo, feito de dúvidas, desejos, debates, negociações, receios, nervosismo, coragem e entrega, muita entrega, esse dia foi, também, o primeiro de uma segunda etapa da Escola: o tempo em que temos alunos, temos mestres e temos futuro a construir. 

Com mais de quatro décadas de existência, tão variada quanto cada um dos seus mais de dez mil alunos e os tempos que lhe foram dados viver, somos hoje uma Escola viva, palco do milagre do amadurecimento das gerações. Continuamos a perceber-nos permanentemente convocados a ajudar crianças e jovens a alcançarem a estatura de Cristo, Homem pleno. Recebemos nas nossas mãos frágeis a tarefa começada por outros e não queremos desperdiçar o tesouro de sabedoria, pacientemente tecida e valorosamente defendida durante tantos anos. 

A todos os fundadores e continuadores, a todos os alunos de todos os anos, a todas as famílias que confiaram os filhos ao Externato de Penafirme, a todos os amigos e vizinhos que nos estimam, a todos os que nos vão procurar e nos pedirão que sejamos a sua Escola: somos o Externato de Penafirme!


Padre Carlos Silva