Departamento de Ciências Experimentais e Informáticas

O Departamento de Ciências Experimentais do Externato de Penafirme tem como objetivo promover o desenvolvimento da cultura científica no seio da comunidade educativa.

É nosso propósito educar os alunos nas artes de observar, compreender e explorar os fenómenos naturais, com vista à melhoria das condições de vida das sociedades, sem nunca deixar de os admirar e respeitar.

Pretende-se também que os alunos compreendam que a ciência constrói-se desde que o homem se conhece e que a evolução deste, está fortemente ligada às tecnologias que vão surgindo, e ao uso, bom ou mau que delas se faz. Este reconhecimento é também fundamental, para que os nossos alunos cresçam cidadãos responsáveis, atentos, com capacidade de discernir o que melhor serve o futuro da humanidade e deste lugar comum que é o planeta Terra.

Atividades:

Alunos do Externato de Penafirme ganham prémio no Concurso Jovens Cientistas da Fundação da Juventude 

O trabalho “Inventariação e comparação da flora das Matas de Penafirme e Varatojo” realizado no ano passado pelos alunos Beatriz Santos, Beatriz Paulo e Afonso Silva e que resultou na colocação de Placas identificativas na Mata e no Jardim do Externato de Penafirme, foi proposto ao Concurso de Jovens Cientistas, da Fundação da Juventude e foi selecionado para a final do Concurso. Desta forma os alunos estiveram presentes na 15ª Mostra Nacional de Ciência, com um stand virtual, nos dias 23 e 24 de novembro. Foi elaborado um pequeno filme que pode ser visto em: 

https://www.youtube.com/watch?v=ovU2p8dNqPQ

A cerimónia de Entrega de Prémios ocorreu no final da tarde do dia 24 e estes alunos foram agraciados com o Prémio Especial Lipor. É um prémio monetário, patrocinado por uma empresa, mas que reconhece a excelência do trabalho desenvolvido. A cerimónia pode ser vista em:

 https://www.facebook.com/fundacaojuventude/videos/609315807060349

Agradecemos a todas as pessoas envolvidas, nomeadamente ao Frei Hermínio Araújo do Convento de Santo António do Varatojo, aos alunos das turmas 11º CT e 11º CT CS que participaram no projeto e aos professores envolvidos no projeto 3600. Realçamos ainda o apoio incondicional do Eng. David Santos (ex-aluno e pertencente à Vaklouro), a quem agradecemos a disponibilidade para nos ajudar em vários momentos deste processo.

Parabéns ao Afonso Silva, à Beatriz Paulo e à Beatriz Santos pelo prémio conquistado!

Desejamos as maiores felicidades nos seus percursos, agora no ensino superior.

Alunos do 12º ano visitam a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa 

No âmbito do Projeto “Conhecer para preservar – ouriço-do-mar”, em que o Externato de Penafirme é parceiro do Município de Torres Vedras, 30 alunos do 12º ano, das turmas 12º CT1 e 12º CT2, tiveram a oportunidade de visitar a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no passado dia 19 de outubro. Aqui foram recebidos pelos professores José Lino Costa, Maria João Correia e Romana Santos que lhes mostraram o Centro MARE. No Laboratório da Professora Romana observaram ouriços-do-mar e a sua reprodução e foi-lhes explicado alguns projetos de investigação que estão em curso com o ouriço. Este pequeno animal que existe nas rochas da zona entre marés, não só tem a sua importância ecológica e gastronómica como pode ainda dar o seu contributo para a biomedicina, arquitetura e na engenharia dos materiais. Esta visita de estudo foi ainda uma excelente oportunidade para conhecer e sentir o ambiente universitário e de voltar a sair e a fazer visitas presenciais.

Participação do Externato de Penafirme no II Seminário Educação STEM para alunos

No dia 26 de junho, mesmo a terminar o ano letivo 20/21 seis alunos do 7.º ano participaram no II Seminário Educação STEM para alunos. Este seminário foi organizado pelo grupo de investigação do Projeto GoSTEM do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O objetivo deste seminário foi divulgar e discutir atividades desenvolvidas pelos alunos no âmbito deste projeto.

A sessão decorreu online. Numa primeira parte houve uma palestra proferida pelo Professor Rui Agostinho, “Viagem a Marte”. Na segunda parte em sessões paralelas foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 7.º ao 12.º ano de várias escolas do distrito de Lisboa.

Os nossos alunos de 7.º ano, foram representados neste seminário por dois grupos, um do 7.ºD: Lara Prazeres, Carlos Costa, Marta Rodrigues e outro do 7.º I: Catarina Durão, Diogo Botelho e Liviu Prosnetchi. Os alunos estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido na construção de “Balanças Inovadoras” e pela sua apresentação neste seminário.


O que mede a Balança?

 

Apesar de no dia-a-dia massa e peso parecerem a mesma grandeza, não são. Massa é a quantidade de matéria que constitui um corpo e é medida em quilogramas (kg) e peso é a força que a Terra exerce sobre o corpo, atraindo-o para o seu centro, e a unidade de medida é o Newton (N). Sendo o peso uma força, é medido com um dinamómetro e a massa é medida com uma balança. Daí o nosso espanto. Afinal a balança tem um dinamómetro?! Afinal mede peso e não massa?!

Todos nós, quando usamos uma balança, dizemos: eu peso ”x” quilogramas, mas, deveríamos dizer eu peso “X” Newtons. Na realidade a escala da balança está em quilogramas, ou seja, está em unidades de massa, por isso a balança dá-nos o valor da nossa massa e não do nosso peso. Mas se tem um dinamómetro está a medir o nosso peso e não a nossa massa, certo? Que confusão!!!

Então vamos explicar: quando nos vamos pesar e aparece na balança “X” quilogramas, é realmente o valor da nossa massa, mas o fabricante calibrou a escala de Newtons para quilogramas; o dinamómetro no interior da balança mede a força de atração que a Terra exerce no nosso corpo, em que a unidade é Newton, mas como na Terra 1kg corresponde aproximadamente a 10N, o fabricante faz a conversão criando uma escala em quilogramas. Assim, por exemplo, se a balança marcar 50 quilogramas, significa que a massa é 50 kg e o peso é 500 N.

Já numa balança com pratos, o assunto é diferente, pois aí, conseguimos ver a quantidade de massa do corpo por comparação com massas de referência. Este tipo de balança é que realmente mede massa.

 

7.º ano FQ

 


Aprender, Experimentar… Salvar!

Entre os dias 17 e 20 de maio, decorreu no Auditório A, uma ação de sensibilização, promovida pelos alunos do curso de Técnico Auxiliar de Saúde da Escola Profissional de Penafirme, aos alunos do 9ºano, sobre procedimentos de socorro.

Nesta atividade, os alunos do ensino secundário partilharam conhecimentos adquiridos no seu curso, relativamente a algumas técnicas a adotar em situação de emergência, como o Suporte Básico de Vida, a Posição Lateral de Segurança e a Obstrução da Via Aérea. Tendo em conta que estes conteúdos fazem parte do programa da disciplina de Ciências Naturais do 9ºano, esta iniciativa revelou-se muito pertinente e enriquecedora, já que permitiu aos alunos uma aula diferente, aliando a componente teórica à prática, numa interessante partilha de saberes entre alunos.

Projeto “Conhecer para preservar: ouriço-do-mar”

Atividade 2: Laboratório de investigação – 19 de maio de 2021

No âmbito do projeto “Conhecer para preservar: ouriço-do-mar” em que o Externato de Penafirme é parceiro do Município de Torres Vedras, decorreu no dia 19 de maio a segunda atividade do Projeto, Laboratório de Investigação.

Esta atividade, programada para ser uma visita de estudo aos laboratórios da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, teve, devido às restrições, de ser dividida em duas partes: neste dia teve lugar uma palestra on-line e, no início do próximo ano letivo, se houver condições para isso, ocorrerá a visita de estudo.

Assim as turmas reuniram-se no Auditório A da escola e no dia das “Escolas Azuis”, tiveram a oportunidade de ouvirem investigadores da área do mar. Nesta Palestra tiveram presentes os Professores José Lino Costa e Romana Santos, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, bem como Inês Ventura, Francesco Maresca e Natacha Nogueira. Estes investigadores, embora em fases diferentes das suas carreiras, todos trabalham com o ouriço-do-mar e falaram aos alunos de Biologia e Geologia do 11º CT1 e 11º CT2 sobre os seus percursos académicos e sobre as suas investigações científicas.

Agradecemos a disponibilidade dos Professores e dos Investigadores da FCUL, bem como ao Município de Torres Vedras.


Fomos ao Jardim Zoológico de Lisboa

No dia 29 de abril, 30 alunos do 8º ano do Externato de Penafirme participaram numa visita de estudo ao Jardim Zoológico de Lisboa. Jardim porque, como nos foi explicado pelo guia, procura conciliar a Botânica com a Zoologia e, para além de uma montra de animais, mostrar as relações entre os vários grupos de seres vivos. O Jardim Zoológico de Lisboa tem como pilares de atuação Preservar, Educar e Investigar.

Cumprindo as regras da DGS, os alunos realizaram um percurso guiado dentro do Jardim, onde lhes foram apresentadas diferentes espécies e discutidas as possíveis interações entre elas, assim como as suas adaptações às condições ambientais dos seus habitats naturais. Após a visita planeada os alunos visitaram livremente outras áreas do recinto a pé e de teleférico.

A IMPORTÂNCIA DO OCEANO, O OURIÇO-DO-MAR

21 de abril de 2021 | quarta | 14h00 às 17h30

DEBATE/SEMINÁRIO 

Local: Plataforma online Zoom

O Projeto "Conhecer para Preservar I Ouriço-do-MAR" enquadra-se no programa Crescimento Azul e pretende contribuir para aumentar os níveis de literacia do Oceano nas escolas e na sociedade em geral, concorrendo para o reforço do programa de Educação, Formação e Cooperação nas áreas marinhas e marítima.

A Conferência "A importância do Oceano, o Ouriço-do-mar" pretende informar sobre a importância da biodiversidade das zonas costeiras e para a utilização dos seus recursos, nomeadamente o Ouriço-do-mar.

Programa

14h00

Receção dos praticantes

14h15

Abertura de conferência - Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras

Moderadora: Rita Ramos, Câmara Municipal de Torres Vedras

Painel I

14h30 às 15h15

Intervalo (15h15 às 15h30)

Painel II

15h30 às 16h15

Intervalo (16h15 às 16h30)






Painel III

16h30 às 17h15

17h15

Momento de discussão

17h30

Encerramento

 

Info: 261 314 163 | 918 773 342 | cea@cm-tvedras.pt

Inscrições: https://forms.gle/cB2cAPZC7BiBcdYR6 (até 19 de abril)

Olimpíadas da Física e da Química

Porque o pensamento é uma atividade que não pode ser confinada e os alunos não dispensam um bom desafio, as provas das olimpíadas continuam a decorrer. Assim, mesmo em período de interrupção letiva, realizou-se a prova interna de seleção dos alunos para as Olimpíadas da Química + e, já em regime não presencial, realizou-se também a prova interna de seleção dos alunos para as Olimpíadas da Física Escalão B. Foi grande a adesão dos alunos, tendo sido selecionados os seguintes elementos para representar o Externato nas provas regionais.


OLIMPÍADAS DA QUÍMICA +

Prova Regional prevista para dia 21 de Abril

Alunos Selecionados (da esquerda para a direita): Samuel Gomes (10º CT/AV), Carolina Antunes (11º CT1) e Pedro Silvestre (11º CT2)

OLIMPÍADAS DA FÍSICA – ESCALÃO B,

Prova Regional prevista para dia 10 de Abril

Alunos Selecionados (da esquerda para a direita): Pedro Silvestre (11º CT2); Ji Zhu (11ºCT1) e Liliana Chen (11ºCT1)