Departamento de Educação Inclusiva e Psicologia

O Departamento de Educação Inclusiva e Psicologia tem como centro fulcral da sua ação o cuidado com cada aluno, especialmente com aquele que se encontra, temporária ou permanentemente, mais fragilizado e vulnerável. Integram-no psicólogos, docentes da educação especial e de educação social, cuja atividade se desenvolve no âmbito do Centro de Apoio à Aprendizagem.


Síntese de âmbitos de trabalho em 2022/2023

Avaliação e acompanhamento psicológico de alunos

Projeto de Mentoria - alunos do ciclo são semanalmente acompanhados de forma voluntária e individual por alunos do 12.º ano, supervisionados pelo Departamento.

Projeto “Smile”  junto de alguns alunos do 3.º ciclo, procurando promover a sua saúde mental e bem estar, bem como prevenir comportamentos da esfera suicidária.

Projeto “Desafios” junto de alunos dos vários níveis de escolaridade, procurando fomentar a sua inclusão educativa e social e desenvolver competências de cariz funcional, potencializando competências práticas e inteligências múltiplas.

Orientação escolar e profissional junto de alunos do 9.º ano e ensino secundário

Apoios especializados dentro de sala de aula, junto de alunos abrangidos por diferentes níveis de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão (DL 54/2018), em articulação direta com os docentes titulares, reforçando e/ou adaptando o trabalho em desenvolvimento com a turma.

Apoios especializados em pequeno grupo ou individualmente – apoios tutoriais, junto de alunos abrangidos por medidas seletivas e/ou adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão (DL 54/2018), em articulação com o conselho de turma, desenvolvendo competências específicas, de acordo com as características de cada aluno.

Saídas de Socialização e “Feirinhas”, junto de alunos com medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão (DL 54/2018) e/ou de alunos do Projeto “Desafios”, para dar significado às atividades desenvolvidas e potencializar a autonomia para a vida ativa futura. 

Projeto de Intervenção na Dislexia, uma parceria entre psicólogos e docentes de Educação Especial para intervenção junto de alunos de 2.º Ciclo, para identificação de fragilidades específicas dentro da Dislexia e desenvolvimento competências de leitura e escrita transversais ao currículo.

Formação junto de pais e profissionais

Atividades:



Mentoria

Este é o grupo de alunos que respondeu afirmativamente ao convite para integrar o Programa de Mentoria. 

E o que é a "Mentoria"? 

É um Programa de ajuda entre pares que promove competências académicas e de relacionamento interpessoal, em que alunos 12º ano apoiam semanalmente, de forma voluntária, alunos do 2 º c i c l o ( 5º, 6º) e 7º ano.

A Mentoria do 2º ciclo é dinamizada pelo Gabinete de Psicologia.

As Mentorias do 7º ano são coordenadas pela profª Ana Carla Miranda (Equipa Educativa do 7º ano).

As Mentorias terão a estreita colaboração das equipas educativas dos alunos envolvidos (5º, 6º, 7º e 12º ano).

Em breve estes mentores irão iniciar o seu trabalho. 

Boa sorte a todos!

Projeto de Mentoria, em tempos de pandemia

No início do ano letivo 2020/2021, os alunos do 12ºano foram convidados a participar no projeto de Mentoria, algo desconhecido para a maioria, mas que à medida que foi sendo explicado se tornou um assunto de interesse para muitos. Foi com grande surpresa que o gabinete de psicologia olhou para o número de inscrições no projeto num ano com apenas 3 turmas e com uma pandemia a decorrer. E assim, com muitos alunos inscritos e com um ano difícil pela frente, iniciou-se este projeto fantástico mais uma vez.

As primeiras sessões foram realizadas presencialmente, pois a situação assim o permitia, mas claro que com as devidas restrições, máscara, distanciamento e o fiel desinfetante a acompanhar. Contudo, com o passar do tempo, fomos capazes de criar relações mais próximas com os nossos mentorandos e estabelecer bases de confiança essenciais num projeto como este. O maior desafio inicial foi a comunicação, porque éramos estranhos a falar com alunos 6 ou 7 anos mais novos que nós e, assim sendo, era para eles intimidante falar connosco. Mas à terceira, quarta, quinta sessão, já as duas partes se sentiam mais à vontade para conversar; eles para colocarem as suas dúvidas de matemática e nós para as esclarecermos. Foi muito interessante ver os progressos que iam fazendo nas diversas áreas onde tinham dificuldades, pois para nós eram também pequenas vitórias. Com esses progressos vinha a certeza de que estávamos a fazer a diferença na vida do nosso mentorando.

Mas, de repente…surgiu outro desafio…voltámos às nossas casas, voltámos à escola online, ao nosso exercício em casa, às nossas rotinas de confinamento e agora? E a mentoria? Ora continua online, é claro. E assim foi para quem teve as condições de o fazer e decidiu aceitar o desafio! Com uma relação de confiança estabelecida previamente, agora seria mais fácil, os problemas eram outros. Como é que agora se esclarecem dúvidas sem um papel onde escrever? E a comunicação mudará alguma coisa? Em relação à primeira pergunta, a resposta passou por procurar outros meios, como as fotografias, PowerPoints disponíveis online e até meramente através de uma conversa, pedindo ao mentorando para explicar parte da matéria e acrescentando o que falta. 


Perante a segunda pergunta, a única resposta possível é: “sim, claro que a comunicação vai mudar”;, no entanto, é possível fazer algumas adaptações para que tudo continue a funcionar. É essencial que haja interação entre as duas partes e isso pode passar por fazer questões ao mentorando, de modo a que este interaja connosco. Já fizemos tantas adaptações a este modo de vida com as nossas disciplinas normais, que fazer esse esforço para a mentoria não é pedir muito, principalmente sabendo que estamos a ajudar alguém no processo.

De forma geral, o projeto da mentoria tem sido muito enriquecedor e os desafios que com ele surgem têm possibilitado o crescimento da relação mentor-mentorando em sentidos diferentes. Sempre com ajuda do gabinete de psicologia e de cada psicóloga que nos acompanha, esperamos poder continuar o projeto, de uma forma ou de outra, até ao final deste ano letivo e proporcionar aos mentorandos alguns conselhos e conhecimentos valorosos que fiquem com eles ao longo do seu percurso académico e da sua vida.

 

Beatriz Paulo e Lúcia Quintino, 12ºCT 

Conversas com Futuro

Decorreu no dia 6 de março, sábado, o evento organizado pelo Gabinete de Psicologia, onde se 

pretendeu criar um ambiente descontraído de conversa entre atuais alunos e 

antigos alunos, sobre o Ensino Superior. Neste dia estiveram mais de 60 

oradores dispostos a falar com os mais de 450 participantes sobre mais de 50 cursos.

Foi um sábado muito diferente, pleno de informação e com uma excelente participação, em número e qualidade, de todos.


Projeto de Mentoria 2020/2021

No passado dia 12 de novembro, alguns alunos do 12ºano dos cursos científico humanísticos reuniram-se no auditório A com o gabinete de psicologia para iniciarem a sua nova aventura; o projeto de mentoria 2020/2021 antigo projeto de tutoria.

Durante a tarde os novos mentores apresentaram-se e partilharam aos seus interesses.

De seguida, receberem formação sobre a função que daqui para a frente irão desempenhar, assim, perguntas como: o que fazer?; a quem recorrer no caso de dúvida?; como ajudar?, foram as mais ouvidas e desde logo respondidas pelas psicólogas da nossa escola.

Considero que esta sessão foi muito importante para ambas as partes, mas em especial para os alunos que desta forma se sentiram apoiados, motivados e empenhados para a atividade.

De salientar ainda que este ano o número de alunos inscritos foi muito superior aos anos anteriores o que contribuiu para que o primeiro contacto com o projeto fosse muito mais enriquecedor e que certamente irá proporcionar uma experiência incrível que irá superar as melhores expectativas.

É através de projetos como este que o externato proporciona aos alunos que contribuem de forma decisiva no desenvolvimento das suas capacidades estimulando, o autoconhecimento pois trabalha o lado pessoal e cívico dos alunos o que faz com que seja realmente importante participarmos.

(Márcia Dias 12ºCTCS )

Orientação@distância 

Em tempos de confinamento foi possível pôr em marcha um projeto que visou o apoio aos alunos do 9º ano no âmbito da orientação escolar.

Reunido o consenso de que era muito pertinente e urgente ajudar todos os alunos, a direção tomou a iniciativa de reunir todos os intervenientes: Gabinete de Psicologia, Equipa Educativa de Secundário (Cursos Científico-Humanísticos), Equipa Educativa de 9º ano e Equipa Educativa dos Cursos Profissionais.

Foi possível, com muita organização e com o esforço de todos os elementos das equipas envolvidas, desenvolver uma série de atividades a que chamámos de Semana de Orientação@distancia.

Esta foi uma semana cheia de atividades:

A semana começou com uma visita virtual às instalações dos cursos profissionais. Os alunos tiveram assim a oportunidade de conhecer os espaços que a escola dispõe para as disciplinas técnicas de cada curso (cozinha, pastelaria, restaurante pedagógico, sala de saúde, oficinas, laboratório de gestão, instalações de paineis fotovoltaicos, tudo foi "visitado por cada um dos alunos).

De seguida tivemos uma conferencia com alunos finalistas de cada curso Científico-humanístico - Beatriz Soares 12º CS, Tiago Valente 12º CT, Beatriz Colares 12º LH-  e de alguns cursos profissionais - Tiago Loureiro 12º TISS, Jessica Martins 12º TRC, Leila Batista 12º TG.

Contámos ainda com a presença do David Santos, licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de belas Artes de Lisboa, que representou o cursos de Artes Visuais.

Uma outra atividade foi o esclarecimento, em cada uma das turmas, por elementos das equipas educativas acerca dos vários cursos.

Todos os alunos tiveram assim oportunidade de conhecer os vários cursos, esclarecer as suas questões e reunir informações para uma tomada de decisão mais realista. responsável e consciente.

É de assinalar que contámos também com a preciosa ajuda da Associação de Estudantes, tanto na participação nos eventos como na divulgação do programa nas suas redes sociais.

A todos desejamos uma boa continuação do percurso escolar!

Carla Duarte, psicóloga