Encontro online “Eu Sou Embaixador do Oceano”
Realizou-se a 24 de março de 2025 – Dia Nacional do Estudante – o Encontro Online “Eu Sou Embaixador do Oceano”. Nesta sessão online, os Alunos Embaixadores de toda a rede de “Escolas-azuis” tiveram um momento de partilha de experiências e debate.
Os nossos alunos embaixadores, Natália Takata e Andrei Caminschi, do 8º H participaram na reunião, tendo assistido primeiro a comunicações de embaixadores de outras escolas que partilharam algumas experiências já realizadas ou a realizar, no âmbito da “Escola Azul” e, de seguida, assistiram a um debate entre alunos embaixadores sobre o tema das Alterações Climáticas.
Apesar de não terem tido nenhuma intervenção direta porque, para esta sessão, só foram ouvidas algumas escolas que se candidataram previamente (a rede inclui mais de 400 escolas-azuis neste momento), os nossos embaixadores tomaram conhecimento das múltiplas atividades e destacaram algumas:
“A atividade de construção de uma escultura de um cavalo marinho chamou a nossa atenção por termos feito algo parecido na nossa escola com tampas de garrafas, a atividade laboratorial sobre parasitas em bivalves pareceu muito interessante e diferente, e a monitorização das águas de rios em relação com o seu grau de poluição também nos despertou a curiosidade por ser um assunto tão importante.”
A partilha de experiências entre alunos embaixadores do programa “Escola-Azul” concretiza a ideia de rede e de interajuda nesta problemática do oceano, tão importante para o nosso país e para a humanidade. É da união que nasce a força e é do diálogo e da troca de ideias que saem as soluções.
Explorar e Proteger os Oceanos!
No dia 14 de fevereiro, cinco alunos do 9ºF e os dois embaixadores da Escola Azul do 8º ano do Externato de Penafirme participaram na Saída de Campo à Praia Azul, no âmbito do projeto “Explorar e Proteger os Oceanos!”.
Os nossos alunos tiveram a oportunidade de dinamizar uma atividade sobre a biodiversidade das poças de maré, em cooperação com 31 alunos do 9º ano da Escola São Gonçalo para as turmas do 3º e 4º ano das escolas EB1 Carvoeira e EB Dois Portos.
Este projeto foi dinamizado pela professora Ângela Tomás da Escola São Gonçalo, que teve a simpatia de nos convidar para participarmos. Durante a manhã, foi possível unir várias escolas do nosso concelho, com o grande objetivo de conhecer melhor os oceanos e sensibilizar para a sua preservação!
Nomeação dos novos Embaixadores "Escola Azul" do Externato de Penafirme
O Externato de Penafirme integra o Programa educativo “Escola Azul” desde janeiro de 2020. Em cada ano temos 2 alunos embaixadores da “Escola Azul”. Este ano terminaram funções a Matilde Gomes e o Dinis Pereira, agora no 9º ano, e foram nomeados a Natália Takata e o Andrei Caminschi, ambos do 8º H.
Agradecemos o bom trabalho realizado pela Matilde e pelo Dinis e desejamos um bom mandato aos novos embaixadores Natália e Andrei.
Que uns e outros tenham sempre o mar como horizonte nas suas vidas!
Alunas do Externato de Penafirme representam Portugal na “Expo-Science International”, no Luxemburgo.
Na sequência do prémio ganho em junho passado, na Mostra Nacional da Ciência, no Porto, as ex-alunas Inês Cruz e Inês Morais (agora alunas universitárias) participaram e representaram Portugal na Feira Internacional da Ciência (LISE), no Luxemburgo. Assim, entre os dias 27 de setembro e 1 de outubro apresentaram o trabalho:" Biodiversidade da zona intertidal da Praia Azul e da Praia de Assenta", inserido no projeto "Conhecer para preservar - o ouriço-do-mar".
Alunas do Externato de Penafirme vão à Mostra Nacional de Ciência e ganham prémio com trabalho sobre a Biodiversidade da Zona Intertidal
As alunas Inês Cruz e Inês Morais, da turma 12º CT, do Externato de Penafirme foram apuradas para a Mostra Nacional de Ciência com o trabalho: “Biodiversidade da Zona Intertidal da Praia Azul e da Praia da Assenta (Torres Vedras)". A Mostra Nacional de Ciência é o evento final do Concurso Nacional dos Jovens Cientistas e realizou-se na Alfândega do Porto, de 1 a 3 de junho.
Este trabalho recebeu uma Menção Honrosa e foi premiado com uma viagem ao Luxemburgo uma vez que foi selecionado para representar Portugal na “Expo-Science International”.
Este trabalho fez parte do Projeto "Conhecer para preservar - o ouriço-do-mar", promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras e desenvolvido nos últimos 2 anos em parceria com o Externato de Penafirme. O Projeto foi financiado pelo EEA Grants e desenvolveu-se no âmbito do programa educativo “Escola Azul”, do Ministério do Mar.
Comemoração do dia Escola Azul no Externato de Penafirme
Este ano comemoramos o dia Escola Azul (19 de maio) com duas atividades: Limpeza da Praia da Mexilhoeira e do Seixo, com os alunos da Turma C do 8º Ano e com o apoio das Águas do Tejo Atlântico e uma exposição, patente na Zona F sobre a "Reserva Natural Local Foz Azul" (Litoral de Torres Vedras), cedida pelo Centro de Educação Ambiental.
Conferência “A Proteção do Ouriço não acaba aqui!” encerra o projeto “Conhecer para preservar | Ouriço-do-MAR”
A conferência “A Proteção do Ouriço não acaba aqui!” decorreu no Externato de Penafirme, na passada terça-feira, dia 13 de dezembro, e marcou o encerramento do projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR”
A iniciativa, que contou com cerca de 200 participantes, teve como objetivo apresentar um balanço geral dos resultados obtidos no projeto. Durante a conferência, os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer os posters científicos, os trabalhos de ilustração científica e as estórias sobre o ouriço-do-mar, trabalhos desenvolvidos pelos alunos das escolas do Concelho, no âmbito deste projeto.
A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, e o Diretor do Externato de Penafirme, Carlos Silva, deram início à conferência, que contou com a participação de oradores da Autarquia, do Externato de Penafirme (Escola Azul), e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A conferência encerrou com um vídeo elaborado pela Diretora Geral de Política do Mar, Marisa Lameiras da Silva, e com o “Hino do Externato de Penafirme” orientado pelo Maestro Carlos Pedro Alves.
O projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR”, promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, teve como objetivos aumentar os níveis de Literacia do Oceano nas escolas e na sociedade em geral. Esta operação, financiada pelo EEA Grants (aviso Smallgrants #3 – Apoio às iniciativas para educação – Literacia do Oceano), contou com a parceria do Externato de Penafirme, escola não agrupada que integra o programa educativo “Escola Azul”, do Ministério do Mar.
Formação: Geo e Biodiversidade do Litoral Torriense
Durante o dia de sábado, 15 de outubro, professores do Concelho de Torres Vedras estiveram em formação, partilhando entre si boas práticas sobre o ensino da Geologia e da Biologia no litoral de Torres Vedras.
Com cerca de 20Km de costa, o Concelho de Torres Vedras tem uma variedade de praias onde é possível fazer aulas de campo com diferentes temas, desde a abertura do Atlântico, as arribas, os fósseis, passando também pela zona entremarés e as dunas. É também um manancial de recursos que pode ser explorado na sala de aula. A formação, dada por dois professores do Externato de Penafirme, foi composta por uma parte teórica, no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, e uma parte prática na Praia Azul.
Esta formação integra uma das atividades do projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR”, promovida pela Câmara Municipal de Torres Vedras e que integra o “Programa Crescimento Azul” da EEA Grants. O projeto pretende aumentar os níveis de Literacia do Oceano nas escolas e na sociedade em geral. Esta operação conta com a parceria do Externato de Penafirme, escola não agrupada, que integra o programa educativo “Escola Azul”, do Ministério do Mar.
O Externato de Penafirme é uma “Escola Azul”.
Este galardão é atribuído pelo Ministério do mar, distingue as escolas que trabalham os temas relacionados com o mar e promovem o aumento da literacia oceânica nos seus alunos.
Sob o tema “Conhecer para preservar”, desenvolvemos atividades curriculares e extracurriculares de forma a que os alunos do 5º ao 12º ano desenvolvam o seu conhecimento para poderem analisar criticamente e proteger o meio que tão bem conhecem.
Pretende-se estudar o enquadramento geológico e biológico, a dinâmica e o equilíbrio deste ecossistema, as potencialidades do mar, a problemática dos lixos e das alterações climáticas. Em suma, pretende-se sensibilizar toda a comunidade de forma a preservar o mar nas suas várias vertentes.