Conferência “A Proteção do Ouriço não acaba aqui!” encerra o projeto “Conhecer para preservar | Ouriço-do-MAR”

A conferência “A Proteção do Ouriço não acaba aqui!” decorreu no Externato de Penafirme, na passada terça-feira, dia 13 de dezembro, e marcou o encerramento do projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR”

A iniciativa, que contou com cerca de 200 participantes, teve como objetivo apresentar um balanço geral dos resultados obtidos no projeto. Durante a conferência, os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer os posters científicos, os trabalhos de ilustração científica e as estórias sobre o ouriço-do-mar, trabalhos desenvolvidos pelos alunos das escolas do Concelho, no âmbito deste projeto.

A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, e o Diretor do Externato de Penafirme, Carlos Silva, deram início à conferência, que contou com a participação de oradores da Autarquia, do Externato de Penafirme (Escola Azul), e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A conferência encerrou com um vídeo elaborado pela Diretora Geral de Política do Mar, Marisa Lameiras da Silva, e com o “Hino do Externato de Penafirme” orientado pelo Maestro Carlos Pedro Alves.

O projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR”, promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, teve como objetivos aumentar os níveis de Literacia do Oceano nas escolas e na sociedade em geral. Esta operação, financiada pelo EEA Grants (aviso Smallgrants #3 – Apoio às iniciativas para educação – Literacia do Oceano), contou com a parceria do Externato de Penafirme, escola não agrupada que integra o programa educativo “Escola Azul”, do Ministério do Mar.



Formação: Geo e Biodiversidade do Litoral Torriense


Durante o dia de sábado, 15 de outubro, professores do Concelho de Torres Vedras estiveram em formação, partilhando entre si boas práticas sobre o ensino da Geologia e da Biologia no litoral de Torres Vedras.

Com cerca de 20Km de costa, o Concelho de Torres Vedras tem uma variedade de praias onde é possível fazer aulas de campo com diferentes temas, desde a abertura do Atlântico, as arribas, os fósseis, passando também pela zona entremarés e as dunas. É também um manancial de recursos que pode ser explorado na sala de aula. A formação, dada por dois professores do Externato de Penafirme, foi composta por uma parte teórica, no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, e uma parte prática na Praia Azul.

Esta formação integra uma das atividades do projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR”, promovida pela Câmara Municipal de Torres Vedras e que integra o “Programa Crescimento Azul” da EEA Grants. O projeto pretende aumentar os níveis de Literacia do Oceano nas escolas e na sociedade em geral. Esta operação conta com a parceria do Externato de Penafirme, escola não agrupada, que integra o programa educativo “Escola Azul”, do Ministério do Mar.

O Externato de Penafirme é uma “Escola Azul”.

Este galardão é atribuído pelo Ministério do mar, distingue as escolas que trabalham os temas relacionados com o mar e promovem o aumento da literacia oceânica nos seus alunos.

Sob o tema “Conhecer para preservar”, desenvolvemos atividades curriculares e extracurriculares de forma a que os alunos do 5º ao 12º ano desenvolvam o seu conhecimento para poderem analisar criticamente e proteger o meio que tão bem conhecem.

Pretende-se estudar o enquadramento geológico e biológico, a dinâmica e o equilíbrio deste ecossistema, as potencialidades do mar, a problemática dos lixos e das alterações climáticas. Em suma, pretende-se sensibilizar toda a comunidade de forma a preservar o mar nas suas várias vertentes.