Departamento de Economia, Contabilidade e Matemática

O Departamento de Economia, Contabilidade e Matemática é constituído pelos professores que lecionam as seguintes disciplinas:

- Economia A (do 10.º e 11.º ano);

- Economia C (do 12.º ano);

- Matemática (do 5.º ao 9.º ano);

- Matemática A (do 10.º ao 12.º ano);

- Matemática Aplicada às Ciências Sociais (do 10.º e 11.º ano);

- Sociologia (do 12.º ano);

O Departamento tem desenvolvido, ao longo dos anos, as seguintes atividades principais:

- Oficinas de Gestão e de Multimédia;

- Loja Pedagógica

- Prática simulada;

- Projetos profissionais;

- Dias temáticos;

- Visitas de estudo;

- Concursos;

- Palestras;

- Intercâmbios;

- Voluntariado;

- Estágios;

- Provas de Aptidão Profissional;

- Campeonato Interno de Jogos Matemáticos para apuramento dos representantes do Externato no CNJM;

- Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (CNJM);

- Olimpíadas Portuguesas da Matemática;

- Canguru Matemático sem Fronteiras;

- Concurso Pangea.

Prestar à comunidade, em particular aos alunos, atividades de qualidade que, satisfazendo as suas necessidades, contribuam para a sua formação integral, incentivando-os a serem sujeitos interventivos e empreendedores e que, de uma forma cooperante e responsável, reconheçam no conhecimento uma condição de acesso ao mundo do trabalho e ao prosseguimento de estudos, contribuindo para uma sociedade melhor, em harmonia com a visão e os valores da escola.

CANGURU MATEMÁTICO SEM FRONTEIRAS 2021

Nos dias 19 e 22 de outubro realizou-se na escola o Canguru Matemático Sem Fronteiras 2021, que contou com a participação de 78 alunos do 5.º ao 12.º ano, distribuídos pelas diferentes categorias.

• Categoria Escolar para alunos do 5.º e 6.º ano – 23 alunos;

• Categoria Benjamim para alunos do 7.º e 8.º ano – 27 alunos;

• Categoria Cadete para aluno do 9.º ano – 1 aluno;

• Categoria Júnior para alunos do 10.º e 11.º ano – 17 alunos;

• Categoria Estudante para alunos do 12.º ano – 10 alunos.

Este concurso pretende estimular e motivar o maior número possível de alunos para a matemática e é um complemento a outras atividades, tentar que os alunos se divirtam a resolver questões matemáticas, e que ao mesmo tempo percebam, que resolver os problemas propostos é uma conquista pessoal e enriquecedora, permitindo ainda que os alunos descubram o lado lúdico da disciplina.