Uma Vida com Projeto - um Projeto para a Vida (com os outros)

Informações recentes

Fruta na Escola!

Este ano letivo, o Externato de Penafirme continuará a disponibilizar fruta higienizada gratuita à comunidade educativa.

Estará disponível nos locais de alimentação da nossa Escola:

  • Bar 1/ Refeitório

  • Bar 2

  • Bar do Pavilhão

ENTREGA DE MANUAIS ESCOLARES 5.º E 8.º ANOS

Caríssimos Pais e Encarregados de Educação,

Fomos hoje informados de que na manhã da próxima 2.ª feira haverá um corte de energia eléctrica no Externato de Penafirme. Assim, solicitamos a vossa presença, apenas da parte da tarde, para levantamento de Manuais.

Em alternativa, para quem não tenha disponibilidade, sugerimos o dia de terça-feira, 13/9 para os alunos do 8º ano e a quarta-feira,14/9 para os alunos do 5º ano.

Pelo incómodo apresentamos as nossas desculpas, queiram receber os nossos melhores cumprimentos.

A Direção Pedagógica


Manuais Escolares, estão disponíveis para levantamento, no seguinte horário:

Nota importante:

A escola fará a impressão dos Vouchers, pelo que, não é necessário trazer os Vouchers impressos.


Informação exclusiva, para quem não devolveu à escola os Manuais do Ano letivo 21/22:

Apenas o poderá fazer, a partir do dia 20/09/2022, mantendo-se a penalização, de não atribuição de Manuais, para o presente Ano 22/23.


Ano letivo 2022/2023 - informações:

1. apresentação da escola aos pais que a queiram conhecer - 13 de setembro - 18:00 horas;

2. acolhimento aos novos alunos do 5.º ano e dos restantes anos - 14 de setembro;

3. início de aulas para todos - 15 de setembro.

Acesso ao Ensino Superior - calendário

AVISO - Inscrições para exames - 2ª fase

A PIEPE irá encerrar às 15 horas do dia 20 de julho de 2022.

“O Júri Nacional de Exames vem informar V. Exa. que as inscrições da 2.ª fase são realizadas na Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE).

Nas inscrições da 2.ª fase, e para os alunos que já realizaram a inscrição na 1.ª fase, as escolas necessitam apenas de validar o campo “4. Provas e Exames a Realizar” uma vez que os restantes campos já se encontram previamente preenchidos e validados pela escola na 1.ª fase.

Neste sentido, os encarregados de educação/alunos só terão de preencher o campo “4. Provas e Exames a Realizar” e o campo destinado ao documento de identificação que se encontra no ecrã final para a conclusão e a submissão da inscrição.

Os alunos que após a inscrição da 1.ª fase tenham atingido a maioridade e/ou tenham alterado a sua morada continuam com o mesmo tipo de registo, ou seja, não há lugar a alteração da titularidade da conta.

De acordo com as situações previstas em lei, os alunos que se inscrevem pela primeira vez na PIEPE terão de proceder ao registo na referida plataforma e realizar a sua inscrição. Nestas situações, a escola terá de validar todos os campos da inscrição do aluno.

Mais se informa que a PIEPE irá encerrar às 15 horas do dia 20 de julho de 2022.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Duque de Almeida” recebido a 18/07/2022 09:44h

ATENÇÃO

Chama-se a atenção para a necessidade de verificar o email após a inscrição, por forma a proceder a eventuais correções.

Quem pretender realizar melhoria de classificação para efeitos de acesso ao ensino superior (só Cursos Científico-Humanísticos) deve assinalar o campo com todo o cuidado. Se não for indicada corretamente a inscrição para melhoria, esta não será considerada posteriormente na Ficha ENES

TRANSPORTES ESCOLARES – ANO LETIVO 2022/2023

1. Alunos com Passe Comparticipado pela Câmara Municipal de Torres Vedras – alunos do ensino Básico e Secundário que residem dentro da Área de Influência Pedagógica do Externato (A dos Cunhados/Maceira e Silveira).

Para o processo de pedido ou renovação do referido documento é necessário preencher, até dia 18 de julho, o formulário online http://www.cm-tvedras.pt/educacao/inscricoes-online/transportes-escolares-2/

2. A Câmara Municipal não comparticipará os títulos de transporte dos alunos que frequentem cursos financiados pelo Programa Operacional Capital Humano (POCH), atendendo a comparticipação existente para o efeito.

3. Alunos com Passe 4_18 @escola.tp – para alunos não abrangidos pela comparticipação pela autarquia. Para obtenção deste Passe os alunos devem solicitar o “impresso 4_18” a partir do dia 8 de Setembro.

INFORMAÇÃO - Exame de INGLÊS 550 (Oral 650)

Data e hora das interações orais de INGLÊS 550 - Língua Estrangeira:

Inglês (650) - Regime Presencial: Dia 07/07/2022

  • sessão 1: 09:30h;

  • sessão 2: 11:30h;

Atenção: Os alunos inscritos devem verificar os seus emails para confirmarem a notificação deste calendário. As pautas de chamada estão afixadas na escola.

Calendários de realização das Provas de Equivalência à Frequência (PEF) - 2.º e 3.º ciclos e Secundário

A Fase Especial II irá decorrer de 6 a 8 de julho para formandos finalistas e ex formandos inscritos (limite máximo de 3 exames por formando)

Horários dos transportes escolares (alterações a partir do dia 3 de junho )

Provas de Aferição de 5.º e 8.º anos

Disponibilizam-se as informações relativas às provas de 2021/2022.

Disponibiliza-se a retificação à Informação-Prova Geral 2021/2022, decorrente da publicação do Decreto-Lei n.º 27-B/2022, de 23 de março. Disponibilizam-se ainda as informações relativas às provas de 2021/2022, consultáveis acedendo à Informação-Prova Geral.

Semana Interdisciplinar EXTP


  • Orientação escolar

Informações relativas ao final do 2.º período:

  • As classificações finais do 2.º período serão afixadas na escola e publicadas no GIAE no final do dia 14 de abril;

  • As datas das reuniões de pais serão divulgadas na próxima 2.ª feira, dia 18 de abril.

  • inscrições na secretaria a partir das 11:00h

  • início dos clubes a 1 de outubro

Associação de Estudantes

Os interessados em constituir listas para se candidatarem aos órgãos sociais da Associação de Estudantes para o presente ano letivo, devem dirigir-se à Equipa Educativa do ensino secundário a fim de receberem as informações relativas ao processo eleitoral.

Alargamento de comparticipação dos passes de alunos residentes a menos de 4 km dos estabelecimentos de ensino que frequentam - Ano letivo 2021/2022


Aos Pais e Encarregados de Educação


O Externato de Penafirme foi informado pela Câmara Municipal do seguinte:

“Na reunião do Executivo Municipal de dia 21 de setembro, foi aprovada a medida de Alargamento de comparticipação dos passes de alunos residentes a menos de 4 km dos estabelecimentos de ensino que frequentam para o ano letivo 2021/2022.

A medida abrange os alunos do ensino básico e secundário, residentes a uma distância do estabelecimento de ensino inferior a 4 Km e que cumulativamente cumpram as normas de matrícula, designadamente no que respeita à área de influência de cada escola que serve determinada área de residência.

Para beneficiar deste apoio os alunos deverão:

· Alunos com passe 4_18:

1. Inscrição do aluno na plataforma dos Transportes Escolares

2. Entrega na escola dos passes 4_18 – os passes terão de ser reprogramados para o novo modelo de comparticipação.

· Alunos sem passe 4_18 e residentes a menos de 4 km dos estabelecimentos de ensino que frequentam:

1. Inscrição do aluno na plataforma dos Transportes Escolares

Os alunos que residem a menos de 4 km e usufruem do Passe 4_18 deverão entregar os seus Passes até ao dia 24 de setembro, no Gabinete da Zona C.

MODELOS JNE

Modelo 09 - Requerimento para Consulta da Prova https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/JNE/modelo_09_2021e.pdf

Modelo 10 - Requerimento para Retificação das Cotações https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/JNE/modelo_10_2021e.pdf

Modelo 11 - Requerimento para Reapreciação de Prova https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/JNE/modelo_11_2021e.pdf

Modelo 11-A - Alegação Justificativa da Reapreciação da Prova https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/JNE/modelo_11-a_2021e.pdf

Modelo 14 - Requerimento para Reclamação da Prova (após resultado de reapreciação) https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/JNE/modelo_14-a_2021e.pdf

Modelo 14 - A - Alegação Justificativa da Reclamação da Prova (após resultado de reapreciação) https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/JNE/modelo_14_2021e.pdf


Prazos importantes:


Inscrições para a 2ª fase de Exames Nacionais e Acesso ao ensino superior - 1ª fase


Em 02/08 - afixação dos resultados da 1ª fase dos exames nacionais.


De 02 a 06/08 Inscrição (online) para a 2.ª fase de exames nacionais do ensino secundário e provas de equivalência à frequência (prazo normal).


Em 04/08 - entrega das Fichas ENES para candidatura ao ensino superior.


De 06/08 a 20/08 - apresentação da candidatura à 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.

Reabertura da candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso

Foi ontem publicado em DR o despacho que determina a reabertura da candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso, de 7 a 9 de setembro.

Este prazo suplementar surge na sequência de um aumento de vagas.

Indica o despacho:

"Assim, atendendo ao reforço do número de vagas com efeitos na primeira fase da candidatura do concurso nacional de acesso ao ensino superior público, foi determinada, por despacho da Senhora diretora -geral do Ensino Superior de 28 de agosto de 2021, a abertura da plataforma de candidatura online, nos dias 7, 8 e 9 de setembro, para efeitos de eventual alteração das opções de candidatura já apresentadas, sendo considerada apenas a última candidatura submetida."

Melhoria de Classificação

Por solicitação do Júri Nacional de Exames informa-se que:

"Os alunos que, ao abrigo da Lei n.º 31-A/2021, de 25 de maio, e do Despacho Normativo n.º 14-A/2021, de 26 de março, realizaram este ano melhoria da classificação final da disciplina apenas para efeitos de acesso ao ensino superior, e caso a classificação seja superior à classificação final da disciplina anteriormente obtida, que esta melhoria é exclusivamente para efeitos de acesso ao ensino superior e a nova classificação será contemplada apenas na Ficha ENES, mas nunca poderá ser contabilizada para a média final do ensino secundário, ou seja, nunca será contabilizada no certificado de habilitações/Diploma. Neste sentido, os alunos irão obter duas médias finais diferentes, uma na Ficha ENES e outra no certificado de habilitações/Diploma. "

TRANSPORTES ESCOLARES – ANO LETIVO 2021/2022

1. Alunos com Passe Comparticipado pela Câmara Municipal de Torres Vedras – alunos do ensino Básico e Secundário que residem dentro da Área de Influência Pedagógica do Externato (A dos Cunhados/Maceira e Silveira) a mais de 4 Km do Externato.

Para o processo de pedido ou renovação do referido documento é necessário preencher o formulário online http://www.cm-tvedras.pt/educacao/inscricoes-online/transportes-escolares-2/

2. A Câmara Municipal não comparticipará os títulos de transporte dos alunos que frequentem cursos financiados pelo Programa Operacional Capital Humano (POCH), atendendo a comparticipação existente para o efeito.

3. Alunos com Passe 4_18 @escola.tp – para alunos não abrangidos pela comparticipação pela autarquia. Para obtenção deste Passe os alunos devem solicitar o “impresso 4_18” a partir do dia 8 de Setembro.

Comparticipação do Passe aos alunos do Secundário

"A Câmara Municipal aprovou, em Reunião de Executivo no dia 22 de junho de 2021, a medida de Alargamento da comparticipação a 100% dos Passes dos alunos do ensino secundário que residam e que frequentem estabelecimentos de ensino do concelho, seguindo os mesmos critérios utilizados para a atribuição aos alunos de ensino básico, de acordo com legislação em vigor. Esta medida entrará em vigor a partir do ano letivo 2021/2022."

Mais informações: http://www.cm-tvedras.pt/educacao/apoio-a-familia/transportes-escolares/

Calendário de ASE

Fase especial II: de 28 a 30 de junho de 2021

DEVOLUÇÃO de MANUAIS ESCOLARES

De acordo com o estabelecido na legislação vigente sobre os procedimentos e condições de disponibilização gratuita, uso e devolução dos Manuais Escolares, informa-se o seguinte:

  1. Os alunos que usufruíram de Manuais ao abrigo do programa MEGA têm que devolver os Manuais das disciplinas não sujeitas a exame, em bom estado, no final do ano letivo (ver calendarização anexa);

  2. Os Manuais Escolares de disciplinas sujeitas a exame serão entregues nos 3 dias após a publicação das classificações dos exames;

  3. Os Manuais são entregues no Externato, na sala anexa à Portaria;

  4. Todos os Manuais devem ser devolvidos, independentemente do seu estado de conservação;

  5. Os Manuais Escolares têm de ser entregues em bom estado de conservação, isto é, sem rasgões, sem rasuras, sem escritos ou rabiscos e sem sublinhados. Os registos a lápis têm que ser apagados;

  6. No caso de não devolução dos Manuais Escolares em bom estado, a penalidade consiste na aplicação de uma coima no valor de capa do Manual;

  7. Em situação de recusa do pagamento da coima a que se refere o número anterior, o aluno fica impedido de receber o Manual gratuito até regularizar a situação;

  8. O encarregado de educação ou o aluno, quando maior, pode optar por não devolver os Manuais, devendo pagar, neste caso, o valor de capa dos livros que não pretende devolver;

  9. Dado o atual contexto epidemiológico (Covid-19) na entrega dos Manuais Escolares devem ser cumpridos os procedimentos de higienização e sociais básicos vigentes, tais como, o uso obrigatório de máscara, distanciamento físico e higienização das mãos;

  10. A fim de se evitar grande aglomerado de pessoas na entrega dos Manuais, agradecemos que apenas o encarregado de educação (ou quem o substitua) se dirija ao local de devolução dos Manuais Escolares.

Solicitamos encarecidamente que verifiquem antecipadamente se os Manuais estão em condições de serem devolvidos, evitando naturalmente o aglomerar de pessoas, contribuindo deste modo para maior rapidez dos serviços.

  • Circulares

  • Formulários de Candidatura

Avaliação Sumativa Extraordinária - Fase Especial II

Acesso ao Giae Online

Devido a última atualização do google chrome não é possível aceder com este browser à página do Giae Online, não sendo da nossa responsabilidade esta impossibilidade temporária.

Sugerimos que nesta fase seja utilizado outro browser: Edge, Firefox, Opera, Safari, etc.

Exames - processo extraordinário de inscrição

Na sequência da publicação da Lei n.º 31-A/2021, de 25 de maio, deixamos as instruções relativas à possibilidade dos alunos realizarem exames finais nacionais para melhoria de classificação final da disciplina, apenas para efeitos de acesso ao ensino superior.

Acesso ao Ensino Superior || Deliberação n.º 336-A/2021

Fixa os pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior no ano letivo de 2021-2022


Exames Nacionais 2021 || Norma 01/JNE/2021

Regulamento das provas de avaliação externa e Norma 01/JNE/2021

Informamos que as avaliações do 2.º período serão publicadas, no GIAE online e afixadas na Escola, no dia 6 de abril.

Os primeiros computadores do Programa UNIVERSALIZAÇÃO da ESCOLA DIGITAL

A primeira fase do processo de universalização da escola digital está em curso, incluindo o acesso e a utilização de recursos didáticos e educativos digitais, e conta, já no 2.º período letivo, com a disponibilização dos primeiros computadores, com acesso à internet por banda larga móvel.

Estes primeiros computadores chegaram ao Externato e serão distribuídos o mais breve possível pelos alunos abrangidos pelos apoios da Ação Social Escolar e que frequentam, atualmente, o nosso ensino secundário a quem foi dada a prioridade de fornecimento destes primeiros equipamentos.

A distribuição dos computadores será efetuada mediante a assinatura de um "Auto de Entrega", devidamente preenchido e assinado pelo encarregado de educação e pelo Diretor do Externato. Neste documento estão registadas as condições de utilização, de manutenção e de conservação dos equipamentos.