Uma Vida com Projeto - um Projeto para a Vida (com os outros)

Notícias 

Conferência com o Sr. deputado Rui Tavares 

No passado dia 23 de Janeiro o Externato de Penafirme contou com a presença do Sr. Rui Tavares, escritor, tradutor, historiador e político português que ocupa atualmente os cargos de deputado na Assembleia da República e de vereador na Câmara Municipal de Lisboa.

No âmbito do projeto "Parlamento dos Jovens", relativo ao ensino secundário, o convidado procurou abordar a temática da Saúde Mental nos jovens, assunto da edição deste ano. 

Inúmeros foram os alunos que participaram nesta atividade, colocando questões e esclarecendo quais os desafios e quais as respostas atuais para esta problemática.

E os contos vieram à escola…

O 5º ano viajou, no passado dia 11, pelo imaginário dos contos tradicionais. Foi o encontro com o conhecido contador de histórias António Fontinha.

Distribuídos por duas sessões, os alunos puderam ouvir contar, no Auditório A, textos da tradição oral, em concreto os contos “A mulher da pensão” e “O Cara de Cão”. Foram ainda desafiados pelo contador a resolver adivinhas e a partilhar saberes que receberam de familiares mais velhos.

António Fontinha, que já é uma presença habitual na nossa escola, revelou mais uma vez a sua maestria na arte de contar, prendendo a atenção de quem o ouvia e despertando nos alunos diferentes emoções.

Concerto 15 de Janeiro, 16h30, Igreja da Misericórdia 

Inicia-se no próximo dia 15 de Janeiro, pelas 16h30, na Igreja da Misericórdia em Torres Vedras, o VII Ciclo de Órgão de Torres Vedras. 

Este primeiro concerto será dedicado à música mariana, desde os séculos XVII até ao século XIX, com composições de Gounod, Arauxo, Lebègue, Schubert ou Délibes. 

Patrycja Gabrel, soprano; Carolina Figueiredo, mezzo-soprano e Daniel Oliveira, órgão serão os intérpretes destas obras imortalizadas por grandes nomes da história da música. 

Entrada livre! 

Visitas de estudo a Igreja de Nossa Senhora da Graça de Penafirme 


A turma 11AvLh na disciplina de HCA foi ver a vizinha Igreja do Seminário, dia 19 dezembro entre as 12.20 e as 13.20h.

Num passeio muito ecológico, feito a pé e com apoio de professoras e sacerdotes do Seminário, os alunos fizeram uma revisão da matéria, aprenderam algumas coisas novas e valorizaram o Património local. 

Como vem sendo habitual este ano letivo , a integração dum aluno  novo na vida da turma tem sido fator de enriquecimento para todos.


A turma de 10 AvLh na disciplina de HCA fez a visita de manhã. 

A visita ao espaço sagrado da Igreja de Nossa Senhora da Graça de Penafirme ou vulgarmente a Igreja do Seminário.

Onde se celebra, qual a planta da Igreja, como os crentes podem ser recebidos, os vários espaços de destaque na celebração cristã. 

Uma forma de iniciar o estudo do Cristianismo e das igrejas medievais.

Ainda foi possível contemplar a maravilhosa vista do último andar do Seminário, a Biblioteca dos alunos e a capela dos que frequentam a Instituição.

Conferência “A Proteção do Ouriço não acaba aqui!” encerra o projeto “Conhecer para preservar | Ouriço-do-MAR”

A conferência “A Proteção do Ouriço não acaba aqui!” decorreu no Externato de Penafirme, na passada terça-feira, dia 13 de dezembro, e marcou o encerramento do projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR”

A iniciativa, que contou com cerca de 200 participantes, teve como objetivo apresentar um balanço geral dos resultados obtidos no projeto. Durante a conferência, os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer os posters científicos, os trabalhos de ilustração científica e as estórias sobre o ouriço-do-mar, trabalhos desenvolvidos pelos alunos das escolas do Concelho, no âmbito deste projeto.

A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, e o Diretor do Externato de Penafirme, Carlos Silva, deram início à conferência, que contou com a participação de oradores da Autarquia, do Externato de Penafirme (Escola Azul), e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A conferência encerrou com um vídeo elaborado pela Diretora Geral de Política do Mar, Marisa Lameiras da Silva, e com o “Hino do Externato de Penafirme” orientado pelo Maestro Carlos Pedro Alves.

O projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR”, promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, teve como objetivos aumentar os níveis de Literacia do Oceano nas escolas e na sociedade em geral. Esta operação, financiada pelo EEA Grants (aviso Smallgrants #3 – Apoio às iniciativas para educação – Literacia do Oceano), contou com a parceria do Externato de Penafirme, escola não agrupada que integra o programa educativo “Escola Azul”, do Ministério do Mar.

FEIRA DO LIVRO - NATAL - Biblioteca do Externato 

irá decorrer de 12 a 21 de Dezembro, no seguinte horário:

2.ª feira a 5.ª feira: 8h30 às 16h30

6.ª feira: 8h30 às 13h00

Todas as aquisições têm um desconto de 15% e são pagas em numerário.

Natal... com Feira do Livro... tem mais saber, magia e encanto!

Deixe-se encantar... passando pela nossa Biblioteca!

Plano Nacional de Cinema

No âmbito das propostas apresentadas pelo PNC, apresentamos as primeiras experiências animadas elaboradas na nossa escola pela professora Cidália Miranda e seus alunos.  

O_Meu_Filme_4.mp4
VID-20221117-WA0000.mp4

90 Posters for Sustainability 

Está patente, no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, a exposição de cartazes "90 Posters for Sustainability", concebidos e construídos pelos alunos do 11º ano do ano de 2021-22. Todos os alunos estiveram envolvidos no projeto, tendo desenhado um total de 90 cartazes.

A exposição estará patente até ao final do mês de novembro.

O link abaixo dá acesso a informação sobre a exposição.

 http://www.cm-tvedras.pt/agenda/detalhes/145904/


ERASMUS+ 

No âmbito do projeto ERASMUS+, um grupo de alunos e professoras, viajou para Stara Zagora na Bulgária para trabalhar a temática da empatia e a sua relação com a liderança. Uma semana de muito trabalho, aprendizagem e contacto com outras culturas. 



Mentoria

Este é o grupo de alunos que respondeu afirmativamente ao convite para integrar o Programa de Mentoria. 

E o que é a "Mentoria"? 

É um Programa de ajuda entre pares que promove competências académicas e de relacionamento interpessoal, em que alunos 12º ano apoiam semanalmente, de forma voluntária, alunos do 2 º c i c l o ( 5º, 6º) e 7º ano.

A Mentoria do 2º ciclo é dinamizada pelo Gabinete de Psicologia.

As Mentorias do 7º ano são coordenadas pela profª Ana Carla Miranda (Equipa Educativa do 7º ano).

As Mentorias terão a estreita colaboração das equipas educativas dos alunos envolvidos (5º, 6º, 7º e 12º ano).

Em breve estes mentores irão iniciar o seu trabalho. 

Boa sorte a todos!

Fora da sala de aula também se aprende! 

Na visita de estudo à Gulbenkian, no passado dia 27 de outubro, os alunos do 11ºAVLH e os alunos de HCA do 10ºAVCT tiveram a oportunidade de assistir a um concerto de Ravel, no Grande Auditório da fundação, bem como de visitar a coleção presente no Museu. Para além disso vivenciaram-se bons momentos nos jardins Gulbenkian, em que se salientou um espírito inclusivo a amistoso assinalável.

É bom desafiar!

É bom experimentar!

É bom aprender!


O concerto foi realmente do outro mundo, algo para nos lembrarmos para o resto da vida.

António Carinhas, 11º LH

O concerto de Ravel foi uma experiência única. Poder ver uma orquestra ao vivo foi algo que nunca pensei que fosse ver.

Filipe José, 11º LH

Se pudesse descrever o concerto numa palavra seria "mágico" e para o museu seria "aprendizagem".

Maria Anselmo, 11º LH

Eu não tinha muito interesse em música clássica e nunca tive a oportunidade de ir a um concerto. Com a escola tive esta oportunidade e a experiência foi extraordinária e marcante para mim. A ligação de todos os instrumentos da orquestra foi perfeita.

Ricardo Clemente, 11º LH

Os jardins da Gulbenkian são muito agradáveis, o museu é esplêndido, cheio de belos quadros, jarras, esculturas... tudo o que se possa imaginar. Foi uma pena não podermos ver tudo.

Joana Conrado, 11º LH

No museu estávamos todos de "boca aberta".

Mariana Santos, 11º LH

O tempo de convivência que conseguimos experienciar uns com os outros foi também muito bom e importante.

Ana Miranda, 11º LH

Concurso Literário “Contos do Rio”

Alunas do Externato distinguidas na 6ª edição

As alunas do Externato de Penafirme Andreia Reis e Carolina Pimenta foram distinguidas, no passado dia 21 de outubro, no Colégio Mira Rio, em Lisboa, durante a cerimónia de entrega de prémios da edição de 2021-2022 do Concurso Literário “Contos do Rio”.

A aluna Andreia Reis, que já não se encontra matriculada na nossa escola, arrecadou o 3º prémio do 3º ciclo, com o conto “Ponte dos Desejos”. A aluna Carolina Pimenta, do 12º LH, alcançou o 2º lugar do Ensino Secundário, com o conto “A Travessia”.

O Externato de Penafirme tem tido uma presença regular no “Contos do Rio” e já recebeu diversas distinções pela sua participação neste concurso, que procura incentivar o gosto pela leitura e escrita de contos, entre os alunos de todas as escolas do país e escolas portuguesas no estrangeiro.



Formação: Geo e Biodiversidade do Litoral Torriense


Durante o dia de sábado, 15 de outubro, professores do Concelho de Torres Vedras estiveram em formação, partilhando entre si boas práticas sobre o ensino da Geologia e da Biologia no litoral de Torres Vedras.

Com cerca de 20Km de costa, o Concelho de Torres Vedras tem uma variedade de praias onde é possível fazer aulas de campo com diferentes temas, desde a abertura do Atlântico, as arribas, os fósseis, passando também pela zona entremarés e as dunas. É também um manancial de recursos que pode ser explorado na sala de aula. A formação, dada por dois professores do Externato de Penafirme, foi composta por uma parte teórica, no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, e uma parte prática na Praia Azul.

Esta formação integra uma das atividades do projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR”, promovida pela Câmara Municipal de Torres Vedras e que integra o “Programa Crescimento Azul” da EEA Grants. O projeto pretende aumentar os níveis de Literacia do Oceano nas escolas e na sociedade em geral. Esta operação conta com a parceria do Externato de Penafirme, escola não agrupada, que integra o programa educativo “Escola Azul”, do Ministério do Mar.

Visita de Estudo a França (Paris / Disneyland/ Versailles)

(a visita destina-se aos alunos do 9º ano)




Esta publicação é o espelho de muitas das atividade da equipa educativa do 8.º ano do ano letivo anterior e tem ainda contribuição de outros anos de escolaridade. 

Associação Pró Memória (A dos Cunhados)

A direção da Pró-Memória informa de que está a decorrer desde o dia 11 de setembro até 18, no salão da Associação de Socorros de A dos Cunhados, a atividade que denominou Artes e Ofícios, composta por uma exposição de fotografia, com artífices/artesãos a trabalhar ao vivo,  com história e com música, no seguimento da edição do livro Fragmentos da história do sec.XX freguesia de 

A dos Cunhados .

No próximo domingo, dia 18, voltarão a estar artesãos a trabalhar ao vivo. 

Pelas 15h, a Dra Natália Silva orientará o Colóquio sobre os ofícios do sec.xx na freguesia, seguindo-se uma visita guiada à exposição e pelas 17 h atuará o Coro Municipal da Lourinhã, dirigido pelo maestro Carlos Pedro (docente de Educação Musical na nossa Escola). 

Durante a semana decorre só a exposição, das 14h às 17h. 

Não sendo uma atividade estritamente escolar, tem muito da vida das pessoas que hoje são a Escola e dos seus antepassados: esta poderá ser uma boa sugestão para o fim de semana.

Alunos do Externato de Penafirme vão à Mostra Nacional de Ciência e ganham prémio

 A Mostra Nacional de Ciência, evento final do Concurso Nacional dos Jovens Cientistas, realizou-se na Alfândega do Porto, de 8 a 10 de setembro.

O trabalho da aluna Iara Bento Felismino, “Desperdício alimentar no Externato de Penafirme – análise do problema” foi selecionado para esta final e ganhou um dos Prémios Especiais Porto Editora!

A organização, a cargo da Fundação da Juventude, convidou também para participarem nesta edição, os alunos Afonso Silva, Beatriz Paulo e Beatriz Santos que, no ano passado tinham participado on-line e ganho o Prémio Especial LIPOR com o trabalho “Inventariação e comparação da Flora das Matas de Penafirme e Varatojo”.

Foi uma excelente experiência para estes alunos que puderam conhecer outros projetos, conversar com cientistas, assistir a palestras, conviver com jovens de todo o país e terem muitos momentos de diversão na encantadora cidade do Porto! O evento pode ser visto em: https://www.facebook.com/fundacaojuventude/

Queremos agradecer a todas as pessoas envolvidas, em especial às funcionárias do refeitório do Externato de Penafirme e também ao Município de Torres Vedras, nomeadamente ao seu Serviço Educativo "Quero ser Cientista", pelo apoio na participação desta Mostra.

Parabéns à Iara Felismino e também ao Afonso Silva, à Beatriz Paulo e à Beatriz Santos pelos prémios conquistados! Desejamos as maiores felicidades nos seus percursos, agora no ensino superior.