Uma Vida com Projeto - um Projeto para a Vida (com os outros)

Notícias

Turma Vencedora do Concurso "O mar começa aqui, o mar começa em ti" - 3º escalão

Uma turma do 3º ciclo do Externato de Penafirme foi a vencedora do 3º escalão do Concurso “O mar começa aqui, o mar começa em ti” 2020/2021.

No dia 16 de novembro – Dia Nacional do Mar – os alunos irão visitar o Espaço Salpico, no COM - Centro de Operações Municipais, no Paul, e a Fábrica da Água de Torres Vedras, onde serão entregues os prémios de participação.

A escola foi à ópera: a experiência e as sensações

As turmas do curso de Línguas e Humanidades do 11º e 12º anos foram convidadas a assistir, no dia 6 de outubro, à encenação do Fantasma da Ópera, que é um romance gótico do escritor francês Gaston Leroux. Este tornou-se mundialmente conhecido através do musical de Andrew Lloyd Webber.

Na versão dos Primeiros Sintomas, na Culturgest, a famosa história de um fantasma que se apaixona por uma jovem cantora de ópera é apresentada numa encenação que volta à obra literária inicial em todo o seu esplendor romântico e assombroso, mas também cómico. Mesmo assim, o espetáculo não dispensa da música e da dança, contando com a nova tradução de João Paulo Esteves da Silva, a música original de Sérgio Delgado, a coreografia de Lígia Soares e um grande elenco de dezasseis atores para criar uma obra de arte total.

A escola tornou-se o veículo para o enriquecimento cultural dos alunos, sensibilizando-os para a valorização da produção e fruição da arte, nas suas diversas dimensões.

Algumas impressões dos alunos:

“A música intensa ou o silêncio ensurdecedor invadiam e sufocavam a sala de teatro alternadamente. E, honestamente, foi o que me manteve atenta durante toda a atuação. A experiência na sua íntegra foi inesquecível, para mim particularmente pelo uso dos sentidos da visão e audição de forma constante. Obviamente que a teatralidade do discurso, a mímica intermitente e a dança emocionante foram as bases sobre as quais a obra se desenvolveu, mas o som (ou falta dele) permitiu que essas bases ganhassem uma certa dimensão e profundidade. No geral a experiência foi tocante, obrigou-nos a apurar os sentidos básicos enquanto éramos envolvidos numa história comovente.”

Madalena Silva 11º LH

“Foi uma experiência fantástica, que me surpreendeu em muitos aspetos. Confesso que as minhas espectativas eram baixas, porém foram superadas a todos os níveis. As vozes incríveis, a dança, a oratória, o jogo de luzes, todos estes aspetos contribuíram para tornar esta experiência inesquecível e captar a atenção do público. Faltam-me as palavras, um arrepio na espinha é como descrevo este musical.”

Neuza Ferreira 11º LH

“Esta obra transmite-nos não só a força da arte como também o gosto e dedicação àquele que é o incrível mundo do espetáculo. Cada personagem mostra-nos a sua própria interpretação do mundo através da representação, transportando-nos para algo puro e espontâneo.

A peça dá-nos a oportunidade de viajar ao sombrio mas curioso mundo dos artistas, como este pode ter mistérios e contratempos. Assim a obra mistura romance, suspense e crime, porém através do canto e dança estes temas são abordados de forma muito mais cativante e alegre…

Foi uma peça longa mas de grande aproveitamento e atenção por parte de todos os alunos. Pudemos observar através da atenção nos olhos de cada um e o silêncio que existia na sala de espetáculos.

No geral foi uma oportunidade diferenciada, ótima para aprender e apreciar a arte e talentos nacionais através da representação.”

Frederica Oliveira 12º LH

Plano Nacional de Cinema

O Externato de Penafirme integra este ano letivo pela primeira vez o Plano Nacional de Cinema - Protocolo Institucional operacionalizado pela Direção-Geral da Educação (DGE), pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema (CP-MC).

Para mais informações: https://pnc.gov.pt/




Assembleia Municipal Jovem -Torres Vedras

Decorreu na passada quinta-feira, 07/10, mais uma sessão da Assembleia Municipal de Torres Vedras, com a presença da Sr.ª Presidente do Município de Torres Vedras.

O Externato foi representado pelos seguintes alunos: Iara Felismino (secretária da mesa da assembleia), João Proença, Gustavo Azevedo, Duarte Miguel, Beatriz Jordão, todos da turma 12 CT2; Leonor Mendes da turma 12 CS e João Ferreira da turma 12 CT1.

Encontro com o Investigador Online

No dia 23 de setembro, as turmas B, C, D, G e I do 8.º ano encontraram-se, virtualmente, com o geógrafo e investigador António Saraiva Lopes para falar sobre alterações climáticas através da música.

Numa videoconferência organizada pela Ciência Viva, no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores, os alunos assistiram à apresentação e tiveram espaço para colocar as suas dúvidas. O investigador mostrou o trabalho desenvolvido por músicos americanos no âmbito das alterações. Através da sonificação ou “turning data into sound” (termo ainda pouco conhecido na língua portuguesa) os dados numéricos, neste caso dados climáticos, são convertidos em sons, criando diferentes melodias.

Também esteve presente um investigador português Francisco Braga, analista na área de Inteligência Artificial no +Atlantic que mostrou o seu trabalho desenvolvido com dados do Oceano Atlântico, criando sons.

Maria Rodrigues e Francisco Moreira, 8.ºI


Vídeos da apresentação:

A Song of Our Warming Planet:

https://www.youtube.com/watch?v=5t08CLczdK4

The sound of climate change from the Amazon to the Arctic:

https://www.youtube.com/watch?v=-V2Uc8Kax_g

The Humming of Marine Heat Waves:

https://www.youtube.com/watch?v=MRY6f_Zk1JQ



Encontro com o Investigador Online

“O uso de novas tecnologias para a avaliação do sistema agrícola”


No dia 21 de setembro, algumas turmas do 8º ano (A, E, F e H) estiveram num encontro online com o investigador Tiago Morais do Instituto Superior Técnico de Lisboa, onde se estuda o desenvolvimento de ferramentas para a avaliação ambiental de sistemas agrícolas.

Neste encontro o investigador começou por abordar o efeito das diferentes alternativas de dietas humanas (dieta vegan, vegetariana e mediterrânea), explicando as vantagens e desvantagens de cada uma. No entanto, Tiago Morais explicou que nenhuma destas dietas é a ideal devido ao seu sistema de produção, se tivermos em consideração os balanços da massa de carbono e da massa do azoto do sistema alimentar. Assim, o investigador defende que as novas tecnologias utilizadas na agricultura devem estar associadas à proteção do ambiente e do clima. Por isso, a agricultura biológica é a que produz uma alimentação mais saudável para o ser humano e para o meio ambiente.

O investigador Tiago Morais ainda nos chamou à atenção de que a existência de animais nos terrenos pode ajudar a combater os incêndios, pois mostrou-nos que as zonas onde ocorrem menos incêndios são aquelas que têm pasto animal, uma vez que os animais alimentam-se de ervas e plantas ajudando, deste modo, a limpar os terrenos.

Por fim, terminámos este encontro com perguntas dos alunos ao investigador.

Mariana Simões, 8H

GEO DOCS - Ciclo de Cinema aspirante Geoparque Oeste

O aspiring Geoparque Oeste irá lançar um ciclo de minidocumentários temáticos, culminando com a apresentação de um filme documentário sobre as Gentes e Tradições de todo o território.

A partir do dia 14 de outubro de 2021 e até ao dia 2 de dezembro de 2021, será exibido um documentário diferente em cada município, a partir das 21h00.

Os GEODOCS são de entrada livre e limitadas.

Solicitamos a inscrição em cada um dos mini-documentários, através do nosso site - https://bit.ly/3A9RSBY


Participação do Externato de Penafirme no II Seminário Educação STEM para alunos

No dia 26 de junho, mesmo a terminar o ano letivo 20/21 seis alunos do 7.º ano participaram no II Seminário Educação STEM para alunos. Este seminário foi organizado pelo grupo de investigação do Projeto GoSTEM do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O objetivo deste seminário foi divulgar e discutir atividades desenvolvidas pelos alunos no âmbito deste projeto.

A sessão decorreu online. Numa primeira parte houve uma palestra proferida pelo Professor Rui Agostinho, “Viagem a Marte”. Na segunda parte em sessões paralelas foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 7.º ao 12.º ano de várias escolas do distrito de Lisboa.

Os nossos alunos de 7.º ano, foram representados neste seminário por dois grupos, um do 7.ºD: Lara Prazeres, Carlos Costa, Marta Rodrigues e outro do 7.º I: Catarina Durão, Diogo Botelho e Liviu Prosnetchi.

Os alunos estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido na construção de “Balanças Inovadoras” e pela sua apresentação neste seminário.

#EscolaEmSegurança - regresso às aulas em segurança - Ano letivo 2021/2022

Guarda-Rios Lourinhã - Projeto de Monitorização Ambiental dos Rios Grande e do Toxofal.

O Guarda-Rios Lourinhã pretende monitorizar a qualidade da água e da galeria ripícola de 14 troços (7km) no Rio Grande e Rio do Toxofal e até ao final de 2022 realizar ações de melhoramento em cada troço: reflorestação, limpeza, retirada de espécies invasoras, entre outras...

O projeto será realizado por cidadãos, os Guarda-Rios, e será disponibilizado um mini Curso de Monitor de Rio, apoiado pela ASPEA e Águas do Tejo Atlântico, totalmente gratuito. Neste sentido, abrimos inscrições para Guarda-Rios, em: https://forms.gle/7LRNTYLBoP7UC9zC7

​Projeto LIFE Volunteer Escapes do MTV

​Já estreou na SIC Notícias um novo episódio (nº 7) do ​​Projeto LIFE Volunteer Escapes do MTV.

O tema foi a proteção e a recuperação das plantas dunares. O projeto é da responsabilidade dos Serviços Florestais do Município de Torres Vedras, mas teve a participação de alunos do Externato de Penafirme.

E é com muito orgulho que acrescentamos que o Engenheiro Florestal, Renato Ferreira, também foi nosso aluno!


https://sicnoticias.pt/programas/voluntarios-pela-natureza/2021-08-27-A-importancia-das-plantas-autoctones-na-protecao-das-dunas-d819ba8f