Uma Vida com Projeto - um Projeto para a Vida (com os outros)

Notícias 

Inauguração da instalação de arte "A Onda"

Numa parceria entre o projeto Erasmus + e a Escola Azul, 16 alunos espanhóis e portugueses, contruiram, com a orientação da professora Cidália Miranda, uma instalação, que marca um momento de encontro de culturas. 



Concurso literário “Renascer”

A aluna Beatriz Menezes ganhou o 1.º prémio referente ao concurso literário “Renascer” na categoria de conto.

Muitos parabéns, Beatriz!

Atividade Interna do Desporto Escolar

Realizou-se no dia 10 de março, pelas 14h30, um torneio de Voleibol do 7º ano, no âmbito da Atividade Interna do Desporto Escolar.

7.º ano - exposição de trabalhos realizados no âmbito da disciplina de história

8.ºC || Visita de estudo

A turma C, do 8º ano, visitou a ETAR do Turcifal no dia 22 de março de 2024.

A visita à Estação de Tratamento de Águas Residuais foi acompanhada pela técnica Márcia Teodoro e pela Técnica das Águas do Tejo Atlântico que tiveram a oportunidade de explicar o ciclo da água urbano e os alunos puderam observar e compreender os diversos processos de tratamento de águas residuais numa fábrica de água!

Não te esqueças que para o uso eficiente da água, o contributo de todos é fundamental!

Árvores de Portugal

De 18 a 22 de março esteve patente na zona E  a exposição sobre as Árvores de Portugal. Esta exposição resultou dos projetos interdisciplinares das turmas do 8ºD, Biodiversidade, e do 8ºH, Florestas, acompanhada de cartazes cedidos pela  ABAE (Eco-Escolas). Nesta semana, no âmbito destes projetos, decorreram ainda as seguintes atividades:

Masterclass Internacional de Física de Partículas (IST, 23/3/2024) 

Foi no dia 23 de março, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa Fomos e viemos de transportes públicos.

De manhã, tivemos palestras sobre Física de Partículas e sobre o funcionamento do programa de tratamento de dados. A tarde foi preenchida com o tratamento de dados num software especial e pela videoconferência com outras escolas da Europa, sobre algumas questões levantadas pela análise dos dados. No final, houve ainda tempo para algumas perguntas, que alguns alunos fizeram ao investigador do CERN (que era português) e para a entrega de certificados de presença.

Como é hábito, foi uma boa experiência, motivadora e enriquecedora para os nossos alunos.

8.ºI || Angariação de fundos

Nos dias 4 e 5 de março, os alunos do 8ºI fizeram uma venda de bolos.

Com o valor angariado foram adquiridas 5 bolas de futebol, 3 bolas de basquetebol, 3 bolas de voleibol e 2 cordas para saltar. O material desportivo foi oferecido ao Externato de Penafirme, no dia 22 de março.

 Com o objetivo de promover o desporto e ajudar a ocupar os tempos livres de forma mais saudável, qualquer aluno pode requisitar as bolas e cordas, durante os intervalos e horas de almoço.

 Parabéns aos alunos por esta iniciativa!

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

O 9º Ano de escolaridade do Externato de Penafirme comemorou o Dia Internacional da Mulher. 

Nas aulas de EMRC, através da visualização de um documentário da RTP, em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos: “Mulheres em Portugal” e através de uma exposição sobre mulheres que, pelo seu pioneirismo e inovação, serviram de exemplo para todas as que vieram depois, sem esquecer as anónimas que, ao longo dos anos, contribuíram para o crescimento de gerações das freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira e da Silveira. 

Ténis de Mesa 

Realizou-se no dia 21 de março, no Pavilhão da Mata. nas Caldas da Rainha o encontro de Ténis de Mesa que reunia os apurados das zonas CLDE Oeste sul e norte, para disputar as vagas para o Campeonato Regional.

O Externato participou com 15 atletas em Iniciados e Juvenis masculinos e femininos, equipas e singulares. 

Pela primeira vez, integrava ainda dois atletas da Escola Secundária de Madeira Torres, fruto de um Protocolo de Cooperação estabelecido entre as duas escolas.

Foi uma jornada emocionante com incerteza até ao fim, com o título de Iniciados masculinos a ser discutido por 2-3, com 1-2 na última partida, decidida por 15-17 !!

De notar que a maioria dos alunos participantes jogaram no escalão superior ao seu, o que só realça o seu empenho e ambição.

Desta participação resulta que, no início de maio, irá representar o Externato no Campeonato Regional em Palmela, uma comitiva não inferior a 10 alunos, que será uma das mais numerosas de sempre, com vista ao apuramento para o Campeonato Nacional!!


Os resultados mais relevantes são os seguintes:



Juvenis Masculinos (ambos apurados para o Campeonato Regional)

Equipa de Juvenis Masculinos (campeã CLDE Oeste, apurada para o Campeonato Distrital)

Equipa de Juvenis Femininos (campeã CLDE Oeste, apurada para o Campeonato Distrital)

Iniciados Masculinos (apurado para o Campeonato Regional)

Iniciados Masculinos (Vice-campeões CLDE Oeste)

Iniciados Femininos (apurada para o Campeonato Regional)

Caminhar em Abril | 21 ABRIL 10H00

A caminhada tem por objectivo, a angariação de fundos para a Associação de Pais e EE do Externato de Penafirme, para futuras actividades a realizar na escola. Contamos contigo!!!  

Link:  Inscrição Caminhar em Abril

 Atividade Interna do Desporto Escolar

Realizou-se no dia 20 de março, pelas 14h30, uma atividade de Softbol Adaptado para o 2º ciclo, no âmbito da Atividade Interna do Desporto Escolar.

Concurso Municipal de Leitura

Externato arrecada prémio

A aluna Joana Silva, do 11º CT2, foi uma das duas vencedoras do Concurso Municipal de Leitura, no nível do Ensino Secundário.

As provas de palco decorreram nos Paços do Concelho, em Torres Vedras, no dia 12 de março. Dado que se assinalam os 50 anos da Revolução dos Cravos, cada aluno teve de ler e expor argumentos sobre uma obra à sua escolha, relacionada com o tema “Liberdade”.

Além da Joana Silva, participaram nas provas os alunos Hugo Fernandes (6º C) e Maria Rosário (6º E), em representação do 2º ciclo, os alunos Alice Teixeira (9ºI) e Pedro Pleno (9ºI), em representação do 3º ciclo, e o aluno Henrique Santos (12ºCT1), também em representação do Secundário.

Como lembrança de participação, todos receberam Jean, John e João, de Ricardo Henriques e André Letria. Uma obra das Edições Pato Lógico que conta a história de um francês, um inglês e um português na época das Linhas de Torres (terceira invasão francesa).

A aluna Joana Silva, do 11º CT2 (ao centro), entre outros participantes do Externato 

Dia Mundial da Poesia

Neste dia 21 de março, a Biblioteca Escolar vem lembrar, com as palavras do poeta António Gedeão, que “Todo o tempo é de poesia” – um convite para comemorar da melhor forma este dia mundial, requisitando um dos livros de poesia que existem na Biblioteca ou, muito simplesmente, lendo um poema (ou mais) em qualquer lugar.

Bom dia da Poesia!

Parlamento dos Jovens

Nos dias 18 e 19 de março está a decorrer a sessão distrital do Parlamento de Jovens para os alunos do ensino básico à luz do tema: “Viver Abril na Educação”.  Participam as alunas Lara Nunes e Margarida Soares do 9.º B.  

Viagem a França 

Nos dias 2 a 9 de março, um grupo de 53 alunos acompanhado por quatro docentes e um guia turístico, dirigiu-se a França onde visitou diversos pontos turísticos e culturais, nomeadamente: Saint-Malo, Caen (Memorial de Caen; Cemitérios Americano e Alemão; praias do desembarque da 2.ª Guerra Mundial), Mont Saint-Michel, Paris (Tour Eiffel, Basilique du Sacré-Coeur, Montmartre, Disneyland, Louvre), Palácio de Versailles e Parque Temático Futuroscope em Poitiers.

Na opinião dos participantes, foi uma viagem que superou as expectativas. Pode afirmar-se, portanto, que foi, verdadeiramente, uma Voyage Extraordinaire

DESAFIO - ESCOLA AZUL 2024 - RECOLHA DE TAMPAS

no âmbito do projeto ERASMUS + e em parceria com o projeto ESCOLA AZUL, pedimos a todos a colaboração na recolha de tampas de garrafas de plástico, de cor azul (diversos azuis), preferencialmente até ao dia 5 de abril.

O processo de entrega, na portaria, poderá ser efetuado em garrafas e garrafões.

Agradecemos antecipadamente o vosso contributo!

A Equipa Erasmus+ 

Visita de Estudo: Volta ao Museu

Na passada 6 feira ,dia 8 de março de 2024, os alunos do 8A e 8B, foram a Torres Vedras  conhecer o Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho , no âmbito da atividade da Câmara Municipal de Torres Vedras "Volta ao Museu". Ficaram a conhecer um pouco mais sobre a história pessoal e desportiva e como se tinha tornado num campeão. Quase no fim, também relacionado com o dia da mulher, tiveram uma pequena surpresa, ficaram a conhecer duas campeãs nacionais de ciclismo feminino, Ana Rita Marques e Ana Rita Valido.


Beatriz Santos e Inês Silva 8ºA

Corta Mato Nacional

Nos passados dias 8 e 9 de março teve lugar em Setúbal a prova de Corta Mato (fase nacional), com a participação dos alunos apurados nas respetivas fases regionais (todas as CLDE do país).

Em representação do Externato de Penafirme, pelo segundo ano consecutivo, tivemos a participação da aluna Maria Jorge (8.ºI) no escalão de Iniciadas.  

O Grupo de Educação Física agradece e enaltece a forma entusiasta e empenhada que a Maria manifestou mais uma vez em representar o Externato de Penafirme nesta prova nacional.

O Grupo de Educação Física.




Fundação Ajuda a Igreja que Sofre no Externato de Penafirme

À semelhança da parceria estabelecida com a Cáritas Portuguesa que esteve entre nós em Dezembro, desta vez teremos a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre. Somos escola católica e daí a aposta nesta Fundação em específico, para este tempo da Quaresma. 

Ensino Articulado de Dança 2024/2025 || Pré-inscrição (pedido de divulgação)

Candidaturas para o ano letivo 2024/2025 para o Curso de Nível Básico e Secundário do Ensino Artístico Especializado em Dança.

Exmo(a) Encarregado(a) de Educação
Seja bem-vindo ao processo de pré-inscrição na Academia Espaço Dança de Torres Vedras.

Escolher uma escola é aliar-se a uma parceria na tarefa de educar. Esta missão deve ser vivenciada em contínua colaboração entre comunidade escolar  e família.

Os Encarregados que desejem pré-inscrever os seus educandos na Academia Espaço Dança de Torres Vedras, no Curso de Nível: Básico e Secundário do Ensino Artístico Especializado em Dança, deverão formalizar a candidatura através de preenchimento de um formulário online ou em formato físico e entregue na secretaria da Academia.

Definição:

1) A pré-inscrição é uma candidatura para as vagas existentes para o ano letivo 2024/2025 , no Curso de Nível Básico e Secundário do Ensino Artístico Especializado de Dança.

2)  A pré-inscrição não é matrícula, mas tem acesso a uma vaga que terá que ser confirmada, após audições.

3) Encontram-se abertas as pré-inscrições em:

 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf192gInPIBOlmsfG9T6MYBonALh4i8euayFWzvoihpFbnEQw/viewform?usp=sf_link    

Processo:

Tal como foi referido anteriormente, para a candidatura no Curso de Nível: Básico e Secundário do Ensino Artístico

Especializado em Dança, deverá preencher o formulário online ,ou a ficha de pré-inscrição disponível em anexo.

Estamos à vossa espera!

Campanhas Ecológicas:

No âmbito do tema do projeto de turma do 8I - Resíduos, o Externato de Penafirme aderiu ao programa ECOVALOR, cujo objetivo é promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino.

Até 31 de maio, estão a decorrer as Campanhas: Recicla e Ganha no Azul e no Amarelo.

Além do valor ambiental associado ao gesto de reciclar, a comunidade escolar será premiada de acordo com as quantidades de resíduos colocados nos ecopontos junto ao Seminário de Penafirme.

A escola também está a recolher equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas e baterias, que poderão ser deixados na portaria.

Participa nestas campanhas!

O futuro do Planeta depende das ações de cada um de nós!

Visita ao Centro de Tratamento de Resíduos do Oeste da Valorsul

  No âmbito do projeto interdisciplinar da turma do 8ºI, os alunos deslocaram-se ao Centro de Tratamento de Resíduos do Oeste da Valorsul, no Outeiro da Cabeça, no dia 26 de fevereiro.

No decorrer da visita, os alunos assistiram a uma ação de sensibilização sobre a importância da gestão e valorização de resíduos e puderam observar diversos produtos de uso diário produzidos a partir da reciclagem de resíduos.

Devido às condições climatéricas, não foi possível assistir à sessão de falcoaria. Os alunos tiveram contacto com o falcão e perceberam a sua importância para o controlo do excesso de gaivotas que chegam ao aterro e que podem ser um perigo para a saúde pública.

3° encontro de voleibol infantis

Realizou-se dia 28 de fevereiro no pavilhão do Externato de Penafirme o 3°encontro de voleibol de infantis.

O evento contou com a participação da nossa escola, da escola do Cadaval, da escola de Mafra e da escola da Merceana.

O Externato ficou em 1° lugar nas equipas femininas e em 2° nas equipas masculinas.

Atividades do XPTO 

Penafirme na Serra da Estrela 

Terminou a 7ª edição do Penafirme na Serra da Estrela, em que mais uma vez a meteorologia a ser nossa amiga. Num ano em que quase não houve neve, as condições climatéricas alteraram-se a nosso favor e permitiram-nos dois dias de prática de esqui, com neve, sol e temperatura agradável. Depois de, no ano passado termos estado na SIC, também este ano fomos notícia nas TVs nacionais, com reportagem na TVI e na RTP, divulgando mais uma vez a nossa Escola e o Penafirme na Serra da Estrela, promovendo a aquisição de novas competências e aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento pessoal, social e desportivo dos nossos alunos.

Grupo de Educação Física

Corta-mato regional

Na passada quarta-feira, dia 21 de fevereiro, realizou-se o corta-mato regional no Parque da Várzea em Torres Vedras.

Mais uma vez o Externato de Penafirme esteve muito bem representado.

Medalhados:

Individuais

Coletivo

  Muitos Parabéns aos alunos pelo seu excelente desempenho e, mais uma vez, por terem realçado o nome do Externato de Penafirme.

“Raparigas na Ciência” - Livro do Ciência Viva

O Pavilhão do Conhecimento lançou no dia 17 de fevereiro, a segunda edição do livro “Raparigas na Ciência”. Esta iniciativa do Ciência Viva (Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica), integrada no projeto “Mulheres na Ciência”, criado em 2016, destina-se a alargar o debate sobre a participação das mulheres e raparigas na ciência, engenharias e tecnologias para inspirar as novas gerações para percursos académicos e profissionais nestas áreas.

Para esta edição foram selecionadas 2 alunas do Externato de Penafirme, Inês Cruz e Inês Morais. Estas alunas, que estão atualmente a frequentar o 1º ano do curso de Medicina, participaram em inúmeras atividades e projetos científicos durante o Ensino Secundário, tendo inclusive ganho um prémio na Mostra Nacional da Ciência, em junho de 2023 e representado Portugal numa Feira de Ciência no Luxemburgo (LISE ExpoScience).

Já não é a 1ª vez que uma aluna do Externato de Penafirme consta desta seleção. Recordamos que, na 1ª edição do livro, a aluna Carolina Antunes figurou na lista das escolhidas.

 O Externato de Penafirme faz parte da rede de Clubes Ciências Viva desde o início (2018). Este programa, em conjunto com outros (Eco-escolas, Escola Azul), bem como o Projeto Educativo da Escola e o empenho dos Professores de Ciências, têm contribuído para a promoção da Ciência e o desenvolvimento científico dos nossos alunos. Este reconhecimento por parte do Ciência Viva, vem reforçar a ideia de que estamos no bom caminho.

Parabéns às alunas! Votos para que tenham um futuro brilhante e contribuam sempre para acrescentar conhecimento à Ciência.

Palestras com Cientistas

O Serviço Educativo “Quero ser Cientista”, da Câmara Municipal de Torres Vedras, promoveu 2 sessões “Cientistas vão à escola” no Externato de Penafirme, para alunos do Ensino Secundário e com cientistas torrienses.

No dia 19 de fevereiro tivemos o Geólogo João Duarte, Professor da Faculdade de Ciências de Lisboa, que nos veio falar da Teoria da tectónica de placas e do risco de sismos. O seu trabalho, que tem sido amplamente divulgado na comunidade científica e nos meios de comunicação social, sugere que “o oceano Atlântico começará a fechar-se ou a ‘morrer’ dentro de 20 milhões de anos, a partir do estreito de Gibraltar.” Na palestra, os alunos puderam conhecer o seu percurso como cientista, bem como alguns aspetos do seu trabalho, despertando a curiosidade e deixando vontade de, num próximo encontro, responder a perguntas que o tempo não permitiu responder.

No dia 20 de fevereiro tivemos também o privilégio de receber o Professor Joaquim Ferreira, conhecido neurologista e especialista em doença de Parkinson. Numa comunicação que prendeu a atenção dos alunos, o Professor explicou o que é que, no seu percurso, foi determinante para as múltiplas funções que tem atualmente, bem como alguns aspetos da área em que é especialista: o cérebro. Os alunos tiveram a oportunidade de ouvir alguns exemplos fascinantes do funcionamento do cérebro, de perceber o muito que ainda há para descobrir e de colocar as suas questões, que foram gentilmente respondidas.

Agradecemos a disponibilidade dos cientistas e a amabilidade de se terem deslocado à nossa escola e de terem partilhado a sua história. Agradecemos igualmente à C.M.T.V. estas iniciativas. 

12ºCT nos desafios de programação

Parabéns! 

Concurso Municipal de Leitura

Externato já tem representantes

Já estão encontrados os vencedores da fase escolar do “Virar a Página” – Concurso Municipal de Leitura. Pelo bom desempenho nas provas internas, irão representar o Externato, na fase seguinte, os alunos Hugo Fernandes (6º C), Maria Rosário (6º E), Alice Teixeira (9ºI), Pedro Pleno (9ºI), Joana Silva (11ºCT2) e Henrique Santos (12ºCT1).

As provas da fase municipal vão acontecer em Torres Vedras, no dia 12 de março. A propósito da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, cada aluno deverá preparar-se com uma obra sobre o tema “liberdade”.

Parabéns aos vencedores!



Carnaval na escola

Atividade Interna do Desporto Escolar

Realizou-se no dia 7 de fevereiro, pelas 14h30, uma atividade de Softbol Adaptado para o 5º ano, no âmbito da Atividade Interna do Desporto Escolar. 

Inspiring Future - 5 de fevereiro 

Os alunos do 9° ano tiveram oportunidade de visitar a Feira “Inspiring Future”, onde estiveram representados vários cursos de Universidades e Politécnicos.

O objetivo foi dar a conhecer a estes alunos alguns dos caminhos a seguir num futuro muito próximo.

Foi muito interessante!

Estivemos a ler… em voz alta!

Algumas turmas do 5º ano juntaram-se no dia 1 de fevereiro, no átrio da zona C, para assinalar o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta. 

Os vários momentos de leitura coletiva foram preparados nas aulas de português, seguindo a metodologia do chamado “coro de leitores”, e os textos escolhidos (narrativos e poéticos) falavam de interajuda, liberdade e paz, em articulação com o tema do ano “Cuidar de Nós, Cuidar da Terra”.

O Dia Mundial da Leitura em Voz Alta foi criado em 2010 pela organização LitWorld para “celebrar o poder que a leitura em voz alta tem de criar comunidade e para defender a literacia como direito humano fundamental”. 

A iniciativa está a ganhar cada vez mais apoiantes, um pouco por todo o mundo.

Erasmus +  Jobshadowing

De 5 a 9 de fevereiro, os professores espanhóis Javier Salas e Mari Carmen Barrragán encontram-se no Externato no âmbito da Acreditação Erasmus+. A partilha de experiências com a internacionalização das duas escolas está no centro desta experiência de "job-shadowing" que começou com uma manhã de diálogo com a Direção da escola. Seguir-se-á a observação de e participação em algumas aulas, um encontro com a Associação de Estudantes e outro sobre os projetos ecológicos do Externato. 


Exposição “Primeiras comunidades, Vou Construir” 

Erasmus + 

De 5 a 11 de fevereiro teremos na nossa escola dois professores espanhóis a fazer job shadowing, no âmbito do projeto Erasmus+.

Será uma semana de partilha para reforçar a cidadania europeia, as boas práticas de sustentabilidade, as metodologias de ensino das línguas e  diferentes formas de gestão escolar.


6.ª edição das Olimpíadas da Geografia

Realizou-se no dia 24 de janeiro, a Primeira Eliminatória da 6.ª edição das Olimpíadas da Geografia (2023/2024).

Estavam inscritos 850 alunos, em representação de 73 escolas, de todo o país. 

Para a Segunda Eliminatória (24 de maio de 2024) ficaram apurados 23 alunos.  

O Konstantin Esik , 12° CS, ficou em 1° lugar a nível nacional.

Parabéns Konstantin!

Atividade Interna do Desporto Escolar

Realizou-se no dia 31 de janeiro, pelas 14h30, uma atividade de Percurso de Obstáculos do 5º ano, no âmbito da Atividade Interna do Desporto Escolar. 





Liga-te às Renováveis!


No passado dia 29 de janeiro de 2024, o 8ºH participou no projeto "Liga-te às Renováveis",

tendo visitado o Parque Eólico da Serra da Capucha. O Engenheiro Gonçalo Silva, da FINERGE

acompanhou os alunos nesta visita.




A Floresta Portuguesa!


As turmas 8ºD e 8ºH participaram numa ação de formação sobre a Floresta Portuguesa, no dia

30 de janeiro, apresentada pelo Engenheiro Renato Ferreira do Centro Municipal Florestal.

Os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância de Floresta, a fauna e a

flora e em particular do concelho de Torres Vedras e as formas de a proteger!

O tema da Floresta insere-se no projeto interdisciplinar destas duas turmas.

Intercâmbio ERASMUS + com a Holanda.

O grupo em frente da Estação Central e o grupo de professoras acompanhantes numa das ruas da cidade.

“Um coração, uma casa”

A dura realidade que o terramoto de há um ano trouxe ao sul da Turquia, testemunhada pelos peregrinos turcos da JMJ, levou as famílias que os acolheram, em A dos Cunhados e Vimeiro, a lançar, com o Externato de Penafirme, a campanha “Um coração, uma casa”.

Esta ação de recolha de fundos, que teve início no Advento, tem como objetivo ajudar a providenciar habitação para os casos mais urgentes, através do trabalho do Vicariato Apostólico da Anatólia.

Os donativos podem ser enviados para o IBAN PT50 5340 5426 1600 7033 0016 4 , entregues na tesouraria do Externato de Penafirme ou às famílias JMJ que estarão à saída das missas nos dias 3 e 4 de fevereiro.

Vamos ajudar os desalojados do terramoto na Turquia!

2ª concentração do Desporto Escolar 

A equipa de voleibol de iniciadas participou no dia 17/1, na 2ª concentração do Desporto Escolar, realizada na Malveira e que contou também com a presença da escola da Freiria. Foram dois jogos bastante renhidos, tendo o Externato obtido uma vitória e uma derrota, mantendo-se assim na frente da série. 

Visita de estudo do 9° ano

Nos dias 9 e 11 de janeiro, o 9° ano assistiu à peça “Auto da Barca do Inferno”, pela Companhia de Teatro “O Sonho”, em Lisboa. 

As turmas tiveram também oportunidade de visitar e conhecer as instituições solidárias “CAIS” e “AMI”.

Foi uma visita de estudo muito enriquecedora! 




Atividade Interna do Desporto Escolar

Realizou-se no dia 10 de dezembro, pelas 14h30, o torneio de Basquetebol 3x3 do 7º ano, no âmbito da Atividade Interna do Desporto Escolar. 

Evento TEDx Torres Vedras

A Câmara Municipal de Torres Vedras, através do evento TEDx Torres Vedras, propõe uma reflexão profunda sobre como as fronteiras - tanto físicas como metafóricas - e conexões influenciam a nossa vida e o modo como vemos o mundo.

Página do evento (https://www.ted.com/tedx/events/55387)

Site do Evento (https://www.tedxtorresvedras.pt/)

Inscrições em janeiro no site do evento. 

Festas de Natal

alguns momentos...

7º ano

Contador de Histórias e atividade: Sou Jovem, sou Cidadão, sou Europeu 

8º ano

9º ano

Ser (MAIS) Natal

O 9º ano reuniu-se para celebrar o Natal, elaborando marcadores de livros para posterior oferta (pela altura dos Reis) aos alunos do 2º ciclo.

Seguiu-se o tradicional lanche partilhado, com agradável convívio e ainda um momento musical SURPRESA proporcionado pelos professores.

No final, os alunos trocaram presentes simbólicos entre si.

BOAS FESTAS!

Ensino Secundário (Cursos Científico Humanísticos) 

Ensino Secundário (Cursos Profissionais

Corta Mato

alunos apurados, por escalão, que irão representar o Externato no corta mato regional de Torres Vedras 

Infantis A (feminino)

Infantis A (masculino)

Infantis B (feminino)

Infantis B (masculino)

Iniciados (feminino)

Iniciados (masculino)

Juvenis (feminino)

Juvenis (masculino)

Juniores (feminino)

Juniores A (masculino)

Obrigado Colégio Quinta do Mar

Decorreu esta semana mais uma campanha de recolha de alimentos seleccionados. O Colégio Quinta do Mar quis juntar-se ao Externato de Penafirme na solidariedade e recolheu junto da sua comunidade educativa,  todos estes alimentos para complementar os nossos cabazes de Natal. Foram desafiados a doar o que mais falta nos fazia ( produtos de higiene e de limpeza, azeite e leite) e assim o fizeram de forma muito generosa! 

O nosso bem hajam! 

PARLAMENTO DOS JOVENS | CAMPANHA ELEITORAL

Até ao próximo dia 5 de janeiro está a decorrer a campanha eleitoral do Parlamento dos Jovens. No Ensino Básico, temos três listas a concurso, envolvendo alunos do sexto e nono anos. Até esse dia, procurem conhecer bem as propostas dos vossos colegas e escolher a que mais vos agrada. As várias listas irão divulgar as suas propostas em cada turma. 

Em breve comunicaremos a data das eleições para a fase escolar do projeto.


Este Oitavo Centenário do primeiro presépio recriado por S. Francisco na montanha de Greccio (Rietti – Itália), não podia passar sem ser devidamente assinalado e celebrado, sobretudo pelas marcas que ele deixou na cultura e arte popular portuguesa.

É sabido que o Externato de Penafirme tem uma variedade, considerada bastante vasta, de Presépios…

E para celebrar os 800 Anos da história dos Presépios, destacamos ESTE, de Número 800, existente no Externato de Penafirme.

Presépio em exposição no Edifício dos Serviços Administrativos. 

Presépios em exposição no Externato de Penafirme 

Por aqui já se celebra o Natal!

Na verdade, celebramos, sempre! 

A árvore de Natal dos alunos do 7 ano.

Que original! 

Dia Internacional dos Direitos Humanos

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.” (Art. 1. o )

Há 75 anos, no dia 10 de dezembro, a Organização das Nações Unidas adotou oficialmente a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Depois dos horrores da Segunda Guerra Mundial, era preciso criar regras claras para proteger as pessoas.

A Biblioteca Escolar assinala a data, no placar de entrada, para lembrar a importância destes princípios, atualmente tão ameaçados em tantas partes do mundo. Direitos que devemos reclamar, mas também respeitar.

Exposição de trabalhos dos alunos do 12.º AVLH

A “Mensagem” de Fernando Pessoa foi a inspiração para os trabalhos, dos alunos do 12.º AVLH, em Oficina de Artes.

Uma maravilha! 

Reflorestação do Pinhal de Santa Cruz

No passado dia 29 de novembro de 2023 a turma do 8ºH participou na atividade "Reflorestação do Pinhal de Santa Cruz", em colaboração com o departamento florestal da CMTV, no âmbito do projeto de turma - Florestas.

No total, foram plantados 500 pinheiros bravos e 45 pinheiros mansos, tendo sido uma experiência muito enriquecedora para todos os alunos.

Atividade Interna do Desporto Escolar

Realizou-se no dia 6 de dezembro, pelas 14h30, a final do torneio de Basquetebol 3x3 do 8ºano, no âmbito da Atividade Interna do Desporto Escolar.

Campanha "Papel por Alimentos" - 10º CSLH 

O projeto solidário "Papel por Alimentos" da turma 10º CSLH entregou hoje ao Banco Alimentar várias  toneladas de papel ( antigos manuais escolares e papel recolhido ao longo dos últimos meses na escola ). Foram necessários vários pares de braços para encher um camião com esta carga valiosa para a reciclagem. Os alunos do 10CSLH tiveram o apoio de alguns colegas do 11º AVCS que também quiseram participar nesta iniciativa solidária. Estamos todos de parabéns! Esta iniciativa de recolha de papel irá continuar, liderada por estes alunos do secundário, pelo que podemos contribuir trazendo papel e livros para reciclar. 

Atividade Interna do Desporto Escolar

Realizou-se no dia 29 de novembro, pelas 14h30, a final do torneio de Bola ao Castelo do 7ºano, no âmbito da Atividade Interna do Desporto Escolar. Estiveram envolvidos 20 alunos.

Olimpíadas Júnior da Astronomia 2023/24

Decorreram na tarde do dia 29 de novembro, as Olimpíadas Júnior da Astronomia, destinadas a alunos do 7º e 8º anos. Num formato exclusivamente online, este concurso nacional, da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Astronomia, visa desenvolver o interesse pela Astronomia e estimular a curiosidade, espírito científico e melhorar os conhecimentos dos alunos sobre esta área da Ciência. 

Participaram 12 alunos do 7º e 8º anos de escolaridade, que irão receber diplomas de participação, enquanto aguardam os resultados do concurso.

AE - Tomada de Posse

No passado dia 28 de novembro, reuniu a Assembleia Geral para dar posse aos novos corpos sociais da AE para efeitos do disposto nos Estatutos da Associação de Estudantes.

Presidiu à reunião a Presidente da Assembleia Geral eleita, Ana Catarina Marques de Matos, que  declarou aberto o mandato da Associação de Estudantes nos termos do Artigo 7º .

Direção: 

Presidente: Laura Evangelista- 12ºCT2 

Vice-Presidente: Mariana Santos- 12ºAVLH 

Tesoureira: Mónica Roque- 12ºCS 

Secretária: Maria Barbosa- 12ºCT2


 Assembleia Geral:

 Presidente: Ana Catarina Matos- 12° AVLH 

Vice-Presidente: Carolina Gomes- 12ºCT2 

Secretária: Catarina Amaro- 12°CT2 

Vogal: Iara Marques- 12ºCT2 

Vogal: Maria Sofia Patrício- 12ºCT2 


Conselho Fiscal: 

Presidente: Pedro Mendes- 12ºCT1 

Vice-presidente: Inês Esteves- 12ºCT2 

Secretário: João Lourenço- 12ºCS  

A abertura da Feira do Usado foi um sucesso! 

AE - Externato de Penafirme


Resultados das eleições para os Órgãos Sociais da AE


No passado dia 23 de novembro, realizaram-se as eleições para a Associação de Estudantes. A contagem dos votos determinou a Lista C, liderada pela aluna Laura Evangelista, como vencedora do ato eleitoral, por maioria absoluta (66%).

Resultados Globais:

Reunião de Delegados de Turma - 9.ºano

No dia 23 de novembro de 2023, os Delegados e Subdelegados das turmas do 9.ºano reuniram no Anfiteatro ao ar livre com o objetivo de debater o assunto "A nossa Escola à luz das Áreas de Competência do Perfil do Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória".

No final da reunião houve um lanche partilhado entre os Delegados e a Equipa Educativa do 9.ºano.

Bebras – Desafio do Pensamento Computacional

 

O Bebras é uma iniciativa mundial que promove o Pensamento Computacional através de uma prova de 45 minutos.

Entre os dias 6 e 17 de novembro cerca de 530 alunos, do 5º ao 9º ano, realizaram a prova durante as aulas de matemática.

Foram aulas diferentes e bastante desafiantes!

Ficamos a aguardar os resultados!


Torneio de Abertura de Ténis de Mesa 

No passado dia 16 de novembro, deslocaram-se à escola Pe. Vítor Melícias, 15 jovens alunos do Externato para competir no Torneio de Abertura de Ténis de Mesa, no âmbito do Desporto Escolar. Participaram neste encontro mais de 70 alunos de várias escolas do Concelho de Torres Vedras.

A participação de todos os alunos foi muito boa, realçando-se os seguintes:

Santiago dos Santos (5ºG) - 1º lugar Infantis A

Tiago Lucas (5ºH) - 3º lugar infantis A

Victoria Stuart (8ºG) - 2º lugar Infantis B Femininos

Andrei Caminschi (7ºH) - 1º lugar Infantis B Masculinos

Miguel Primor (7ºI) - 2º lugar Infantis B Masculinos

Valentim Marques (7ºI) - 3º lugar Infantis B Masculinos

Dinis Costa (6ºD) - 5º lugar Infantis B Masculinos

André Santos (9º H) - 5º lugar Iniciados Masculinos

Novos caminhos… outros Desafios!                                                 Projeto | Horta Pedagógica

Neste novo ano letivo fomos desafiados a construir uma Horta… e aqui estamos, a nossa sementeira já está feita!

Video Corta-Mato Escolar.mp4

Atividade Interna do Desporto Escolar

Realizou-se no dia 22 de novembro pelas 14h30 um torneio de Bola ao Castelo no âmbito da Atividade Interna do Desporto Escolar. Estiveram envolvidos 20 alunos do 6º ano. 

Comemoração do Dia Nacional do Mar – 16 de novembro

O Dia Nacional do Mar foi comemorado numa atividade conjunta entre alguns alunos do Externato de Penafirme dos 7º, 8º e 12º ano e uma turma do 3º ano da Escola Básica de Penafirme, no Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras, em Porto Novo.

Os alunos Embaixadores da Escola Azul divulgaram as atividades propostas para o 8º ano e alunos do 7º ano leram “estórias  do ouriço-do-mar”. A cargo dos alunos do 12º ano esteve uma palestra sobre um trabalho realizado nas aulas “As cores das nossas praias” e também a dinamização de pequenas atividades práticas.

Foi um momento de partilha entre alunos e professores, proporcionado pelo Município de Torres Vedras e com o objetivo de fomentar a literacia oceânica. 

Plastic Pirates – Go Europe!

 Alguns elementos da Brigada Verde deslocaram-se a Porto Novo, na manhã do dia 6 de novembro, para monitorizar a distribuição e abundância de resíduos plásticos na praia e no Rio Alcabrichel.

O Plastic Pirates – Go Europe! é um projeto europeu de ciência cidadã que promove o conhecimento sobre a distribuição e abundância de resíduos plásticos em ecossistemas de água doce na Europa.

Mentorias   2º ciclo e 7º ano

Depois da divulgação do projeto nas turmas de CCH do 12ºano, esta semana ocorreu a 1ª reunião com os 35 mentores. São estes os rostos dos alunos que se voluntariaram para estabelecer relação e apoiar alunos do 2º ciclo e/ou do 7º ano.

Agradecemos a sua disponibilidade e desejamos que  ao longo deste projeto possam promover a responsabilidade confiança e autonomia, ajudando os mais novos a encontrar formas de ultrapassarem as dificuldades sentidas em algumas disciplinas, motivar os alunos para a vida escolar, criar relacionamentos interpessoais positivos, promover o rigor e persistência.


Equipa de voleibol de iniciadas venceu a 1ª concentração do Desporto Escolar realizada em Torres Vedras no passado dia 8 

Visita de estudo à Galeria Municipal

No passado dia 9 de novembro o 10AV e o 11AV foram em vista de estudo à Galeria Municipal em Torres Vedras.

Foi uma manhã muito enriquecedora, com as explicações da coordenadora do Serviço Educativo, Patrícia Sobreiro, sobre as exposições patentes no edifício e num diálogo muito interessante sobre a arte em geral. 

Embaixadores da “Escola Azul”- Passagem de testemunho

O Externato de Penafirme integra o Programa educativo “Escola Azul” desde janeiro de 2020. Em cada ano temos 2 alunos embaixadores da “Escola Azul”. Este ano terminaram funções a Diana Alves e o Rodrigo Soares, agora no 9º ano, e foram nomeados a Matilde Gomes e o Dinis Pereira do 8º Ano.

Agradecemos o bom trabalho realizado pela Diana e pelo Rodrigo e desejamos um bom mandato aos novos embaixadores Matilde e Dinis.

Que uns e outros tenham sempre o mar como horizonte nas suas vidas!

Visita de Estudo à empresa farmacêutica Tecnimede

No dia 3 de novembro, alunos de Biologia do 12º CT1 e 12º CT2 visitaram a Tecnimede, empresa do ramo farmacêutico, situada na localidade de Caixaria, no concelho de Torres Vedras.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história da empresa e de visitar os laboratórios onde se faz investigação e desenvolvimento de medicamentos e onde, inclusive, trabalham ex-alunas do Externato de Penafirme.

Visita de Estudo ao Laboratório da Sociedade de História Natural

Realizou-se no dia 2 de novembro, uma visita de estudo da turma 10º CT ao Laboratório da Sociedade de História Natural, uma organização científica do Concelho de Torres Vedras. A SHN tem como objetivo a promoção do património paleontológico e geológico.

Para além do enquadramento geológico da região, foi dado a conhecer aos alunos os projetos a decorrer e a forma como se desenvolvem, quer os trabalhos de campo, quer a preparação dos fósseis em laboratório.

Fomos ainda à Praia da Foz do Sizandro para observar pegadas de dinossauros presentes na arriba, mas a chuva dificultou a observação.

Atividade Interna do Desporto Escolar

Realizou-se no dia 8 de novembro pelas 14h30 um torneio de Basquetebol 3x3 no âmbito da Atividade Interna do Desporto Escolar. Estiveram envolvidos 15 alunos do 8º ano (turmas H,I e C). 

Solidariedade

O grupo de alunos de Línguas e Humanidades do 12º ano propôs organizar e realizar uma venda de crepes. Os alunos quiseram dar o seu contributo para  para o fundo de solidariedade do Externato, tendo em conta as necessidades que vão crescendo de dia para dia. Com o apoio do pessoal do refeitório animaram os intervalos com deliciosos crepes. 



48º Aniversário do Externato de Penafirme

Momentos da Noite dos Diplomas do Externato de Penafirme e da Escola Profissional de Penafirme. 

48º Aniversário do Externato de Penafirme

Momentos da Noite dos Diplomas do Externato de Penafirme e da Escola Profissional de Penafirme. 

Momentos do 2º dia (3/11)

Olimpíadas Junior da Astronomia (7º e 8º anos)

Vamos participar nas Olimpíadas Júnior da Astronomia! - Atividade 7º e 8º anos

Vai ser no dia 29 de novembro, exclusivamente online.

Mais informação em: http://www.sp-astronomia.pt/olimpiadas

Link para o formulário para inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSco92b1HkyftQ_hB8dWUBrjOJ7w7Ro1PJo6OKEKGGWx923jDw/viewform

Inscrições até 20 de novembro!

ERASMUS + FROM PORTUGAL TO SPAIN

Entre os dias 22 e 28 de outubro, os nossos alunos de 8º ano, Rodrigo Adrião, Madalena Ferreira, Madalena Marques, Dinis Estevão, Madalena Rodrigues, Natália Teixeira, Isabella Santini e Simão Zeferino, acompanhados pelos professores Hugo Ferreira e Maria Luísa Rodrigues, tiveram uma experiência única! Participaram num projeto ERASMUS +, relacionado com ambiente e sustentabilidade, vivendo experiências culturais e científicas, valorizando a sua cidadania europeia e reforçando laços com os nossos "irmãos" espanhóis, da escola IES Santos ISASA de Montoro (Córdoba)!

Em Abril, será a vez do Externato de Penafirme e das famílias destes alunos, acolherem os seus parceiros espanhóis, de Montoro!

SEE YOU SOON!!!

Ação de Formação: Prevenção e Controlo da Lagarta do Pinheiro 

Decorreu no dia 31 de outubro de 2023 uma sessão de esclarecimento sobre a problemática da lagarta do pinheiro. Esta atividade foi dinamizada pelos técnicos da Câmara Municipal de Torres Vedras e de uma empresa parceira e está relacionada com o projeto interdisciplinar do 8ºH e teve, também, a participação da turma do 8ºD. 

Projeto Solidário do 11AVCS

Aqui está o resultado da recolha de alimentos realizada no dia 26 de outubro pelos alunos do 11AVCS! 

A despensa solidária do Externato de Penafirme vai continuar a ajudar as famílias mais necessitadas da nossa comunidade educativa. 

Obrigada a todos os que ajudaram a por este projeto de pé! Estamos de coração cheio!

CNL na nossa escola

Já está em marcha a fase escolar de mais uma edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).

As provas escritas acontecem no dia 13 de dezembro (para o 3º Ciclo e Secundário) e no dia 14 de dezembro (para o 2º Ciclo).

Para se prepararem, os alunos devem ler as seguintes obras: Um pombo chamado Colombo, de Margarida Fonseca Santos e Maria Teresa Maia Gonzalez (2º Ciclo);

Últimas notícias do Sul, de Luís Sepúlveda e Daniel  Mordzinski (3º Ciclo) e O Terrorista Elegante e Outras Histórias, de José Eduardo Agualusa e Mia Couto.

Aceita o desafio: inscreve-te junto do teu(ua) professor(a) de Português!

Visita de estudo à Igreja de Nossa Senhora da Graça, Penafirme 

Os alunos de História da Cultura e das Artes do 11º ano, das turmas 11ºTM, curso Profissional; 11ºAVCS, curso Científico-Humanístico, fizeram a descoberta da Igreja vulgarmente dita " Igreja do Seminário", mas que na verdade é uma Igreja do antigo Convento da Graça, do século XVIII.

Atividade Interna do Desporto Escolar

Realizou-se no dia 18 de outubro pelas 14h30 um torneio de Bola ao Castelo no âmbito da Atividade Interna do Desporto Escolar. 

Estiveram envolvidos 21 alunos do 7º ano (turmas E,F e H). 

Exposição: “Healthy Food / Traditional Dishes” 

Associação de Estudantes - Penafirme

Externato e Escola Profissional

A comissão eleitoral, reunida no passado dia 3 de outubro, deliberou que:


A nossa Biblioteca 


outubro, mês internacional das Bibliotecas Escolares

ERASMUS PRESENTATION.mp4

Mentorias   2.º ciclo e 7.º ano

 Esta semana foi divulgado o programa de Mentorias nas turmas de C.C.H. do 12.ºano.

O programa de Mentorias é um Programa de ajuda entre pares que promove competências de relacionamento interpessoal e académico, em que alunos do 12.º ano apoiam semanalmente, de forma voluntária, alunos do 2.ºciclo e de 7.º ano.

A Mentoria do 2.º ciclo é dinamizada pelo Gabinete de Psicologia, coordenada pela psicóloga Sandra Mendes; a Mentoria do 7.º ano é coordenada pelo prof. Diogo Barbosa (Equipa Educativa 7º ano).

Em ambos os programas os objectivos são promover uma cultura de solidariedade, a motivação e gosto pelas aprendizagens e proporcionar aos alunos finalistas uma experiência de voluntariado, promovendo a responsabilidade, confiança e autonomia nos mais novos. 

Ao longo de todo o processo os alunos do 12.º ano são apoiados por parte da Equipa Educativa e do Gabinete de Psicologia, sendo ainda disponibilizados materiais de suporte no Classroom/ drive.

Mentoria 2º ciclo

A Mentoria centra-se na relação que se estabelece entre mentor-mentorando.

O trabalho do Mentor desenvolve-se apenas com um mentorando.

O Mentor ajuda nas atividades de âmbito escolar, não se centrando em nenhuma disciplina em especial.  Trabalha-se a motivação para o estudo, técnicas e métodos de estudo, organização de tempo e de materiais, TPCs. Poderão ser utilizados materiais lúdicos.

Mentoria 7º ano

A Mentoria centra-se na(s) disciplina(s): Matemática, FQ e/ou Inglês.

O apoio será prestado em pequenos grupos.

O Espaço veio à Escola!!

Na passada quinta-feira, dia 12 de outubro, no âmbito da iniciativa "O Espaço vai à Escola", do ESERO (Ciência Viva/ESA), deslocou-se à nossa escola o Prof. Dr. Pedro Abreu para realizar uma palestra sobre Astronomia e sobre a constituição da matéria e a estrutura do Universo, destinada ao 7º ano. Todas as turmas compareceram no Auditório A, às 8h30min, acompanhadas pelos vários professores. Os alunos puderam ouvir, durante cerca de uma hora, o orador e puseram várias questões no final, no que se constituiu como um momento inspirador. De realçar a boa participação dos alunos e o seu comportamento. 

A repetir! 

A Campanha "Papel por Alimentos" é uma ação promovida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, com contornos ambientais e de solidariedade: todo o papel recolhido é convertido em produtos alimentares a distribuir pelos mais carenciados.

O valor obtido pela venda do papel a operadores de resíduos certificados, é convertido pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome em produtos alimentares básicos para distribuir localmente.

Participem!

Atividade Interna do Desporto Escolar

Realizou-se no dia 11 de outubro, pelas 14h30, um torneio de "Bola ao Castelo", no âmbito da Atividade Interna do Desporto Escolar. Estiveram envolvidos 24 alunos do 7º ano (turmas A, B, C, D). 

Orçamento participativo - Proposta Jovem

Está a decorrer a votação de projetos no âmbito do Orçamento Participativo de Torres Vedras – Proposta Jovem, até dia 31 de Outubro.

Os alunos do atual 8º ano (7º ano 22/23), preocupados com a nossa escola, fizeram uma proposta - Projeto 75 Construção e recuperação de Telheiros no Externato de Penafirme  - pretendendo financiamento para a mesma.

Como votar?

1º - Registo no ideia jovem:  Inscrição no OP submetendo a autorização dos pais em pdf ou jpeg, guardando a password de acesso à plataforma.

2º - Aguardar a validação do registo (1 ou 2 dias)

3º - Aceder à plataforma, com a password pessoal e VOTAR (no projeto 75)


Peregrinação Nacional das Escola Católicas 

As escolas católicas realizam a VI peregrinação nacional a Fátima, a 06 de outubro, cumprindo uma tradição iniciada em 2012, com a finalidade de “congregar as instituições na oração e na comunhão, junto de Maria”.

A iniciativa tem como lema «Com Maria, um Pacto de esperança» e pretende reforçar nos participantes (alunos, educadores docentes e não docentes, famílias, voluntários) a sua “identificação comum com o ideário da escola católica”.

6º Encontro Internacional de Desenho de Rua - Torres Vedras "Linhas que se Cruzam". 

Os nossos alunos participaram no 6º Encontro Internacional de Desenho de Rua no dia 6 de outubro, tendo como tema as "Linhas que se Cruzam", uma atividade organizada pela Camara Municipal de Torres Vedras

A última edição ocorreu no ano de 2019, tendo havido um interregno promovido pelo período de pandemia (COVID19). À semelhança das edições anteriores, este 6º encontro proporcionou momentos de partilha entre desenhadores do Brasil, Espanha e Portugal, países de origem dos formadores convidados. Para além dos participantes inscritos, o dia 6 foi dedicado às escolas, permitindo a estudantes das mais variadas idades, e áreas de ensino, o contacto com o desenho de rua/urban sketching, que é neste momento um fenómeno de dimensão mundial, contando com um elevado número de praticantes que através do desenho vão registando nos seus cadernos, os lugares e os acontecimentos do quotidiano.

Alunas do Externato de Penafirme representam Portugal na “Expo-Science International”, no Luxemburgo.

Na sequência do prémio ganho em junho passado, na Mostra Nacional da Ciência, no Porto, as ex-alunas Inês Cruz e Inês Morais (agora alunas universitárias) participaram e representaram Portugal na Feira Internacional da Ciência (LISE), no Luxemburgo. Assim, entre os dias 27 de setembro e 1 de outubro apresentaram o trabalho:" Biodiversidade da zona intertidal da Praia Azul e da Praia de Assenta", inserido no projeto  "Conhecer para preservar - o ouriço-do-mar".


Construção de uma árvore com materiais reciclados. 

Realizada pelos alunos dos cursos profissionais do Campus Penafirme, com o apoio dos seus formadores e professores. 

Em exposição na Fábrica das Histórias em Torres vedras. 

Visitem-na!


Educação para a Cidadania e as Forças Armadas - Alunos do 9º ano participaram na atividade organizada pela CMTV e as Forças Armadas.

A sessão decorreu no dia 27 de setembro, no Externato de Penafirme, no Auditório A, com o objetivo geral de promover a imagem de umas Forças Armadas credíveis, mais próximas dos cidadãos e mais abertas à sociedade, divulgando, simultaneamente, as possíveis saídas profissionais nestes ramos.

Dia europeu do desporto na escola 

 para comemorar o Dia europeu do desporto na escola os alunos tiveram aula de hip-hop e aula multidisciplinar.