Este é o grupo de MENTORES deste ano.
Responderam afirmativamente ao convite lançado e, na quarta-feira, dia 26, tiveram a sua formação inicial.
Preparados com esta formação, de coração disponível, e com estes largos sorrisos, vão abraçar este projeto já a partir da próxima semana.
Cada um destes mentores, alunos voluntários do 12º ano, terá um aluno do 5º ou 6º ano para ajudar ao longo deste ano letivo. Terão o apoio das equipas educativas e das psicólogas Carla Duarte e Ana Pina. A todos desejamos um excelente trabalho.
Corina Lozovan, ex. aluna do Externato, "trouxe o Mundo" até nós, no passado dia 27 de Novembro.
“Active voices, bright choices: Holding the Planet” foi o tema que reuniu, na nossa escola alunos, do ensino secundário, Portugueses, Holandeses, Búlgaros e Finlandeses, num projeto de intercâmbio com o apadrinhamento da União Europeia. Ao longo desta semana os alunos realizaram atividades relacionadas com a importância de cuidar do nosso planeta. Os alunos tiveram oportunidade de assistir a uma palestra sobre o Oceano e em trabalho de grupo elaboraram um Padlet sobre a temática. Com a colaboração do Centro de Educação Ambiental, os alunos participaram numa atividade de preservação das dunas. Em Torres Vedras fizeram um City Game e entrevistas.Tiveram ainda oportunidade de visitar Lisboa e realizar uma aula de Surf na praia de Santa Rita. A semana passou "a correr" mas foi de aprendizagens, partilha e enriquecimento pessoal e cultural. Agora é aguardar, com a mesma vontade de conhecer outras culturas e reencontrar as amizades europeias, que o nosso país aproximou. "See you soon"!
No passado dia 21 de novembro, os alunos do 12.o CSLH realizaram uma recolha solidária de alimentos com o objetivo de reforçar a Despensa Solidária da escola, destinada a apoiar os estudantes mais carenciados da nossa comunidade educativa. A iniciativa decorreu ao longo do dia nos supermercados Intermarché da Silveira, Pingo Doce da Silveira, Intermarché do Sobreiro Curvo e Mercadinho da Praia (Santa Cruz), que acolheram este projeto de forma generosa. Todos os membros da turma participaram ativamente, contribuindo para o sucesso da ação. A escola agradece profundamente a colaboração dos supermercados envolvidos e a generosidade de todos os que se associaram a esta causa.
Comemora-se hoje, dia 24 de novembro, o Dia Nacional da Cultura Científica e por isso começa também hoje a semana da Ciência e Tecnologia 2025.
Desde 1996 e por proposta do então Ministro da Ciência, José Mariano Gago, é instituído o Dia da Cultura Científica a 24 de novembro, dia do Nascimento de Rómulo de Carvalho. Este professor de Física e Química, também conhecido por António Gedeão (autor do famoso poema – Pedra Filosofal, entre outros), para além de pedagogo e professor, foi um importante divulgador da Ciência, lançando muitos livros das coleções de “Ciência para gente nova” e “Cadernos de iniciação científica” e foi também Historiador da Ciência, dedicando-se à História do Gabinete de Física do século XVIII, na Universidade de Coimbra.
A propósito desta comemoração, a Agência Ciência Viva promove a Semana da Ciência e Tecnologia 2025, coordenando mais de 900 eventos, dinamizados pelas universidades e centros de investigação. O objetivo da Agência Ciência Viva é dar a conhecer os cientistas nacionais, o que investigam e os seus contributos para o avanço do conhecimento e o bem-estar da sociedade. Para saber mais sobre estas atividades devem ir a: https://www.cienciaviva.pt/semanact/2025/. Estão disponíveis para o público palestras, exposições, cafés de ciência e atividades experimentais.
No dia 17 de novembro, os alunos do 10.º AVCT e 10.º CT do Externato de Penafirme participaram numa saída de campo organizada no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia. A atividade integrou-se no projeto “Ciência, o que se faz por cá? | SHN”, inserido no evento municipal “Novembro – Mês da Ciência e Tecnologia”, promovido pelo Programa Educativo da Câmara Municipal de Torres Vedras.
A visita começou pela Praia Azul, um dos locais mais emblemáticos do litoral torriense pela sua relevância geológica. Acompanhados pelo paleontólogo Bruno Camilo, os alunos observaram formações rochosas, fósseis e evidências de processos sedimentares que ajudam a reconstruir a história geológica da região. A explicação do paleontólogo permitiu compreender, de forma clara e prática, como os vestígios preservados nas rochas revelam ambientes antigos e transformações ocorridas ao longo de milhões de anos.
De seguida, o grupo visitou o Laboratório da Sociedade de História Natural de Torres Vedras, onde teve oportunidade de conhecer diferentes coleções científicas e assistir à apresentação de métodos utilizados na preparação e estudo de fósseis. Os alunos puderam perceber a importância do trabalho laboratorial para a investigação científica, assim como o valor da preservação do património natural e paleontológico do concelho. Tiveram ainda a oportunidade de experimentar a limpeza de fósseis, utilizando ferramentas simples para remover sedimentos e observar de perto o delicado processo de preparação paleontológica.
A atividade revelou-se uma experiência enriquecedora, permitindo aos estudantes aplicar conhecimentos adquiridos em aula, desenvolver o espírito crítico e despertar maior interesse pelas geociências. Mais do que uma simples visita, esta saída de campo reforçou a ligação entre ciência, território e cidadania, mostrando aos jovens o que se faz “por cá” no universo da investigação científica.
No dia 13 de novembro, os alunos do 8.⁰ ano assistiram à peça "A poesia não é tão rara como parece", pela companhia de teatro EDUCA.
Foi um momento de consolidação das aprendizagens realizadas nas aulas de Português sobre o Texto Poético e, ao mesmo tempo, uma forma diferente de aprender.
O contacto com a expressão dramática é sempre muito importante e divertido!
O Externato de Penafirme esteve presente na Feira de Ciência no âmbito do Made in. Este evento, organizado pelo Município nas antigas instalações do Instituto do Vinho e da Vinha em Torres Vedras, teve lugar neste último sábado, dia 8 de novembro. Esta feira de Ciência, realizada no âmbito do programa “Novembro - Mês da Ciência e Tecnologia”, reuniu Clubes de Ciência, empresas e diversas entidades num espaço de descoberta e experimentação.
Do Externato de Penafirme estiveram presentes alguns alunos das turmas CT1, CT2 do 11º ano e do 12º CT, com trabalhos de Biologia e Geologia e Física e Química A. Agradecemos aos alunos presentes e à disponibilidade dos seus pais.
O Externato de Penafirme integra o Programa educativo “Escola Azul” desde janeiro de 2020. Em cada ano temos 2 alunos embaixadores da “Escola Azul”. Este ano terminaram funções a Natália Takata e o Andrei Caminschi, presentemente no 9º H e foram nomeados a Ana Rita Oliveira do 8º D e o Hugo Fernandes do 8º C.
Agradecemos o bom trabalho realizado pela Natália e pelo Andrei e desejamos um bom mandato aos novos embaixadores Ana Rita e Hugo.
Que uns e outros tenham sempre o mar como horizonte nas suas vidas!
Em comemoração dos 50 anos do Externato de Penafirme, no dia 4 de novembro de 2025, os alunos do 12º ano dos CCH receberam a Dr.ª Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar Contra a Fome. Numa enriquecedora conferência a mesma alertou aos alunos sobre a importância da compaixão e empatia para com o outro.
Pouco se fala sobre a compaixão, esta que não passa de uma palavra referente a uma das maiores virtudes que o ser humano pode possuir: a capacidade de compreender o sofrimento alheio e ser capaz de estender um braço amigo, não mostrando superioridade mas sim genuinidade para com alguém que precisa.
Desta forma, a sociedade em que vivemos parece tornar-se constantemente mais narcisista, esquecendo-se de observar o mundo ao seu redor, demonstrando-se mais preocupada em assuntos fúteis e aparências do que no colega que temos ao lado que pode passar por dificuldades que ninguém pondera. Podemos culpar as redes sociais pelo distanciamento emocional, o quotidiano cada vez mais acelerado, ou até a competitividade excessiva que a atual organização social requer, no entanto, o foco não está em encontrar razões, mas sim compreender a magnitude do problema da progressiva perda de sensibilidade diante da dor humana.
Na verdade, todos nós enfrentamos batalhas e muitas passam despercebidas. Tal como a Dr.ª Isabel Jonet referia, não é preciso ser um herói, é apenas necessário possuir um ouvido atento e uma mão pronta a ajudar. São assim, os pequenos gestos que têm o poder transformador na vida de alguém.
Por conseguinte, a compaixão não é um ato de honra ou grandiosidade, mas sim uma conduta autêntica, que fortalece laços e que potencia um mundo mais gentil e humano. Além disso, nunca será apenas sobre ajudar o outro, mas também sobre cultivar a paz e encontrar um propósito próprio.
Mariana Simões 12CSLH
8 de novembro de 2025 | sábado | 15h00 às 20h00
Informações e programa em: https://www.cm-tvedras.pt/agenda/detalhes/202397
No passado dia 5 de novembro, tomaram posse os novos órgãos sociais da Associação de Estudantes do Externato de Penafirme, numa sessão presidida pela Presidente eleita da Assembleia Geral, Diana Cordeiro (12.º LH), que contou com a presença do Sr. Diretor.
A nova direção da AE será liderada pela aluna Marta Chaves (12.º CSLH).
Este projeto é uma iniciativa da turma do 12º CSLH que à semelhança de outros anos vai estar no dia 21 de Novembro a recolher alimentos nos supermercados da nossa zona ( Intermarché da Silveira e do Sobreiro Curvo, Pingo Doce da Silveira e Meu Super de Santa Cruz). Contamos com a partilha de todos para tornar o Natal de TODOS mais quente e bonito.
No final de setembro, os alunos do 7.º ano participaram numa saída de campo à Praia da Vigia, uma atividade prática integrada no estudo da paisagem geológica envolvente.
Durante a visita, os alunos observaram e desenharam as diferentes formações rochosas, identificaram tipos de rochas e analisaram os processos de meteorização/erosão que moldam as arribas da costa. A atividade permitiu relacionar os conteúdos das aulas com exemplos reais da paisagem local.
Além das observações geológicas, os alunos tiveram também a oportunidade de medir a variação do tamanho da sombra de uma vara e da sua posição ao longo do dia. Esta atividade permite compreender os princípios da construção de um relógio de sol e da orientação pelo sol e pela utilização da bússola, aplicando no terreno os conhecimentos de físico-química.
Uma aprendizagem interdisciplinar que uniu a ciência, observação e trabalho em equipa.
Os alunos do 6º ano participaram no dia 17 de outubro, 6ª feira, na atividade "A Mochila do Soldado", dinamizada pela disciplina de HGP.
A atividade decorreu no Auditório A, das 9:40h às 11:15h. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer um pouco melhor a história das Invasões Francesas, cujo desenrolar também passou pela cidade de Torres Vedras.
Os alunos do 6º ano participaram no dia 16 de outubro, 5ª feira, na comemoração do Dia da Alimentação, com a visita à Escola Profissional SEMINFOR.
As atividades realizadas incluíram conhecer as instalações e atividades dos cursos de Cozinha e Pastelaria. Estas visitas foram acompanhadas por dois formandos finalistas, que explicaram todo o funcionamento e regras.
No final tiveram oportunidade de degustar um lanche saudável, preparado pelos referidos cursos.
Estás no 12° ano num dos cursos científico humanísticos? Gostavas de ter uma experiência de voluntariado?
O que esperas para te inscreveres como mentor?
As inscrições já estão abertas!
Esperamos por ti!
Esta exposição reúne os trabalhos realizados pelos alunos do 8.º ano, no âmbito da atividade de diagnóstico da disciplina de Educação Visual em colaboração com a Equipa Educativa. O principal objetivo desta atividade foi explorar a expressividade dos olhos e da boca, elementos essenciais na comunicação visual e emocional.
Os alunos foram desafiados a experimentar diferentes formas, cores e técnicas gráficas para representar emoções, sentimentos e atitudes. A cor e a forma foram exploradas como meios expressivos, capazes de transformar um simples olhar ou sorriso em algo profundamente comunicativo e pessoal.
Cada trabalho exposto revela a interpretação individual de cada aluno (autorretrato), mostrando não só o seu domínio técnico inicial, mas também a sua sensibilidade artística e criatividade. Esta mostra é, assim, um reflexo da diversidade de olhares, emoções e estilos que compõem o universo visual dos nossos “Monstros”.
Terá lugar no dia 19 de outubro uma caminhada solidária com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância do despiste precoce do cancro da mama, promovida pelo movimento vencer e viver.
Este evento, que tem vindo a crescer ano após ano, reverte na íntegra os seus resultados a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, constituindo uma oportunidade única para unir esforços para uma causa de grande relevância social e de saúde pública.
Deixamos o convite para marcar presença no próximo domingo , dia 28, pelas 15.30h, neste evento que comemora os 500 anos do nascimento de Luíz Vaz de Camões . Será na sala da Azenha, com INOPINATUM, associação cultural, que descreve assim o evento:" Canções de amor e bravura, e uma história criada a partir de sonetos e excertos de obras de Luís Vaz de Camões, entrelaçada com obras da música antiga de Jonh Dowland, Cancioneiros portugueses, Wulliam Lawer, entre outros. A interpretação é de João Francisco,-voz, Tiago da Neta-declamação, alaúde e guitarra e Débora Bessa- flautas" .