Uma Vida com Projeto - um Projeto para a Vida (com os outros)

Notícias 

25 de abril 50 anos 

O Externato obteve quatro prémios no concurso promovido pela SPGL, na categoria de cartaz com o tema "25 de abril 50 anos".

Dois primeiros prémios: Ana Matos e Bruna Antunes 

Duas Menções Honrosas: Pedro Mendes e Tiago Ribeiro. 

Os cartazes foram feitos pelos alunos de  12 ano, na disciplina de Oficina de Multimédia (AV, LH e CT), sob orientação do professor Hélio Gomes.

Muitos parabéns!

Programa ECOVALOR

Ao longo do ano letivo, o Externato de Penafirme participou no concurso “Separa e ganha no azul” e “Separa e ganha no amarelo”, promovido pela ValorSul.

Foram recolhidos 5 587 kg de resíduos dos ecopontos junto ao Seminário de Penafirme. Destes, 1499 kg eram de embalagens de plástico e metal e 4088 kg eram de embalagens de papel e cartão, que se traduziram num prémio no valor de 238 €.

O objetivo de aumentar as taxas de separação destes resíduos foi alcançado!

Muito obrigada a todos os que colaboraram nesta recolha!

1º Lugar nacional no concurso de matemática PANGEA

 No passado sábado, dia 15 de junho, decorreu a entrega de prémios do concurso de matemática PANGEA.

A cerimónia realizou-se no Grande Auditório do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

É com muito gosto que informo que o nosso aluno Henrique Gomes, do 8ºI, foi o primeiro classificado do 8º ano, a nível nacional!

Muitos Parabéns ao Henrique pelo seu desempenho, interesse e dedicação!

“Nas férias, mergulha na leitura”

Em dias que já sabem a descanso, a Biblioteca Escolar convida a “mergulhar na leitura” — uma forma de lembrar que as férias são uma excelente oportunidade para ler mais, descobrir novos livros, outros estilos, outros autores.

À entrada da Biblioteca, encontram-se algumas sugestões na exposição “O Livro+”, onde continuam em destaque as obras mais votadas pelos alunos, em várias turmas, no âmbito das apresentações orais das aulas de português.

Votos de boas férias da Biblioteca Escolar!

No passado dia 14 de junho foi inaugurada a concretização do projeto 75 da 7ª edição do Orçamento Participativo de Torres Vedras, denominado “Construção e recuperação de Telheiros no Externato de Penafirme”.

O projeto foi submetido em 2023 na tipologia “Ideia Jovem” pelo proponente Santiago Franco, aluno da escola, tendo construído a proposta com colegas de turma no âmbito do Jogo do Município do projeto My Polis, cujos representantes se encontravam também no local.

Presente esteve também a vereadora da Juventude da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, que usou da palavra para felicitar os alunos que são “um exemplo para outros jovens” por terem reconhecido uma necessidade na sua escola, imaginado uma solução e tomado a iniciativa para a sua concretização.

A vereadora acrescentou que a Câmara Municipal visa fomentar “um ecossistema de participação que começa muito cedo, com o Conselho das Crianças, e que se estende longitudinalmente a todos os cidadãos ao longo de um continuum etário, convidando-os a pensar sobre o local onde habitam”. “Todos somos atores de transformação”, referiu, acrescentando que o exercício de cidadania começa pela escuta e atenção para que se identifiquem as necessidades existentes, de modo a criar a mobilização para transformar.

Na sua intervenção, o diretor pedagógico do Externato de Penafirme, o padre Carlos Silva, referiu que “há sempre uma parte do mundo que está ao nosso alcance para mudar, conservar ou arranjar. Este telheiro é prova deste ensinamento.”

Este projeto, que visava a reparação e expansão da zona de cobertura existente para proteção dos alunos enquanto aguardam pela chegada dos autocarros, representa um investimento de 9.779€.

Pré-inscrição Ensino Articulado de Dança Academia Espaço Dança de Torres Vedras 

Estão abertas as pré-inscrições para o ensino articulado de dança


Todos à Escola - preparativos (alguns) 

Caminhada e atividade de Plogging - 7.º ano

No dia 7 de junho, o 7.º ano fez uma caminhada ao pinhal do seixo. À chegada tinham a mesa posta com o lanche que trouxeram para partilhar. Após a lauta refeição, os Delegados de Turma organizaram os restantes colegas numa atividade de plogging, tendo sido recolhidos cerca de 70kg de lixo no pinhal em pouco mais de 1h30min. 

Atividades Desportivas - 7.º ano, realizadas no dia 11 de junho 

S. Martinho do Porto || Alunos com ACS do Campus de Penafirme

 No passado dia 29 de maio, 16 alunos com Adaptações Curriculares Significativas, do Campus de Penafirme, fizeram a sua Visita Final de Ano a S. Martinho do Porto. Saíram da escola pelas 8h30 da manhã em direção à Estação de Comboios de Torres Vedras. Aí compraram os seus bilhetes e aguardaram a chegada do comboio que os ia transportar à tão esperada praia.

Os alunos palmilharam a zona costeira da baía de S. Martinho e banharam-se nas águas transparentes daquele local idílico. Fizeram um piquenique num dos parques e desfrutaram do contacto com os pares e professoras entre jogos e brincadeiras.

Foi uma atividade significativa para estes 16 alunos, permitiu-lhes desfrutar de novas experiências e contribuiu para a sua crescente autonomia e construção pessoal.

Por tudo isto, agradecemos de forma sentida ao Rotary Club de Torres Vedras, que colaborou financeiramente para que este desejo pudesse tornar-se realidade!

Ação limpeza do espaço escolar - 10.º LH 

Atividade Interna do Desporto Escolar

Realizou-se no dia 29 de maio, pelas 14h30, um torneio de Futsal do 8ºano, no âmbito da Atividade Interna do Desporto Escolar. 

Assembleia de Transformadores Sociais

Realizou-se no dia 28 de maio a Assembleia Municipal "My Polis", que concluiu o projeto abraçado pelos alunos do 7.º ano na disciplina de Cidadania.

Os representantes das turmas apresentaram de forma exemplar os projetos, com temas tão diversificados como o bem-estar animal, compostagem, condições laborais dos imigrantes, violência doméstica, desperdício de comida na cantina, mobilidade sustentável e segura, entre outros.

Da parte da autarquia, ficou a promessa de continuar esta aventura no próximo ano, dando seguimento e apoio às propostas apresentadas.

Campeonato Nacional de Ténis de Mesa

Gonçalo Conceição (12º CS) é Vice-campeão Nacional!!

Decorreu em Lagoa, Algarve, de 23 a 26 de maio, o Campeonato Nacional de Ténis de Mesa. O Externato, este ano, esteve apenas representado por um aluno que havia conseguido o apuramento no Campeonato Regional. Gonçalo Conceição, do 12º CS, conseguiu levar de vencida todos os adversários, à exceção do vencedor, sagrando-se, assim, Vice-campeão Nacional de Juvenis masculinos.

Alunas do Externato de Penafirme vão à Mostra Nacional de Ciência

Ao longo deste ano letivo, as alunas Carolina Gomes, Inês Esteves e Iara Marques do 12º CT2, desenvolveram um projeto extracurricular intitulado: “Gestão de resíduos, um problema ou soluções à vista?”. Foi um projeto científico em que trabalharam as soluções para os resíduos, nomeadamente a compostagem. Fizeram compostagem termofílica, vermicompostagem e compostagem Bokashi, tentando perceber qual a solução ideal para utilizar nas nossas casas e na escola. Paralelamente, foram a aulas das turmas do 12º ano e à turma I do 8º ano para aplicarem um questionário sobre a gestão dos resíduos em casa e para fazerem a divulgação da importância de darmos um destino correto aos nossos lixos e de aplicarmos os 3 R´s.

Este trabalho foi submetido ao Concurso Nacional dos Jovens Cientistas e Investigadores e foi apurado para a final nacional. O evento, Mostra Nacional da Ciência, decorreu na Alfândega do Porto, de 23 a 25 de maio último, e contou com cerca de 100 projetos de todo o país, de todas as áreas científicas e tecnológicas.

As alunas tiveram oportunidade de explicar o seu projeto aos membros do júri e aos visitantes da Mostra e de, paralelamente conhecer outros projetos, assistir a palestras, conviver com jovens de todo o país e terem muitos momentos de diversão na encantadora cidade do Porto!

Parabéns às 3 alunas pelo apuramento para esta final!

Queremos agradecer a todas as pessoas envolvidas, em especial ao Município de Torres Vedras, pelo apoio logístico no desenvolvimento do projeto e na participação desta Mostra, ao SMAS e à Valorsul.

Escola de Música: pré-inscrição

Estão abertas as pré-inscrições para o ensino articulado de música

Escola de Dança: pré-inscrição  

Estão abertas as pré-inscrições para o ensino articulado de dança

Visita de estudo 

As turmas do 12.º ano participaram no dia 22 de maio numa visita de estudo a Lisboa. Durante a manhã, os alunos percorreram um roteiro pessoano e resolveram alguns desafios matemáticos. À tarde a turma de CS visitou o Museu do Dinheiro, a de LHAV o Museu do Tesouro Real e as de CT o Planetário. 

Pintura do Sumidouro 

Está  a decorrer a pintura do sumidouro na nossa escola.

Integrado no concurso: O Mar Começa Aqui — 2023/2024, promovido pela ABAAE (Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação ),  alunas do 8º ano pintam o chão  de forma a alertar a população em geral para as consequências negativas  da deposição de resíduos  nos sumidouros.

O desenho submetido a concurso foi o da Beatriz Santos do 8ºG.

Esperamos expectantes pelo final da pintura.

Taça do Desporto Escolar (Unicef)

No passado dia 21 de maio, realizou-se a fase regional da Taça do Desporto Escolar, na Escola Secundária Raúl Proença (Caldas da Rainha).

O Externato de Penafirme, foi representado por vários alunos das turmas do 7.º C, D e I, competindo com outras escolas em 4 modalidades desportivas (Ginástica, Futebol, Voleibol e Badminton).

Destaca-se a forma entusiasta e empenhada que os nossos alunos demonstraram nos momentos de competição, bem como no apoio fervoroso que deram uns aos outros enquanto assistiam aos jogos dos colegas que estavam a competir.

O Grupo de Educação Física

Campanha do Pirilampo Mágico

Ainda decorre até à próxima segunda-feira, a campanha do Pirilampo Mágico! Os pontos de venda são na Zona E ( Sr. Carlos e D. Odete) e Zona F (D. Ana).

A Escrita Criativa também celebrou o Dia da Escola Azul

A "Escrita Criativa" é um projeto dinâmico onde trabalhamos a criatividade,

a concentração, a escrita e o sentido estético. Decorre às segundas-feiras à tarde, com 7 alunos de 2.º Ciclo. 

Neste dia 20 de maio, decidimos celebrar o Dia da Escola Azul, realizando uma "nuvem de palavras" com termos relacionados com esta temática - ver foto.

Construímos ainda um "Caça-Palavras", que vos desafiamos a resolver: https://learningapps.org/view35787518

Não se esqueçam de cuidar dos oceanos: são responsáveis por metade da produção de oxigénio e alimentam grande parte da população mundial!

Os alunos da escrita criativa e a prof. Anabela Pinto

Olimpíadas da Química Junior - Final Nacional

No passado dia 18 de maio, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, decorreu a Final Nacional das Olimpíadas Portuguesas de Química Júnior, nas quais a equipa “Protões”, constituída pelos alunos Catarina Silva do 8ºH, Lucas Mendes e Tatiana Marques do 9ºA, foi apurada para disputar a final nacional.

Foi um dia muito especial, dinâmico e desafiante, marcado pelas fortes emoções que sentimos desde a viagem até à entrega dos prémios! Nesta fase, competimos com 22 equipas vindas de todo o país e regiões autónomas, o que nos permitiu fazer diversas amizades novas.

Logo após a nossa chegada, foi nos dado um lanche e diversas lembranças. Posteriormente, fomos reencaminhados para realizar a prova prática e, mais tarde, para a teórica, que apresentava um grau de dificuldade elevado, sentido por todas as equipas.

Após o almoço, assistimos à entrega dos prémios, marcada pelas fortes emoções que sentimos! Mesmo não tendo alcançado um lugar no pódio, ficamos muito felizes de ter participado nesta fase, pois demos o nosso melhor, esforçamo-nos e unimo-nos como equipa!! Foi uma experiência muito enriquecedora, onde pudemos aplicar os nossos conhecimentos, conhecer pessoas e universidades novas e mais importante que tudo, nos divertir!

Queremos agradecer a todos os professores envolvidos e aos professores que nos acompanharam por todos os momentos inesquecíveis, divertidos e marcantes que passamos juntos, bem como o tempo dedicado, boa disposição e segurança. E ao Externato por nos ter proporcionado esta maravilhosa aventura!

Tatiana Marques, 9º A

 A caminho das competições internacionais 

A Joana Silva do 11º ano participou na Final Nacional das Olimpíadas da Física, no passado dia 18 de maio, na Figueira da Foz, o seu excelente desempenho, permitiu-lhe ser selecionada para a equipa de alunos que poderão participar nas Olimpíadas Internacionais de Física e para as Olimpíadas Ibero-Americanas, em representação de Portugal nestas provas. Os 20 alunos selecionados de entre todas as escolas do continente e ilhas, serão preparados na escola Quark, em Coimbra, durante o próximo ano letivo, através da aprendizagem de conteúdos mais avançados de Física. 

Muitos Parabéns à Joana pelo seu empenho e dedicação. 

Boa sorte para esta nova etapa! Continua a voar bem alto!

O nosso teatro na EITV

No sábado dia 18 de maio, a nossa escola esteve muito bem representada no Festival Interescolar de Teatro na Escola Internacional de Torres Vedras.

Excelente acolhimento, boas instalações , grandes momentos de partilha do trabalho preparado por várias escolas do Concelho e apoiadas pela CMTV.

Parabéns ao nosso clube de teatro com a sua peça: A Minha avó contou-me! e ao trabalho de coro dos alunos voluntários do 6ºC e do professor Carlos Pedro Alves.

Desafio Escola Azul 2024

Todos os anos, as escolas que pertencem ao Programa Escola Azul, são desafiadas a responder a um desafio, de forma a comemorar o dia Escola Azul ou um dos dias comemorativos do Oceano.

Este ano, cada escola deveria criar um Projeto Artístico sobre um tema ligado ao Oceano, que ficasse visível para toda a Comunidade Educativa.

Durante o Intercâmbio com a escola de Montoro (Córdova – Espanha), que se realizou entre os dias 8 e 12 de abril de 2024, um grupo de alunos do 8º ano, em conjunto com os seus parceiros espanhóis e os nossos Embaixadores Escola Azul, desenvolveram atividades que culminaram numa Instalação Artística colocada na Sala de Estudo do Secundário (Zona H).

Convidamos toda a Comunidade Educativa a visitar a Instalação artística – A Onda

Podem fazê-lo na Sala de Estudo do Secundário (Zona H) ou vendo o filme que foi desenvolvido para assinalar a data. 

https://youtu.be/fLrx8nO7TQo

Concurso de Matemática PANGEA

 No dia 11 de maio, realizou-se no ISCTE, a Final do Concurso de Matemática PANGEA, na qual estiveram presentes os alunos Maria Margarida Fernandes do 5ºF e Henrique Gomes do 8ºI.

A prova tem a duração de 1 hora e consiste na realização de um teste individual com 15 perguntas de escolha múltipla, onde o nível de dificuldade é crescente.

Os resultados serão conhecidos no final do mês de maio.

Parabéns aos alunos pelo empenho e dedicação!

Torneio de Basquet 3x3

No passado dia 14 de maio realizou-se o tradicional Torneio de Basquet 3X3 no pavilhão desportivo da nossa escola, com a impressionante participação de 56 equipas de todas as idades.

Foi uma manhã muito intensa, com muitos jogos em simultâneo, onde todos tiveram a oportunidade de jogar, arbitrar ou simplesmente apoiar as suas equipas favoritas. 

A iniciativa partiu da Associação de Estudantes em conjunto com o grupo de professores de Educação Física. 

Agradecemos a todos os alunos, professores e funcionários que colaboraram nesta iniciativa, que tem já tradição na nossa escola e que tem cada vez mais participantes; este encontro de jovens desportistas proporcionou aos alunos a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o ano letivo e contribuiu para o desenvolvimento de várias competências transversais essenciais ao seu crescimento e desenvolvimento global.

Parabéns a todos, aos que ganharam e aos que perderam, pelo entusiasmo e desportivismo que demonstraram durante esta manhã desportiva!

Atividade Interna do Desporto Escolar

Realizou-se no dia 15 de maio, pelas 14h30, um torneio de Futsal do 2º ciclo, no âmbito da Atividade Interna do Desporto Escolar.

Visita de Estudo ao CERN e a Genebra

 Desde 2015, sensivelmente a cada dois anos, o Departamento de Ciências Experimentais e de Informática organiza a Visita de Estudo a Genebra e ao CERN. 

De 1 a 4 de maio deste ano, 20 alunos deslocaram-se de avião para Genebra, para a Visita de Estudo a Genebra e ao CERN, acompanhados pelos professores Carmelina Santos e Nuno Bettencourt. A professora Isabel Corte-real também pertencia à comitiva, acompanhando o seu filho, Martin.

Logo no dia da viagem de ida, após o check-in no Hostel, os alunos visitaram o Museu da História das Ciências e puderam passear um pouco pela cidade.

No dia 2 de maio, os alunos visitaram o "Science Gateway", a novíssima exposição interativa do CERN (inaugurada em outubro de 2023), e assistiram ao espetáculo de ciência "Proton Express". Na exposição puderam explorar não só aspetos relevantes sobre as teorias e funcionamento das várias experiências que decorrem no CERN, mas também descobrir um pouco mais sobre os mistérios que a Física Quântica e a Astrofísica encerram.

À hora de almoço, os alunos reuniram, de forma informal, com o investigador português André David, sediado no CERN já há alguns anos.

Da parte da tarde, a comitiva foi recebida na Residência Oficial do Sr. Embaixador de Portugal junto das Nações Unidas e das Organizações Internacionais, Dr. Rui Macieira. Seguidamente o grupo visitou ainda o Museu da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

No dia 3 de maio, os alunos visitaram o Departamento de Física da Universidade de Genebra, da parte da manhã, onde puderam contactar com investigadores e conhecer o seu trabalho, nas Ciências do Espaço e da Física de Partículas.

Da parte da tarde, os alunos resolveram um Peddy-paper (também ele uma inovação) sobre a cidade de Genebra, que os "obrigou" a caminhar pela "Cidade velha", conhecer algumas particularidades e história da cidade e do país, atravessar o lago de barco... e alguns ainda foram ver o Jardim Botânico!!

Para o dia de retorno, estava reservada a Visita Guiada ao CERN. O nosso guia, Dr. Malik Aliev, mostrou-nos vários locais no CERN: o Centro de Controlo da experiência ATLAS, o Centro de Controlo do CERN (controla o feixe principal) e ainda o Centro de testes criogénico SM-18. Tivemos autorização para almoçar na cantina do CERN e visitamos ainda (por nossa conta...), o edifício de investigação 40, dedicado aos quatro grandes detetores do LHC.

Houve ainda algum tempo para fotografias e despedimo-nos do CERN para rumar ao aeroporto.

Após o check-in de segurança, ainda houve tempo para que um dos alunos participantes pudesse brindar todos os presentes com cerca de 15 minutos ao piano, no Montreux Jazz Café do Aeroporto! Um momento bem especial! Parabéns, Prestes!

Chegados a Portugal, onde as famílias aguardavam pacientemente os alunos, muitos referiram, emocionados, que fora uma grande experiência!

  "Desde 2015, foi a quinta vez que fomos a Genebra e ao CERN. Foi a mais participada, mais preenchida e, porventura, mais rica das vezes!" - Nuno Bettencourt

Prestes ao Piano!.mp4

À volta dos livros

O livro e a leitura têm sido, por estes dias, o foco de várias atividades da nossa escola.

Durante a semana passada, a Feira do Livro regressou à Biblioteca Escolar e quem a visitou ainda pôde apreciar à entrada os livros sobre o 25 de Abril da exposição “Abril – Imagens e Palavras à Solta“, preparada para a semana EXTP por algumas turmas do Secundário.

Antes disso, na Semana EXTP, decorreram a 22 de abril os V Desafios Literários (sessões de apresentações orais de livros, com a participação de vários anos e turmas) e a comemoração do Dia Mundial do Livro. Neste dia (23 de abril), um pouco por toda a escola, alunos, professores e funcionários corresponderam ao convite lançado pela Biblioteca Escolar e pararam para ler durante 10 minutos, entre as 10h00 e as 10h10.

Muitas oportunidades para crescer com os livros e perceber que também através deles nos podemos sentir livres.

Festival Interescolar de Teatro / Open Day - Escola Internacional de Torres Vedras - 18 de maio 

No dia 18 de maio, ocorrerá o Festival Interescolar de Teatro / Open Day - na Escola Internacional de Torres Vedras, onde o Clube de Teatro do CAP/ Externato de Penafirme irá participar. 

Programa da atividade (a entrada é livre e aberta a quem quiser participar). 

Atividades a decorrer em permanência 

Agora Escolhe!

No dia 8 de maio, os alunos do 9º ano tiveram oportunidade de visitar a 8.ª edição do evento “Agora Escolhe!” – uma mostra de oferta formativa e orientação vocacional, para o prosseguimento de estudos no 10.º ano de escolaridade. Para além da informação recolhida, os alunos puderam participar nalgumas atividades dinamizadas pelos diversos estabelecimentos de ensino situados no Concelho de Torres Vedras, onde não faltou a presença do Externato de Penafirme.

Esta foi mais uma iniciativa que veio contribuir para uma tomada de decisão consciente e fundamentada quanto ao futuro académico destes alunos. 

Mural feito pelos alunos do 7.° ano

Atividade Interna do Desporto Escolar

Realizou-se no dia 8 de maio, pelas 14h30, um torneio de Futsal do 7º ano, no âmbito da Atividade Interna do Desporto Escolar.


ERASMUS + Jobshadowing Montoro - Córdoba - Espanha

O último encontro deste ano letivo com os nossos parceiros em Montoro,  levou as nossas professoras Patrícia Patrício e Inês Tomé a partilhar a experiências científicas e culturais (de 5 a 11 de maio), por terras Andaluzes! 

Aluna do Externato de Penafirme apurada para a Final Nacional das Olimpíadas da Biologia

A aluna Carolina Gomes do 12º CT2 foi apurada para a final das Olimpíadas Portuguesas de Biologia. Depois de ter realizado 2 eliminatórias na escola, obteve uma classificação que lhe permitiu ser apurada para a 3ª eliminatória. Foram apenas apurados 50 alunos a nível nacional, tendo esta última eliminatória decorrido em Oeiras, entre os dias 19 e 21 de abril. Foi um fim de semana cheio de atividades e com provas muito exigentes, num ambiente de competição saudável. Esta eliminatória apurou os representantes nacionais para as Olimpíadas Internacionais. Os resultados foram divulgados no dia 4 de maio e a Carolina, apesar do seu empenho, não conseguiu ficar nesses oito lugares cimeiros. Está no entanto, de Parabéns, e por isso estamos muito orgulhosos do apuramento e do empenho da Carolina!

Ténis de Mesa – Desporto Escolar

Externato é Vice-campeão Regional

 Nos dias 3 e 4 de maio decorreu, na EB 2,3 Hermenegildo Capelo, em Palmela, o Campeonato Regional de Ténis de Mesa. O Externato participou com um total de 10 alunos, acompanhados pelo treinador Cláudio Lourenço.

Em Juvenis, por equipas, o Externato, que tinha sido vencedor da zona Oeste, integrava também dois alunos da ES Madeira Torres. Alguns alunos participaram também individualmente, em Juvenis e Iniciados.

Coletivamente, o Externato foi Vice-campeão Regional em Juvenis Masculinos e ficou em 4º lugar em Juvenis Femininos - Francisca Henrique (9º I) e Matilde Mateus (9ºF).

Individualmente, a aluna Victoria Stuart (8º G) foi Vice-campeã em Iniciados femininos e os alunos João Lourenço (7º lugar) e Gonçalo Conceição (4º lugar), ambos do 12º CS, nos Juvenis masculinos, ficando este último apurado para disputar o Campeonato Nacional, que se realizará de 23 a 26 de maio, no Algarve.

Globalmente, há a destacar ainda a participação do aluno Infantil masculino Valentim Marques (7º I), a participar no escalão superior ao seu e dos árbitros Diego Francisco e Iara Gouvêa, ambos do 9º I que, através do seu excelente comportamento e empenho contribuíram para uma imagem da participação do Externato, nesta competição, consentânea com a sua história.

 Cláudio Lourenço e Nuno Bettencourt






Concerto do próximo dia 12 de maio, em Santa Cruz,  no qual participarão todos os alunos do Curso Básico de Música, integrados no Coro.

FEIRA DO LIVRO - 6 a 10 de Maio - Biblioteca do Externato

Horário de funcionamento:

Todas as aquisições são pagas em numerário, com 15% de desconto. 

"À Conversa com... os alunos CCH"

No dia 24 de Abril realizou-se o evento "À Conversa com... os alunos CCH" no Auditório A. 

Esta foi uma das atividades no âmbito da "III Semana Interdisciplinar" destinada a todos os alunos do 9º ano. 

 A Adriana Santos (AV), Maria Anselmo (LH), Maria Sofia Patricio (CT), Joana Silva (CT), Luana Glória (CS) e João Lourenço (CS) representaram, muitíssimo bem, os seus Cursos Científico-Humanísticos.

Parabéns aos alunos pela forma como agarraram mais este desafio e representaram os seus cursos.  A partilha das suas experiencias com os alunos do 9º ano foi muito importante para a tomada de decisão relativamente ao prosseguimento de estudos no secundário.  

Competições Nacionais de Ciênci

No dia 2 de maio de 2024, na Universidade de Aveiro, decorreram as Competições Nacionais de Ciência, nas quais participaram dois alunos de 7.°ano, Miguel Alves 7.°F e Santiago Amaral 7.°E, dois de 8.° ano, Victoria Stuart e Matilde Gomes do 8.°G, e dois alunos do 9.°ano, Tatiana Marques e Lucas Mendes do 9.°A. Após aguardarem numa longa fila por 3 horas, os alunos realizaram a prova, que durou no máximo 3 minutos! Depois de um almoço tranquilo, aguardou-se até às 16h para a entrega de prémios, mas valeu a pena! 

Os alunos Tatiana Marques e Lucas Mendes do 9° A, ficaram em 2° lugar a nível nacional na prova de FisQ9! Apesar das equipas de 7º e 8º anos não terem ficado nos três primeiros lugares (aguardam-se ainda os resultados finais), também estiveram muito bem, tendo sido uma experiência muito enriquecedora. 

Muitos parabéns a todos os participantes! 

Campeonato de voleibol do Desporto Escolar

A equipa de voleibol de iniciados femininos do Desporto Escolar, participou no dia 24/4, na concentração final de voleibol da zona Oeste, tendo conseguido uma vitória e duas derrotas e terminando este campeonato em 3º lugar. Tendo em conta que a grande maioria das alunas participantes têm mais um ano neste escalão, e que esta foi a primeira vez que participaram num campeonato deste género, este acabou por ser um bom resultado.

Atividade Interna do Desporto Escolar

Realizou-se no dia 24 de abril, pelas 14h30, um torneio de Voleibol do 8º ano, no âmbito da Atividade Interna do Desporto Escolar. 

Semana interdisciplinar - EXTP conferência dep-CH

Múltipla participação de alunos , temas e disciplinas de Ciências Humanas.

Variedade na apresentação que foi desde o convencional ao teatro e ao filme.

Parabéns a todos os envolvidos.

Semana interdisciplinar -Teatro

O clube de teatro e a turma 6C apresentaram a peça A minha avó contou-me! Dia 23 de abril pelas 17.00 com o Auditório cheio. 

Desde as memórias da avó, as perguntas das crianças e jovens , a Poesia na Rua, as canções de Abril de 1974…

Semana interdisciplinar EXTP-exposição 

Para comemorar os 50 anis de Democracia, depois de abril 1974, os dados de referência antes, e os dados de referência depois…

A Censura e  o lápis azul agora como sinal de expressão de Liberdade …

Os Heróis como Salgueiro Maia, as memórias da Guerra e das famílias dos soldados…

As flores em particular os Cravos!  

A Liberdade comemora-se todos os dias.

A Liberdade é uma conquista que não pode ficar esquecida.

Àqueles que sofreram (e sofrem), no corpo e na alma, por terem participado na luta contra a ditadura:

Obrigada!

12º AVLH 

Cartazes elaborados em Oficina de Multimédia - 12.º ano 

Painel elaborado em Ciência Política- 12.º ano 

Conferência do departamento de Ciências Humanas  no dia 19 abril 2024

O departamento de Ciências Humanas trouxe à escola o Padre João Lourenço, Professor Doutor em Teologia e Sagrada Escritura, grande conhecedor da temática que gerou o atual conflito de Israel e Hamas.

Durante cerca de hora e meia o professor fez-nos viajar no tempo, descobrir tribos e reinos, o império romano, a construção do estado de Israel.

Estiveram como convidados colegas de vários departamentos do Externato e da escola profissional.

Deixamos aqui uma breve síntese temática

8º A e 8ºB - Missão cumprida!  

No âmbito dos projetos Interdisciplinares das turmas A e B do 8º ano - Prevenção Rodoviária e Mobilidade Sustentável e Alterações Climáticas desenvolvemos no dia 22 de abril, uma atividade que se dividiu em 3 partes. Em primeiro lugar tivemos uma formação com os agentes da GNR, Pedro e Nelson, que nos elucidaram sobre as regras básicas de segurança para andar a pé, de bicicleta, de trotinete e outros meios de transporte. Em segundo lugar uma caminhada de reconhecimento de dois possíveis percursos de ciclovia - Externato - Brejenjas e Externato - Bombardeira. Por fim, um breve piquenique no pinhal do Externato! 

Semana EXTP - 22 de abril: sessões de esclarecimento sobre os Cursos Profissionais 

Para os alunos do 9° ano, a semana EXTP começou com o encontro das várias turmas com a Equipa Educativa dos Cursos Profissionais da Escola Profissional de Penafirme.

Os alunos tiveram a oportunidade de receber várias informações e também de esclarecer as suas dúvidas.

Agora só falta decidir o caminho a seguir. Boas escolhas!

O Externato nas Olimpíadas da Física

No passado sábado, dia 20 de abril, seis alunos do Externato de Penafirme participaram na Fase Regional das Olimpíadas da Física na Faculdade de Ciências em Lisboa.

No escalão A participaram os alunos: Lucas Mendes, Beatriz Alves e Sílvia Anes do 9º ano e no Escalão B participaram os alunos Joana Silva, Raquel Magalhães e João Estevão do 11º ano.

Depois de uma manhã em que os alunos realizaram as provas teórica e prática, a tarde foi de mais descontração onde foi visionado um documentário sobre descobertas relacionadas com a eletricidade, assistimos a uma palestra sobre os últimos Prémios Nobel da Física e que caminhos de investigação e desenvolvimento tecnológico estão projetados para as próximas décadas e ainda assistimos à atuação da VicenTuna, a Tuna da Faculdade de Ciências.

Finalmente, foram divulgados os resultados das provas, tendo a Joana Silva sido apurada para a Final Nacional do Escalão B, que decorrerá na Figueira da Foz a 18 de maio.

Muitos parabéns a todos os alunos, inclusive os que participaram nas provas internas realizadas na escola para apuramento das equipas. Sem o seu interesse, empenho e disponibilidade para além do horário escolar, estes momentos não se concretizariam.

E para a Joana, muita inspiração para a fase final. Parabéns!





III Semana Interdisciplinar EXTP



Programa ERASMUS + 

Intercâmbio com escola holandesa 

(14 a 20 de abril)



Campeonato de voleibol do Desporto Escolar

Realizou-se esta 4ª feira a 3ª concentração do campeonato de voleibol do Desporto Escolar, no escalão de iniciadas, onde o Externato se sagrou campeão de série, tendo ficado apurado para ir disputar o título de campeão do Oeste, no próximo dia 24 na Escola Madeira Torres. 

Atividade Interna do Desporto Escolar

Realizou-se no dia 17 de abril, pelas 14h30, um torneio de Voleibol do 7º ano, no âmbito da Atividade Interna do Desporto Escolar. 





TODA A ESCOLA… 10 MINUTOS A LER

A Biblioteca do nosso campus escolar desafia toda a comunidade educativa (alunos, professores e funcionários) a trazer um livro para a escola, no Dia Mundial do Livro (dia 23 de abril), e a ler entre as 10h00 e as 10h10 desse mesmo dia. 

A atividade tem como mote a frase “Leio e estou liberto”, de Bernardo Soares (semi-heterónimo de Fernando Pessoa), e pretende lembrar, nos 50 anos do 25 de Abril, que através da leitura também podemos viver e celebrar a LIBERDADE.


Convite

O Clube de Teatro do CAP tem o prazer de  o /a convidar a assistir à representação de  


Eco escolas || Horta Pedagógica 

Os alunos do 8º G estão a desenvolver o projeto interdisciplinar Horta pedagógica, este ano já colhemos cerca de 60 alfaces e 30 Kg de favas que serão entregues no nosso refeitório. A nossa horta é uma horta biológica em que não aplicamos nenhuns químicos.

Eco escolas || Circular na Várzea- conferência sobre projetos desenvolvidos pelas escolas. 

O Externato apresentou um projeto científico intitulado Plastic Pirates go Europe. Um projeto de investigação que consiste no levantamento de plástico ao longo do rio Alcabrichel.

Olimpíadas da Química Júnior - 2º Classificado!

No sábado, dia 13 de abril, a equipa “Protões”, constituída pelos alunos Lucas Mendes e Tatiana Marques, do 9º A e por Catarina Silva, do 8ºH, acompanhada pelos professores Ana Cristina Cravo e Nuno Bettencourt, representou o Externato de Penafirme nas Semifinais das Olimpíadas Portuguesas de Química Júnior, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

Como equipa, unimo-nos, esforçamo-nos e dedicamo-nos para obtermos uma boa prestação. Como sempre que nos esforçamos e trabalhamos, os resultados aparecem! É com muito orgulho que podemos afirmar que ficámos em 2º lugar! Como recompensa, recebemos medalhas comemorativas e diversas lembranças.

Foi um grande dia, emocionante e do qual nunca nos vamos esquecer! Obrigada a todos os professores envolvidos nesta atividade pelo tempo dedicado e ao Externato, por nos ter proporcionado estes bons momentos. Valeu bem a pena!

Tatiana, Lucas e Catarina

Física de Partículas: Oficina de Trabalho + Palestra

Decorreu, na passada quarta-feira, dia 10 de abril, na sala G4, das 14h30min às 17h45min, uma atividade sobre Física de Partículas, constituída por uma Oficina de Trabalho e uma Palestra, com a presença de 19 alunos. A atividade era especialmente direcionada para os alunos que irão em Visita de Estudo ao CERN, mas foram convidados também os alunos inscritos em Química e em Física do 12º ano.

Na Oficina, a cabo do Prof. Luís Afonso, do LIP, montou-se uma câmara de nuvens, que funciona como um detetor de partículas, demonstrando que existem mais partículas do que as que os nossos sentidos percecionam...

A Palestra, a cabo do Prof Dr. Pedro Abreu, do IST abordou vários aspetos da Física de Partículas, com especial enfoque para o Modelo Padrão e para o funcionamento dos aceleradores e detetores do CERN, terminando com um vislumbre do que ainda há por descobrir!...

Foram certamente momentos inspiradores, como se pretendia.

@CERN loading..................

Be sustainable! Be a European citizen! Be for and with others! Be more complete!

Semana inesquecível para 16 alunos! Entre os dias 7 e 13 de abril,  envolvidos no projeto ERASMUS+, os alunos do 8º ano, Simão, Rodrigo, Dinis, Natália, Isabella e as três Madalenas (F, R e M),  do 8º ano, do Externato de Penafirme entregaram-se de coração ao projeto e com os seus colegas Aroa, Adelaida, Asier, Rocío, Miguel, Silvia, Sérgio e Sofia, da escola I.S. Santos Isasa de Montoro (Córdoba), desenvolveram a cidadania europeia em pleno!

Inauguração da instalação de arte "A Onda"

Numa parceria entre o projeto Erasmus + e a Escola Azul, 16 alunos espanhóis e portugueses, contruiram, com a orientação da professora Cidália Miranda, uma instalação, que marca um momento de encontro de culturas. 



Concurso literário “Renascer”

A aluna Beatriz Menezes ganhou o 1.º prémio referente ao concurso literário “Renascer” na categoria de conto.

Muitos parabéns, Beatriz!

Atividade Interna do Desporto Escolar

Realizou-se no dia 10 de março, pelas 14h30, um torneio de Voleibol do 7º ano, no âmbito da Atividade Interna do Desporto Escolar.

7.º ano - exposição de trabalhos realizados no âmbito da disciplina de história

8.ºC || Visita de estudo

A turma C, do 8º ano, visitou a ETAR do Turcifal no dia 22 de março de 2024.

A visita à Estação de Tratamento de Águas Residuais foi acompanhada pela técnica Márcia Teodoro e pela Técnica das Águas do Tejo Atlântico que tiveram a oportunidade de explicar o ciclo da água urbano e os alunos puderam observar e compreender os diversos processos de tratamento de águas residuais numa fábrica de água!

Não te esqueças que para o uso eficiente da água, o contributo de todos é fundamental!

Árvores de Portugal

De 18 a 22 de março esteve patente na zona E  a exposição sobre as Árvores de Portugal. Esta exposição resultou dos projetos interdisciplinares das turmas do 8ºD, Biodiversidade, e do 8ºH, Florestas, acompanhada de cartazes cedidos pela  ABAE (Eco-Escolas). Nesta semana, no âmbito destes projetos, decorreram ainda as seguintes atividades:

Masterclass Internacional de Física de Partículas (IST, 23/3/2024) 

Foi no dia 23 de março, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa Fomos e viemos de transportes públicos.

De manhã, tivemos palestras sobre Física de Partículas e sobre o funcionamento do programa de tratamento de dados. A tarde foi preenchida com o tratamento de dados num software especial e pela videoconferência com outras escolas da Europa, sobre algumas questões levantadas pela análise dos dados. No final, houve ainda tempo para algumas perguntas, que alguns alunos fizeram ao investigador do CERN (que era português) e para a entrega de certificados de presença.

Como é hábito, foi uma boa experiência, motivadora e enriquecedora para os nossos alunos.

8.ºI || Angariação de fundos

Nos dias 4 e 5 de março, os alunos do 8ºI fizeram uma venda de bolos.

Com o valor angariado foram adquiridas 5 bolas de futebol, 3 bolas de basquetebol, 3 bolas de voleibol e 2 cordas para saltar. O material desportivo foi oferecido ao Externato de Penafirme, no dia 22 de março.

 Com o objetivo de promover o desporto e ajudar a ocupar os tempos livres de forma mais saudável, qualquer aluno pode requisitar as bolas e cordas, durante os intervalos e horas de almoço.

 Parabéns aos alunos por esta iniciativa!

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

O 9º Ano de escolaridade do Externato de Penafirme comemorou o Dia Internacional da Mulher. 

Nas aulas de EMRC, através da visualização de um documentário da RTP, em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos: “Mulheres em Portugal” e através de uma exposição sobre mulheres que, pelo seu pioneirismo e inovação, serviram de exemplo para todas as que vieram depois, sem esquecer as anónimas que, ao longo dos anos, contribuíram para o crescimento de gerações das freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira e da Silveira. 

Ténis de Mesa 

Realizou-se no dia 21 de março, no Pavilhão da Mata. nas Caldas da Rainha o encontro de Ténis de Mesa que reunia os apurados das zonas CLDE Oeste sul e norte, para disputar as vagas para o Campeonato Regional.

O Externato participou com 15 atletas em Iniciados e Juvenis masculinos e femininos, equipas e singulares. 

Pela primeira vez, integrava ainda dois atletas da Escola Secundária de Madeira Torres, fruto de um Protocolo de Cooperação estabelecido entre as duas escolas.

Foi uma jornada emocionante com incerteza até ao fim, com o título de Iniciados masculinos a ser discutido por 2-3, com 1-2 na última partida, decidida por 15-17 !!

De notar que a maioria dos alunos participantes jogaram no escalão superior ao seu, o que só realça o seu empenho e ambição.

Desta participação resulta que, no início de maio, irá representar o Externato no Campeonato Regional em Palmela, uma comitiva não inferior a 10 alunos, que será uma das mais numerosas de sempre, com vista ao apuramento para o Campeonato Nacional!!


Os resultados mais relevantes são os seguintes:



Juvenis Masculinos (ambos apurados para o Campeonato Regional)

Equipa de Juvenis Masculinos (campeã CLDE Oeste, apurada para o Campeonato Distrital)

Equipa de Juvenis Femininos (campeã CLDE Oeste, apurada para o Campeonato Distrital)

Iniciados Masculinos (apurado para o Campeonato Regional)

Iniciados Masculinos (Vice-campeões CLDE Oeste)

Iniciados Femininos (apurada para o Campeonato Regional)

Caminhar em Abril | 21 ABRIL 10H00

A caminhada tem por objectivo, a angariação de fundos para a Associação de Pais e EE do Externato de Penafirme, para futuras actividades a realizar na escola. Contamos contigo!!!  

Link:  Inscrição Caminhar em Abril

 Atividade Interna do Desporto Escolar

Realizou-se no dia 20 de março, pelas 14h30, uma atividade de Softbol Adaptado para o 2º ciclo, no âmbito da Atividade Interna do Desporto Escolar.

Concurso Municipal de Leitura

Externato arrecada prémio

A aluna Joana Silva, do 11º CT2, foi uma das duas vencedoras do Concurso Municipal de Leitura, no nível do Ensino Secundário.

As provas de palco decorreram nos Paços do Concelho, em Torres Vedras, no dia 12 de março. Dado que se assinalam os 50 anos da Revolução dos Cravos, cada aluno teve de ler e expor argumentos sobre uma obra à sua escolha, relacionada com o tema “Liberdade”.

Além da Joana Silva, participaram nas provas os alunos Hugo Fernandes (6º C) e Maria Rosário (6º E), em representação do 2º ciclo, os alunos Alice Teixeira (9ºI) e Pedro Pleno (9ºI), em representação do 3º ciclo, e o aluno Henrique Santos (12ºCT1), também em representação do Secundário.

Como lembrança de participação, todos receberam Jean, John e João, de Ricardo Henriques e André Letria. Uma obra das Edições Pato Lógico que conta a história de um francês, um inglês e um português na época das Linhas de Torres (terceira invasão francesa).

A aluna Joana Silva, do 11º CT2 (ao centro), entre outros participantes do Externato 

Dia Mundial da Poesia

Neste dia 21 de março, a Biblioteca Escolar vem lembrar, com as palavras do poeta António Gedeão, que “Todo o tempo é de poesia” – um convite para comemorar da melhor forma este dia mundial, requisitando um dos livros de poesia que existem na Biblioteca ou, muito simplesmente, lendo um poema (ou mais) em qualquer lugar.

Bom dia da Poesia!

Parlamento dos Jovens

Nos dias 18 e 19 de março está a decorrer a sessão distrital do Parlamento de Jovens para os alunos do ensino básico à luz do tema: “Viver Abril na Educação”.  Participam as alunas Lara Nunes e Margarida Soares do 9.º B.  

Viagem a França 

Nos dias 2 a 9 de março, um grupo de 53 alunos acompanhado por quatro docentes e um guia turístico, dirigiu-se a França onde visitou diversos pontos turísticos e culturais, nomeadamente: Saint-Malo, Caen (Memorial de Caen; Cemitérios Americano e Alemão; praias do desembarque da 2.ª Guerra Mundial), Mont Saint-Michel, Paris (Tour Eiffel, Basilique du Sacré-Coeur, Montmartre, Disneyland, Louvre), Palácio de Versailles e Parque Temático Futuroscope em Poitiers.

Na opinião dos participantes, foi uma viagem que superou as expectativas. Pode afirmar-se, portanto, que foi, verdadeiramente, uma Voyage Extraordinaire

DESAFIO - ESCOLA AZUL 2024 - RECOLHA DE TAMPAS

no âmbito do projeto ERASMUS + e em parceria com o projeto ESCOLA AZUL, pedimos a todos a colaboração na recolha de tampas de garrafas de plástico, de cor azul (diversos azuis), preferencialmente até ao dia 5 de abril.

O processo de entrega, na portaria, poderá ser efetuado em garrafas e garrafões.

Agradecemos antecipadamente o vosso contributo!

A Equipa Erasmus+ 

Visita de Estudo: Volta ao Museu

Na passada 6 feira ,dia 8 de março de 2024, os alunos do 8A e 8B, foram a Torres Vedras  conhecer o Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho , no âmbito da atividade da Câmara Municipal de Torres Vedras "Volta ao Museu". Ficaram a conhecer um pouco mais sobre a história pessoal e desportiva e como se tinha tornado num campeão. Quase no fim, também relacionado com o dia da mulher, tiveram uma pequena surpresa, ficaram a conhecer duas campeãs nacionais de ciclismo feminino, Ana Rita Marques e Ana Rita Valido.


Beatriz Santos e Inês Silva 8ºA

Corta Mato Nacional

Nos passados dias 8 e 9 de março teve lugar em Setúbal a prova de Corta Mato (fase nacional), com a participação dos alunos apurados nas respetivas fases regionais (todas as CLDE do país).

Em representação do Externato de Penafirme, pelo segundo ano consecutivo, tivemos a participação da aluna Maria Jorge (8.ºI) no escalão de Iniciadas.  

O Grupo de Educação Física agradece e enaltece a forma entusiasta e empenhada que a Maria manifestou mais uma vez em representar o Externato de Penafirme nesta prova nacional.

O Grupo de Educação Física.




Fundação Ajuda a Igreja que Sofre no Externato de Penafirme

À semelhança da parceria estabelecida com a Cáritas Portuguesa que esteve entre nós em Dezembro, desta vez teremos a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre. Somos escola católica e daí a aposta nesta Fundação em específico, para este tempo da Quaresma. 

Ensino Articulado de Dança 2024/2025 || Pré-inscrição (pedido de divulgação)

Candidaturas para o ano letivo 2024/2025 para o Curso de Nível Básico e Secundário do Ensino Artístico Especializado em Dança.

Exmo(a) Encarregado(a) de Educação
Seja bem-vindo ao processo de pré-inscrição na Academia Espaço Dança de Torres Vedras.

Escolher uma escola é aliar-se a uma parceria na tarefa de educar. Esta missão deve ser vivenciada em contínua colaboração entre comunidade escolar  e família.

Os Encarregados que desejem pré-inscrever os seus educandos na Academia Espaço Dança de Torres Vedras, no Curso de Nível: Básico e Secundário do Ensino Artístico Especializado em Dança, deverão formalizar a candidatura através de preenchimento de um formulário online ou em formato físico e entregue na secretaria da Academia.

Definição:

1) A pré-inscrição é uma candidatura para as vagas existentes para o ano letivo 2024/2025 , no Curso de Nível Básico e Secundário do Ensino Artístico Especializado de Dança.

2)  A pré-inscrição não é matrícula, mas tem acesso a uma vaga que terá que ser confirmada, após audições.

3) Encontram-se abertas as pré-inscrições em:

 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf192gInPIBOlmsfG9T6MYBonALh4i8euayFWzvoihpFbnEQw/viewform?usp=sf_link    

Processo:

Tal como foi referido anteriormente, para a candidatura no Curso de Nível: Básico e Secundário do Ensino Artístico

Especializado em Dança, deverá preencher o formulário online ,ou a ficha de pré-inscrição disponível em anexo.

Estamos à vossa espera!

Campanhas Ecológicas:

No âmbito do tema do projeto de turma do 8I - Resíduos, o Externato de Penafirme aderiu ao programa ECOVALOR, cujo objetivo é promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino.

Até 31 de maio, estão a decorrer as Campanhas: Recicla e Ganha no Azul e no Amarelo.

Além do valor ambiental associado ao gesto de reciclar, a comunidade escolar será premiada de acordo com as quantidades de resíduos colocados nos ecopontos junto ao Seminário de Penafirme.

A escola também está a recolher equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas e baterias, que poderão ser deixados na portaria.

Participa nestas campanhas!

O futuro do Planeta depende das ações de cada um de nós!

Visita ao Centro de Tratamento de Resíduos do Oeste da Valorsul

  No âmbito do projeto interdisciplinar da turma do 8ºI, os alunos deslocaram-se ao Centro de Tratamento de Resíduos do Oeste da Valorsul, no Outeiro da Cabeça, no dia 26 de fevereiro.

No decorrer da visita, os alunos assistiram a uma ação de sensibilização sobre a importância da gestão e valorização de resíduos e puderam observar diversos produtos de uso diário produzidos a partir da reciclagem de resíduos.

Devido às condições climatéricas, não foi possível assistir à sessão de falcoaria. Os alunos tiveram contacto com o falcão e perceberam a sua importância para o controlo do excesso de gaivotas que chegam ao aterro e que podem ser um perigo para a saúde pública.

3° encontro de voleibol infantis

Realizou-se dia 28 de fevereiro no pavilhão do Externato de Penafirme o 3°encontro de voleibol de infantis.

O evento contou com a participação da nossa escola, da escola do Cadaval, da escola de Mafra e da escola da Merceana.

O Externato ficou em 1° lugar nas equipas femininas e em 2° nas equipas masculinas.

Atividades do XPTO 

Penafirme na Serra da Estrela 

Terminou a 7ª edição do Penafirme na Serra da Estrela, em que mais uma vez a meteorologia a ser nossa amiga. Num ano em que quase não houve neve, as condições climatéricas alteraram-se a nosso favor e permitiram-nos dois dias de prática de esqui, com neve, sol e temperatura agradável. Depois de, no ano passado termos estado na SIC, também este ano fomos notícia nas TVs nacionais, com reportagem na TVI e na RTP, divulgando mais uma vez a nossa Escola e o Penafirme na Serra da Estrela, promovendo a aquisição de novas competências e aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento pessoal, social e desportivo dos nossos alunos.

Grupo de Educação Física

Corta-mato regional

Na passada quarta-feira, dia 21 de fevereiro, realizou-se o corta-mato regional no Parque da Várzea em Torres Vedras.

Mais uma vez o Externato de Penafirme esteve muito bem representado.

Medalhados:

Individuais

Coletivo

  Muitos Parabéns aos alunos pelo seu excelente desempenho e, mais uma vez, por terem realçado o nome do Externato de Penafirme.

“Raparigas na Ciência” - Livro do Ciência Viva

O Pavilhão do Conhecimento lançou no dia 17 de fevereiro, a segunda edição do livro “Raparigas na Ciência”. Esta iniciativa do Ciência Viva (Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica), integrada no projeto “Mulheres na Ciência”, criado em 2016, destina-se a alargar o debate sobre a participação das mulheres e raparigas na ciência, engenharias e tecnologias para inspirar as novas gerações para percursos académicos e profissionais nestas áreas.

Para esta edição foram selecionadas 2 alunas do Externato de Penafirme, Inês Cruz e Inês Morais. Estas alunas, que estão atualmente a frequentar o 1º ano do curso de Medicina, participaram em inúmeras atividades e projetos científicos durante o Ensino Secundário, tendo inclusive ganho um prémio na Mostra Nacional da Ciência, em junho de 2023 e representado Portugal numa Feira de Ciência no Luxemburgo (LISE ExpoScience).

Já não é a 1ª vez que uma aluna do Externato de Penafirme consta desta seleção. Recordamos que, na 1ª edição do livro, a aluna Carolina Antunes figurou na lista das escolhidas.

 O Externato de Penafirme faz parte da rede de Clubes Ciências Viva desde o início (2018). Este programa, em conjunto com outros (Eco-escolas, Escola Azul), bem como o Projeto Educativo da Escola e o empenho dos Professores de Ciências, têm contribuído para a promoção da Ciência e o desenvolvimento científico dos nossos alunos. Este reconhecimento por parte do Ciência Viva, vem reforçar a ideia de que estamos no bom caminho.

Parabéns às alunas! Votos para que tenham um futuro brilhante e contribuam sempre para acrescentar conhecimento à Ciência.

Palestras com Cientistas

O Serviço Educativo “Quero ser Cientista”, da Câmara Municipal de Torres Vedras, promoveu 2 sessões “Cientistas vão à escola” no Externato de Penafirme, para alunos do Ensino Secundário e com cientistas torrienses.

No dia 19 de fevereiro tivemos o Geólogo João Duarte, Professor da Faculdade de Ciências de Lisboa, que nos veio falar da Teoria da tectónica de placas e do risco de sismos. O seu trabalho, que tem sido amplamente divulgado na comunidade científica e nos meios de comunicação social, sugere que “o oceano Atlântico começará a fechar-se ou a ‘morrer’ dentro de 20 milhões de anos, a partir do estreito de Gibraltar.” Na palestra, os alunos puderam conhecer o seu percurso como cientista, bem como alguns aspetos do seu trabalho, despertando a curiosidade e deixando vontade de, num próximo encontro, responder a perguntas que o tempo não permitiu responder.

No dia 20 de fevereiro tivemos também o privilégio de receber o Professor Joaquim Ferreira, conhecido neurologista e especialista em doença de Parkinson. Numa comunicação que prendeu a atenção dos alunos, o Professor explicou o que é que, no seu percurso, foi determinante para as múltiplas funções que tem atualmente, bem como alguns aspetos da área em que é especialista: o cérebro. Os alunos tiveram a oportunidade de ouvir alguns exemplos fascinantes do funcionamento do cérebro, de perceber o muito que ainda há para descobrir e de colocar as suas questões, que foram gentilmente respondidas.

Agradecemos a disponibilidade dos cientistas e a amabilidade de se terem deslocado à nossa escola e de terem partilhado a sua história. Agradecemos igualmente à C.M.T.V. estas iniciativas. 

12ºCT nos desafios de programação

Parabéns! 

Concurso Municipal de Leitura

Externato já tem representantes

Já estão encontrados os vencedores da fase escolar do “Virar a Página” – Concurso Municipal de Leitura. Pelo bom desempenho nas provas internas, irão representar o Externato, na fase seguinte, os alunos Hugo Fernandes (6º C), Maria Rosário (6º E), Alice Teixeira (9ºI), Pedro Pleno (9ºI), Joana Silva (11ºCT2) e Henrique Santos (12ºCT1).

As provas da fase municipal vão acontecer em Torres Vedras, no dia 12 de março. A propósito da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, cada aluno deverá preparar-se com uma obra sobre o tema “liberdade”.

Parabéns aos vencedores!



Carnaval na escola

Atividade Interna do Desporto Escolar

Realizou-se no dia 7 de fevereiro, pelas 14h30, uma atividade de Softbol Adaptado para o 5º ano, no âmbito da Atividade Interna do Desporto Escolar. 

Inspiring Future - 5 de fevereiro 

Os alunos do 9° ano tiveram oportunidade de visitar a Feira “Inspiring Future”, onde estiveram representados vários cursos de Universidades e Politécnicos.

O objetivo foi dar a conhecer a estes alunos alguns dos caminhos a seguir num futuro muito próximo.

Foi muito interessante!

Estivemos a ler… em voz alta!

Algumas turmas do 5º ano juntaram-se no dia 1 de fevereiro, no átrio da zona C, para assinalar o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta. 

Os vários momentos de leitura coletiva foram preparados nas aulas de português, seguindo a metodologia do chamado “coro de leitores”, e os textos escolhidos (narrativos e poéticos) falavam de interajuda, liberdade e paz, em articulação com o tema do ano “Cuidar de Nós, Cuidar da Terra”.

O Dia Mundial da Leitura em Voz Alta foi criado em 2010 pela organização LitWorld para “celebrar o poder que a leitura em voz alta tem de criar comunidade e para defender a literacia como direito humano fundamental”. 

A iniciativa está a ganhar cada vez mais apoiantes, um pouco por todo o mundo.

Erasmus +  Jobshadowing

De 5 a 9 de fevereiro, os professores espanhóis Javier Salas e Mari Carmen Barrragán encontram-se no Externato no âmbito da Acreditação Erasmus+. A partilha de experiências com a internacionalização das duas escolas está no centro desta experiência de "job-shadowing" que começou com uma manhã de diálogo com a Direção da escola. Seguir-se-á a observação de e participação em algumas aulas, um encontro com a Associação de Estudantes e outro sobre os projetos ecológicos do Externato. 


Exposição “Primeiras comunidades, Vou Construir” 

Erasmus + 

De 5 a 11 de fevereiro teremos na nossa escola dois professores espanhóis a fazer job shadowing, no âmbito do projeto Erasmus+.

Será uma semana de partilha para reforçar a cidadania europeia, as boas práticas de sustentabilidade, as metodologias de ensino das línguas e  diferentes formas de gestão escolar.


6.ª edição das Olimpíadas da Geografia

Realizou-se no dia 24 de janeiro, a Primeira Eliminatória da 6.ª edição das Olimpíadas da Geografia (2023/2024).

Estavam inscritos 850 alunos, em representação de 73 escolas, de todo o país. 

Para a Segunda Eliminatória (24 de maio de 2024) ficaram apurados 23 alunos.  

O Konstantin Esik , 12° CS, ficou em 1° lugar a nível nacional.

Parabéns Konstantin!

Atividade Interna do Desporto Escolar

Realizou-se no dia 31 de janeiro, pelas 14h30, uma atividade de Percurso de Obstáculos do 5º ano, no âmbito da Atividade Interna do Desporto Escolar. 





Liga-te às Renováveis!


No passado dia 29 de janeiro de 2024, o 8ºH participou no projeto "Liga-te às Renováveis",

tendo visitado o Parque Eólico da Serra da Capucha. O Engenheiro Gonçalo Silva, da FINERGE

acompanhou os alunos nesta visita.