No dia 30 de abril decorreram as Competições Nacionais de Ciência na Universidade de Aveiro. Com a colaboração da CMTV que gentilmente cedeu um autocarro, foi possível a participação de 23 equipas do 3º ciclo (7º, 8º e 9º anos), que puderam competir em três provas: Civitas, Equamat e FisQ. Apesar de não ter havido pódio, várias equipas obtiveram bons resultados e acima de tudo os participantes puderam aprender de forma diferente e tomar contacto com uma Universidade. Na prova FisQ a escola ficou em 8.º lugar.
Parabéns a todos os participantes!
A equipa de iniciadas de voleibol sagrou-se esta semana Vice Campeã do Oeste do Desporto Escolar, sendo assim a melhor equipa que só joga nas competições escolares.
Foi um dia de competição intensa, em que a equipa foi melhorando a sua prestação ao longo dos jogos.
No dia 6 de maio recebemos os nossos parceiros espanhóis em Torres Vedras. Depois de uma longa viagem, houve tempo para descansar. As atividades começaram no dia 7 de maio com um jogo sobre Portugal, a nossa região e a nossa escola. Tivemos uma aula de Português com prova de arroz doce e uma atividade MOBEC.
Rising Child, AMI, Quercus, Zero e Corações com Coroa, foram as Organizações Não Governamentais escolhidas pelos alunos Geografia C do 12° ano, para apresentar aos colegas do 9° ano. Convidados, videoconferências, testemunhos de voluntariado, apresentações e música, abriram o coração e a mente dos jovens, despertando para realidades que escapam à rapidez e fugaz dos ecrãs.
Na sequência do excelente desempenho nas Competições Nacionais de Ciência online, realizadas em Fevereiro, no âmbito da disciplina de Física e Química A, os alunos Cayden Elliott, Lucas Mendes e Tatiana Marques do 10CT2 participaram também nas Competições Nacionais de Ciência em Aveiro, na passada 6a feira, dia 2 de maio. A equipa constituída pelos alunos Lucas Mendes e Tatiana Marques conquistou o 1º lugar, posição já conquistada na competição online. Muitos parabéns a todos os alunos que participaram nas várias fases, mostrando interesse e empenho e em particular à equipa vencedora!
No passado dia 30 de abril, a Biblioteca da escola transformou-se num verdadeiro palco de concentração com a realização do Dictation Contest, uma pequena competição de ditado em língua inglesa, destinada aos alunos do 7.º ano.
Com ouvidos bem atentos e canetas a postos, os dezassete participantes mostraram que sabem pôr o Inglês “na linha”, tendo dado o seu melhor - word by word!
De realçar a boa postura e participação ativa dos alunos, bem como o ambiente que combinou o gosto pela língua e a aprendizagem.
Um agradecimento especial aos alunos do 7ºD, André Garcia, Ujin Sherpa e Zayne Elliot, responsáveis por ditar os textos aos colegas – tarefa assumida com grande profissionalismo e sentido de responsabilidade.
Hats off to all participants!
10 de abril, dia diferente e especial na Escola Básica de A-dos-Cunhados. Os alunos do 9ºE levaram a arte na pintura de jogos nos espaços exteriores, levaram competência nas atividades realizadas em sala de aula, levaram alegria e ternura. Aos professores que nos receberam de braços bem abertos, aos professores do Externato pela preciosa ajuda mas principalmente aos alunos de A-dos-Cunhados e do Externato, pela entrega, disponibilidade e pelos sorrisos, sincera GRATIDÃO!
O entusiasmo por ler e descobrir novos livros sentiu-se na nossa escola, entre 7 e 11 de abril.
A Semana da Leitura trouxe animação ao Externato, envolvendo, além de alunos, professores e funcionários, também livreiros, editores, escritores e gente que dá voz às histórias.
Por se terem dirigido a toda a comunidade educativa, mereceram destaque, no programa da semana, a Feira do Livro da Primavera (desta vez no Pavilhão, para abarcar um maior número de participantes) e a atividade “Toda a escola… 10 minutos a ler”, que levou muitos, na passada quinta-feira, a fazerem uma pausa nos trabalhos habituais e a saborearem um momento de leitura.
Que os livros também sejam uma companhia durante esta pausa letiva!
Foi ontem, dia 10 de abril, que se tornou realidade o sonho de muitos de nós: tivemos a inauguração da Cozinha do Albergue, que será um espaço de aprendizagem e crescimento para os alunos mais especiais do campus.
Este acontecimento foi o culminar de um processo iniciado com a candidatura ao programa Bairro Feliz em junho, a que se seguiu um mês de votação no Pingo Doce da Silveira em setembro-outubro. Toda a comunidade se mobilizou na votação no nosso projeto e, por isso, este dia é também de todos vós.
A inauguração contou com a presença das Direções do Externato e da Escola Profissional, bem como de uma representante da gerência do Pingo Doce da Silveira, Márcia Morais. Também estiveram connosco alguns dos funcionários que ajudaram na montagem dos equipamentos, bem como os alunos que aqui irão crescer e aprender. Para além das palavras de agradecimento, partilhamos um lanche confecionado pelos alunos neste espaço nas horas anteriores.
Obrigada a todos os que tornaram possível a concretização deste sonho. E, agora... toca a cozinhar!
A equipa de Educação Especial
Para terminar esta aventura Erasmus +, participamos de um workshop de azulejos, plantámos flores num jardim vertical da escola e criámos posters sobre um Planeta melhor.
No dia da família, cada um dos alunos teve oportunidade de revisitar Córdoba, jogar bowling, caminhar na natureza e visitar familiares dos parceiros.
Até à próxima.
8 de abril, dia especial, dia de estar, dia de ajudar, dia de sol, dia de caminhar e experimentar ser voluntário!
Uma turma de afetos, uns quantos professores, muitos sorrisos, uma enorme alegria poder arrumar, limpar, desenhar e pintar, brincar, dar bens essenciais e um pouco de tempo àqueles que como a Mafalda, os sabe encaminhar para quem mais precisa!
Santa Ajuda, vamos voltar!!!!
Realizou-se no passado sábado, dia 5 de abril, a Fase Regional das Olimpíadas da Geologia, na Escola Fernando Lopes Graça, na Parede. Do Externato de Penafirme participaram as alunas Madalena Lima, Beatriz Menezes e Alice Oliveira do 11º CT, que tinham ficado apuradas na Fase Escolar. Para além da Prova, durante a manhã, a organização proporcionou uma saída de campo à Praia das Avencas, na Parede, onde foi possível ver o local onde existem pegadas de dinossauro e outros fósseis, intrusões magmáticas e aplicar os princípios geológicos nas arribas. Ainda antes da prova e durante o almoço que nos foi oferecido, tivemos oportunidade de assistir a um momento musical com alunos da escola. Aguardamos ainda os resultados do apuramento para a Fase Nacional, mas para já, damos os Parabéns a estas alunas que participaram nesta fase e agradecemos à Organização o dia fantástico.
No dia 7 de abril, os alunos do 7.⁰ ano tiveram um encontro com o contador de histórias, Rodolfo Castro, no Auditório A.
Foi um momento divertido de aprendizagem, dinamismo e boa disposição!
Nos dias 15 de março e 5 de abril, realizaram-se as semifiniais das Olimpíadas da Química +, e Olimpíadas da Química Júnior, respetivamente, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Depois de uma fase de apuramento interno, foram selecionadas as nossas equipas, EXTP (composta pelos alunos Sílvia Anes do 10º.CT1, Cayden Elliot do 10º.CT2 e Tiago Soares do 11º.CT) e "Oeste reativo" (composta pelos alunos Maria Dias do 9º.C, Tiago Simões do 8º.F e Victoria Stuart do º9.G), para representarem a escola. Depois de realizarem as provas teórica e prática, foi grande a ansiedade até se saberem os resultados....e, apesar de não virem medalhados, trouxeram a experiência de um dia diferente. Puderam conhecer um espaço universitário, onde poderão vir um dia a continuar os seus estudos, conhecer a sua oferta curricular e até ouvir colegas de licenciatura e doutoramento falar sobre a sua experiência enquanto estudantes e investigadores e colocar as suas questões, num ambiente alegre e descontraído. Foi um dia certamente enriquecedor, pelo que estão de parabéns. O Departamento de Ciências Experimentais agradece também a todos os alunos, cerca de 40, que participaram nas provas internas de seleção para estas semifinais, pelo seu interesse pela ciência e vontade de ir mais longe. Muitos parabéns a todos!
No dia 2 de abril, as turmas B e E do 8.º ano visitaram o CTRO (Centro de Tratamento de Resíduos do Oeste), no âmbito do projeto Eco-Escolas.
Os parceiros espanhóis proporcionaram-nos uma visita a Córdoba. Visitamos a imponente Mesquita Catedral, os floridos Pátios e o interessante centro histórico.
Festejamos o aniversário do aluno Francisco, visitamos à fábrica do mel de Montoro e continuámos os workshops relacionados com o tema do projeto.
De 7 a 11 de abril, decorre na nossa escola a Semana da Leitura, com um programa diversificado de atividades que têm como objetivo valorizar o livro e desenvolver na comunidade educativa o gosto por ler.
Ao longo dos cinco dias, haverá, no Pavilhão, uma feira do livro alargada (Feira do Livro da Primavera), com quatros editores nacionais e duas livrarias da região. Além de quem frequenta habitualmente o Campus Escolar, estão também convidados a visitar a feira os pais dos alunos e outras escolas da área pedagógica.
Na quinta, dia 10, regressa “Toda a escola… 10 minutos a ler” que propõe, mais uma vez, uma paragem entre as 10h00 e as 10h10 para dedicar tempo à leitura.
Do programa fazem ainda parte encontros com escritores (Susana Cardoso Ferreira, com o 6º ano, e Rita Rosa, com algumas turmas de 10º), sessões com o contador de histórias e escritor Rodolfo Castro (para o 7º ano) e uma “Hora do conto”, que trará à biblioteca a obra Letras nos atacadores, na voz de Isabel Marujo, que foi docente da nossa escola (dia 9, no intervalo grande da manhã).
No dia 26 de março, os alunos do 7.º ano tiveram a oportunidade de ir a Lisboa conhecer a exposição da Disney Pixar, no Pavilhão do Conhecimento.
As turmas foram divididas em dois turnos. De manhã, o primeiro turno esteve a explorar o Pavilhão do Conhecimento, enquanto o segundo realizou um Peddy Paper no Parque das Nações. À tarde, os turnos trocaram.
No Pavilhão do Conhecimento, os alunos foram orientados por um colaborador que fez uma breve explicação em cada sala, onde permanecíamos durante 30 minutos. Achámos muito interessante, pois ficámos a conhecer como são produzidos e realizados os filmes da Disney Pixar.
Para o Peddy Paper, os professores entregaram-nos um guião com vários desafios para resolvermos. Alguns estavam relacionados com matérias trabalhadas em aula, outros eram de cultura geral. Gostámos muito de podermos circular livremente pelo Parque, só gostaríamos que fosse maior.
No geral, gostámos muito da visita!
Ana Rita Oliveira e Maria Bastos, 7.º D
Os nossos alunos entraram no universo dos monges copistas e, como verdadeiros mestres da caligrafia, recriaram impressionantes capitulares.
Não percam a oportunidade de visitar a exposição, na Zona A.
No passado sábado, dia 29 de março, seis alunos do Externato de Penafirme participaram na Fase Regional das Olimpíadas da Física na Faculdade de Ciências em Lisboa.
No escalão A participaram os alunos: Rodrigo Adrião, Martim Baião e Joaquim Rodrigues do 9ºano e no Escalão B participaram os alunos Beatriz Menezes, Guilherme Alves e Carolina Luís do 11º ano.
A nossa aluna Carolina Luís destacou-se com uma Menção Honrosa e ficou apurada para a Final Nacional do Escalão B, que decorrerá a 31 de maio.
Muitos parabéns a todos os alunos, inclusive os que participaram nas provas internas realizadas na escola para apuramento das equipas. Sem o seu interesse, empenho e disponibilidade para além do horário escolar, estes momentos não se concretizariam.
E para a Carolina, muita inspiração para a fase final. Parabéns!
A coordenadora do Departamento de Ciências Experimentais
"Be Sustainable!" é o tema do intercâmbio Erasmus+ entre o Externato de Penafirme e a escola Espanhola Instituto de Education Secundária Santos Isasa que trouxe alunos do 8.º ano, Constança, Duarte, Francisco, Lara, Leonor, Inês, Margarida e Santiago e as professoras Edith e Inês ao lugar de Montoro na comunidade de Córdoba. No dia seguinte à longa viagem de autocarro os alunos participaram em atividades na escola relacionadas com o ambiente.
Mais uma partilha de imagens fantásticas da nossa aluna Tatiana Marques do 10ºCT2, apaixonada por atronomia.
Muito obrigada Tatiana!
"Neste sábado, dia 29 de março, entre as 9h e as 11h, deu-se um eclipse solar parcial. Assim, consegui aproveitar a oportunidade e fotografar este fenómeno, através do telescópio e do filtro solar!!
Tatiana Marques 10ºCT2"
55 alunos
5 professores
2 guias
4 motoristas
O Francês e a História, combinaram locais únicos para criar memórias com o desenvolvimento de afetos, laços, amizades, emoções que nos levaram e trouxeram de volta mais completos por sermos...com os outros... sempre Penafirme.
No próximo mês, dia 6, acontece a nossa caminhada, "Caminhar em Abril", desta vez com o tema "Caminhar com Arte", com início e fim no Externato de Penafirme.
Ao longo de um percurso de 3 horas, faremos várias paragens para assistir a expressões artísticas pelos alunos do Externato e em vez do habitual abastecimento, a meio do percurso, teremos uma degustação de produtos locais.
À semelhança do ano anterior, terminamos com um almoço partilhado, no pinhal do Externato.
Depois desta descrição, está à espera de quê para se inscrever?
Não falte, vai ser inesquecível!"
Inscrições na caminhada: AQUI
Realizou-se a 24 de março de 2025 – Dia Nacional do Estudante – o Encontro Online “Eu Sou Embaixador do Oceano”. Nesta sessão online, os Alunos Embaixadores de toda a rede de “Escolas-azuis” tiveram um momento de partilha de experiências e debate.
Os nossos alunos embaixadores, Natália Takata e Andrei Caminschi, do 8º H participaram na reunião, tendo assistido primeiro a comunicações de embaixadores de outras escolas que partilharam algumas experiências já realizadas ou a realizar, no âmbito da “Escola Azul” e, de seguida, assistiram a um debate entre alunos embaixadores sobre o tema das Alterações Climáticas.
Apesar de não terem tido nenhuma intervenção direta porque, para esta sessão, só foram ouvidas algumas escolas que se candidataram previamente (a rede inclui mais de 400 escolas-azuis neste momento), os nossos embaixadores tomaram conhecimento das múltiplas atividades e destacaram algumas:
“A atividade de construção de uma escultura de um cavalo marinho chamou a nossa atenção por termos feito algo parecido na nossa escola com tampas de garrafas, a atividade laboratorial sobre parasitas em bivalves pareceu muito interessante e diferente, e a monitorização das águas de rios em relação com o seu grau de poluição também nos despertou a curiosidade por ser um assunto tão importante.”
A partilha de experiências entre alunos embaixadores do programa “Escola-Azul” concretiza a ideia de rede e de interajuda nesta problemática do oceano, tão importante para o nosso país e para a humanidade. É da união que nasce a força e é do diálogo e da troca de ideias que saem as soluções.
Dias 24 e 25 de março, as alunas Maria Pinto e Jéssica Faria participaram na sessão distrital do projeto Parlamento dos Jovens a fim de discutirem as suas propostas sobre Novas Tecnologias.
Esta sessão contou com a presença do presidente da Câmara de Lisboa, o Dr. Carlos Moedas, que nos alertou sobre a importância dos jovens falarem criticamente e “chegarem-se à frente”.
No dia da família, cada um dos alunos teve oportunidade de visitar locais como, Burgas, Kasanlak, Tarnovo, Zoo de Stara Zagora,... Neste dia a Raquel festejou o seu aniversário com alguns colegas portugueses e parceiros búlgaros.
Até à próxima.
O programa ERASMUS+ é um programa enriquecedor assumindo um papel fundamental no contexto educacional, social, democrático e cultural da União Europeia. Promove a mobilidade e fortalece o sentimento de pertença e a cidadania europeias.
Valores como a democracia, inclusão, solidariedade e sustentabilidade permitem o diálogo entre culturas e a continuidade do “Sonho Europeu”.
Na Bulgária, o programa ERASMUS+, que começou por abrir horizontes no Externato de Penafirme, em novembro, continuou em março, dando seguimento ao tema "Active Voices, Bright Choices: DIY Creative Sustainability ".
O desafio aos alunos que participaram neste encontro, entre 15 e 23 de março, teve a escola Romain Rolland, parceira de há muitos anos, em Stara Zagora, como anfitriã e foi lançado com as seguintes considerações/questões:
tomar consciência das questões ambientais no nosso dia a dia;
explorar de aspetos de vida sustentável;
perceber como proteger e tratar o planeta Terra;
refletir sobre as nossas ações diárias e o seu impacto no planeta;
aprendeer a alma, a história e o objetivo de um trabalho feito à mão;
interagir com a cultural local e familiar.
Todo o trabalho desenvolvido ao longo da semana foi reunido numa e-magazine.
Um intercâmbio promove a descoberta de valores democráticos e sustentáveis dos países envolvidos.
Ao observar e explorar o país anfitrião temos um melhor conhecimento do mundo e da realidade europeia.
Neste intercâmbio, os desafios das ODS são discutidos e trabalhados na perspetiva dos jovens, cidadãos sustentáveis do futuro.
Nem sempre é fácil ou simples. Mas é, sempre, sem dúvida, gratificante ter uma voz activa, que levará a participações brilhantes no presente e no futuro da democracia, da sustentabilidade e da Europa.
No dia 13 de março, alguns alunos do 8º ano receberam o Naturalista Hélder Cardoso no âmbito do projeto Eco-Escolas (Cientistas vão à Escola). Nesta atividade Hélder Cardoso partilhou o seu percurso e trabalho desenvolvido.
Active Voices, Bright Choices" é o tema do intercâmbio Erasmus+ entre o Externato de Penafirme e a escola Búlgara Romain Rolland. "DIY Creative Sustainability" trouxe Arthur, Francisca, Maria, Mariana, Matilde, Rafael, Rafaela, Raquel, Tomás Lopes e Tomás Miranda e as professoras Inês e Paula à cidade de Stara Zagora na Bulgária.
A nossa aluna Tatiana Marques do 10ºCT2 apaixonada, para além de outras matérias, em Astronomia partilha connosco imagens fantásticas.
Muito obrigada Tatiana!
"Na madrugada do dia 14 de março de 2025, ocorreu um eclipse total lunar, visível do nosso país e não podia deixar de aproveitar esta incrível oportunidade de o poder observar!! Para tal, a partir das 5:50 da manhã, consegui fotografar estas imagens com o meu telescópio!! Valeu bem a pena!!
Tatiana Marques 10ºCT2"
Participar numa formação Erasmus+ em Florença, onde me encontro agora, está a ser para mim muito enriquecedor. A troca de experiências com professores que vivem outras realidades, mas partilham uma base comum, tem fortalecido o meu “sentir europeu” e a oportunidade de aprofundar conhecimentos de inglês (a área de formação que escolhi) prepara-me para comunicar melhor numa escola e num mundo que são, cada vez mais, multiculturais.
A acrescentar a estes aspetos positivos, há ainda Florença, uma cidade movimentada e cativante, onde cada recanto testemunha a presença de grandes personalidades da cultura europeia, que aqui viveram ou trabalharam. Entre elas estão Dante, Miguel Ângelo, Galileu ou Leonardo da Vinci. Nestes homens, que se tornaram grandes, percebemos que, no passado, tal como hoje, a curiosidade, o espírito crítico e a persistência são essenciais ao conhecimento e que o saber humano não se compartimenta, mas é antes interdisciplinar.
Uma formação que não esquecerei.
Professora Cecília Martins
O programa ERASMUS+ é um programa enriquecedor assumindo um papel fundamental no contexto educacional, social, democrático e cultural da União Europeia. Promove a mobilidade e fortalece o sentimento de pertença e a cidadania europeias.
Valores como a democracia, inclusão, solidariedade e sustentabilidade permitem o diálogo entre culturas e a continuidade do “Sonho Europeu”.
Nos Países Baixos, o programa ERASMUS+, que começou por abrir horizontes no Externato de Penafirme, em novembro, continuou nos Países Baixos, em fevereiro, dando seguimento ao tema "Active Voices, Bright Choices: European Youth for Change".
O desafio aos alunos que participaram neste encontro, entre 09 e 16 de fevereiro, teve a escola BC Broekhin, parceira de há muitos anos, em Roermond, como anfitriã e foi lançado com as seguintes considerações/questões:
Uma voz ativa é aquela que participa democraticamente no seu país?
Uma voz ativa é aquela que faz a diferença?
Os jovens são o futuro! Então é hora de pensar e debater a democracia!
Um intercâmbio promove a descoberta de valores democráticos dos países envolvidos.
Ao observar e explorar o país anfitrião temos um melhor conhecimento do mundo e da realidade europeias.
Neste intercâmbio, os desafios das ODS são discutidos e trabalhados na perspetiva dos jovens, cidadãos da democracia do futuro.
Nem sempre é fácil ou simples. Mas é sempre, sem dúvida, gratificante ter uma voz activa, que levará a participações brilhantes no presente e no futuro da democracia.
O 7⁰ ano festejou os 50 anos do 25 de abril (e do Externato de Penafirme) em Torres Vedras.
Mascarados de revolucionários, com cartazes, cravos e palavras de ordem, os alunos conseguiram viver momentos de alegria...antes da chuva começar a cair...
No dia 13 de fevereiro, os alunos de 8.º e 7.º anos tiveram oportunidade de assistir a uma sessão sobre Cidadania Digital, orientada pela Dr.ª Ruth Ferrony do Centro de Internet Segura. Nesta sessão foram abordados assuntos como benefícios digitais, regras de utilização e riscos. No final do dia, sendo este o tema do Traço de União do 8.º ano, houve também uma sessão para os Pais/Encarregados de Educação.
Na manhã de 25 de fevereiro, de forma rápida e organizada os alunos em processo de viagem, divididos em quatro grupos de quatro cores identificativas (verde, azul, amarelo e vermelho) entraram no autocarro que nos levou ao aeroporto de Lisboa.
Já com a guia da agência de viagem, recebemos o boarding-pass, entregámos a bagagem e fizemos o percurso de Segurança.
Sem grandes percalços chegámos ao avião da Easyjet, que nos trouxe até Atenas.
Com a diferença horária de duas horas, aterrámos por volta das 19.30, hora de Atenas.
Autocarro grego para o hotel, jantar e dormida.
Dia 26 de fevereiro, acordar muito cedo, pelas 6.00 h da manhã, organizar tudo de novo, tomar o pequeno-almoço e seguir o grande percurso: Atenas-Corinto-Epidauro-Micenas-Olímpia.
Muitos vestígios da grande Hélade (nome da Grécia), muitas histórias da mitologia grega, muitas vistas de mar e de serra.
Decorreu na passada semana a 2ª concentração de Voleibol do Desporto Escolar, no escalão de Iniciadas, onde a equipa do Externato conseguiu mais uma boa prestação, mostrando progressos em relação à concentração anterior e conseguindo obter o 2º lugar da classificação.
Durante a semana de 17 a 21 de fevereiro realizaram-se as Competições Nacionais de Ciência, em Rede, organizadas pela Universidade de Aveiro. Da nossa escola participaram 43 equipas (de dois elementos) do 7º, 8º e 9º, na competição FisQ, no âmbito da disciplina de Físico-Química e ainda 4 equipas do 10º ano, na competição FQuest, no âmbito da disciplina de Física e Química A.
Os alunos participaram com empenho, aguardando-se agora os resultados a nível nacional.
No dia 14 de fevereiro, cinco alunos do 9ºF e os dois embaixadores da Escola Azul do 8º ano do Externato de Penafirme participaram na Saída de Campo à Praia Azul, no âmbito do projeto “Explorar e Proteger os Oceanos!”.
Os nossos alunos tiveram a oportunidade de dinamizar uma atividade sobre a biodiversidade das poças de maré, em cooperação com 31 alunos do 9º ano da Escola São Gonçalo para as turmas do 3º e 4º ano das escolas EB1 Carvoeira e EB Dois Portos.
Este projeto foi dinamizado pela professora Ângela Tomás da Escola São Gonçalo, que teve a simpatia de nos convidar para participarmos. Durante a manhã, foi possível unir várias escolas do nosso concelho, com o grande objetivo de conhecer melhor os oceanos e sensibilizar para a sua preservação!
Nos passados dias 14 e 15 de fevereiro teve lugar em Coimbra a prova de Corta Mato Escolar (fase nacional), com a participação dos alunos Rafaela Lapas, Duarte Vitorino, Afonso Ramos (Infantis B); Duarte Peixoto, Gustavo Benedito, Francisco Franco, Tiago Vieira (Iniciados) e Leonor Alves (Juvenis) em representação do Externato de Penafirme.
O Grupo de Educação Física agradece e enaltece a forma entusiasta e empenhada que os alunos acima mencionados manifestaram em mais uma representação desportiva nacional que a NOSSA Escola marcou presença.
O Grupo de Educação Física.
No dia 10 de fevereiro, os alunos do 7.⁰ ano assistiram à peça "O Cavaleiro da Dinamarca", pela companhia de teatro EDUCA.
Foi um momento de consolidação das aprendizagens feitas a propósito da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen anteriormente estudada nas aulas de Português e, ao mesmo tempo, uma forma diferente de aprender.
O contacto com a expressão dramática é sempre muito importante e divertido!
Agora é a nossa vez...a Ana, a Beatriz, a Eva, a Margarida, o Cayden, o Simão e o Rodrigo, com os professores, Paula e Hugo a VIAJAR, DESCOBRIR, SABOREAR, APRENDER, ...VIVER uma semana numa escola holandesa!
O Pavilhão do Conhecimento lançou no dia 11 de fevereiro a terceira edição do livro “Raparigas na Ciência”. Esta iniciativa do Ciência Viva (Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica), integrada no projeto “Mulheres na Ciência”, criado em 2016, destina-se a alargar o debate sobre a participação das mulheres e raparigas na ciência, engenharias e tecnologias, para inspirar as novas gerações para percursos académicos e profissionais nestas áreas.
A edição de 2025 inclui cerca de uma centena de meninas e raparigas, dos 7 aos 19 anos, que falam das suas experiências em projetos inspiradores, desde olimpíadas de ciência a mostras de ciência, ou projetos de educação espacial e projetos europeus de sensibilização ambiental, que desenvolvem nas suas escolas e que ajudam a perceber as carreiras científicas a optar no futuro.
À semelhança das edições anteriores, também para esta 3ª edição foram selecionadas 3 alunas do Externato de Penafirme: Inês Esteves, Carolina Gomes e Iara Marques. Estas alunas estão atualmente a frequentar o 1º ano das suas licenciaturas, em várias áreas científicas e, ao longo do Ensino Secundário participaram em inúmeras atividades, projetos científicos e olimpíadas. As três alunas foram, por exemplo, no último ano, selecionadas para a final da mostra nacional da ciência e a Carolina Gomes foi também selecionada para a final nacional das olimpíadas da Biologia.
Para ver o evento do lançamento e o conteúdo do livro, podem aceder a: https://www.cienciaviva.pt/raparigas-na-ciencia/2025
O Externato de Penafirme faz parte da rede de Clubes Ciências Viva desde o início (2018). Este programa, em conjunto com outros (Eco-escolas, Escola Azul), bem como o Projeto Educativo da Escola e o empenho dos Professores de Ciências, têm contribuído para a promoção da Ciência e o desenvolvimento científico dos nossos alunos. Este reconhecimento por parte do Ciência Viva, vem reforçar a ideia de que estamos no bom caminho.
Parabéns às alunas! Votos para que tenham um futuro brilhante e contribuam sempre para acrescentar conhecimento à Ciência.
Entre 7 e 9 de fevereiro, um grupo de 15 alunos do Externato aceitou a proposta do Clube XPTO de fazer uma experiência de voluntariado na Casa de Saúde do Telhal, casa da Ordem Hospitaleira que acolhe pessoas com doença mental. Foi uma experiência rica de serviço e hospitalidade, que fica marcada nas vidas dos alunos presentes.
Os alunos do 12.º CT2, no âmbito do seu projeto de solidariedade, ofereceram jogos didáticos e material artístico aos utentes das várias unidades da Casa de Saúde. São ferramentas úteis para que todos eles tenham uma vida mais feliz.
Na Quarta feira, dia 29 de Janeiro de 2025, as turmas do 9°ano foram a Lisboa. Com o objetivo de enriquecer os seus conhecimentos sobre o tema da energia, exploraram a Fábrica da Electricidade (núcleo MAAT) com o auxílio de uma guia especializada na matéria.
No mesmo dia tiveram a possibilidade de visitar o teatro e assistir a uma peça encenada pela companhia "O Sonho". A peça "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente, estudada nas aulas de Português, foi brilhantemente representada pelos atores da companhia.
Apesar do dia ter sido chuvoso, isso não impediu o bom ambiente e as aprendizagens adquiridas.
Texto escrito por Francisco Franco e Dinis Pereira do 9°H
"Separa e Ganha no Azul no Amarelo e/ou no Verde” é um desafio lançado pela Valorsul às escolas e instituições para separarem as embalagens de plástico&metal e de papel&cartão.
Ao mesmo tempo que ganham hábitos de reciclagem, todos os participantes podem ser premiados pela Valorsul.
Objetivos:
Aumentar as quantidades de plástico, metal e pacotes de bebida, de papel/cartão e de vidro de embalagem encaminhados para reciclagem.
Sensibilizar e educar a comunidade escolar, seus familiares e a comunidade envolvente para a correta utilização dos Ecopontos Amarelo, Azul e Verde.
No Externato de Penafirme deves depositar estas embalagens e pacotes no ecoponto à entrada do largo do seminário.
A Escola Electrão é um projecto do Electrão que tem por objectivo sensibilizar e envolver professores, alunos, funcionários, pais e a comunidade em geral, no esforço da reciclagem, com a recolha de equipamentos eléctricos e pilhas usadas.
Para além de contribuírem para a protecção do ambiente, as escolas, os professores e os alunos envolvidos podem receber prémios.
No Externato podes depositar pequenos equipamentos eléctricos e pilhas nas caixas existentes no exterior da sala da equipa educativa do 8º ano e na portaria. Os equipamentos de maiores dimensões devem ser entregues na portaria para serem encaminhados para o depósito no edifício junto ao pavilhão desportivo.
A dar as boas-vindas a 2025, a Biblioteca Escolar deixa-te duas sugestões de atividades em torno da voz: o Concurso Nacional de Eloquência e Oratória “Voz – o Poder da Palavra”, promovido pela associação A Palavra, e o desafio do Plano Nacional de Leitura para o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta.
Este dia, que se assinala este ano a 5 de fevereiro, será evocado, no Externato, a 31 de janeiro, com alguns alunos do 6º ano a partilharem as suas leituras corais no átrio da zona C.
Para saber como participar nas duas atividades acima, informa-te em www.opoderdapalavra.pt e no site do PNL (Plano Nacional de Leitura).
Faz ouvir a tua voz!
Realizou-se no passado dia 15, em Torres Vedras, o Corta Mato Regional do Oeste, onde os alunos do Externato tiveram, mais uma vez, uma excelente participação.
Resultados individuais:
Infantis A masculinos:
Campeão regional: Rodrigo Pina
Vice-Campeão regional: David Carla
Infantis B femininos:
Vice-Campeã regional: Rafaela Lapas
Infantis B masculinos:
Vice-Campeão regional: Afonso Ramos
Iniciados masculinos:
3º classificado. Sebastião Gama
Juvenis femininos:
Vice-Campeã regional: Leonor Alves
Resultados coletivos:
Campeões Regionais: Infantis B femininos e masculinos, Iniciados masculinos.
Vice-Campeãs Regionais: Iniciados femininos
Com estes resultados irão representar o Oeste, no Campeonato Nacional de Corta Mato, que terá lugar em Coimbra, nos dias 14 e 15 de março, a equipa de iniciados e os medalhados individuais de infantis B e juvenis.
O 5 .º ano elaborou, no âmbito da disciplina de Inglês, convites de aniversário, que estão em exposição no salão da zona A da nossa escola.
A nossa Árvore dos Agradecimentos transformou-se em árvore da vida, "Birthday Invitations Tree", como se pode ler no cartaz.
O 7⁰ ano celebrou o Natal com canções, dança, cinema, lanche partilhado e troca de presentes.
Feliz Natal a todos!
Convite para alunos entre os 15 e 18 anos
Se tens entre 15 e 18 anos, adoras música e escrita de canções, e procuras um projeto que não seja dentro da escola, esta oportunidade é para ti!
TRÊS TEMPOS com Capicua e Luís Montenegro
A artista e música Capicua, na companhia de um grupo de jovens dos 15 aos 18 anos, vão criar uma experiência de criação colaborativa, olhar para o Mundo e concretizar em canções (na escrita de letras e depois com a composição musical) os seus pontos de vista.
Com curiosidade?
O processo criativo decorre em encontros semanais com Capicua e Luís Montenegro, organizados entre janeiro e abril de 2025, e obedece a duas fases de criação começando pela escrita e passando à composição. Ao mesmo tempo, em Viseu (Teatro Viriato) e Braga (Theatro Circo), estarão outros dois grupos a trabalhar com o mesmo propósito.
Terminamos com 2 apresentações públicas:
12 de abril, no Pequeno Auditório da Culturgest, em Lisboa
3 de maio, no Theatro Circo, em Braga (com as 3 cidades presentes)
Inscrições:
As inscrições estão abertas até dia 3 de janeiro de 2025 (inclusive) e fazem-se através deste link.
O projeto não tem custos para os participantes e a deslocação prevista a Braga é totalmente paga pela Culturgest (transportes, alimentação e estadia).
CALENDÁRIO | LISBOA | CULTURGEST
11 de janeiro, das 14h30 às 17h30
17 de janeiro, das 18h00 às 20h30
18 de janeiro, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00
25 de janeiro, das 14h30 às 17h30
1, 8, 15 e 22 de fevereiro, das 14h30 às 17h30
1, 8, 15, 22 e 29 de março, das 14h30 às 17h30
5 de abril, das 14h30 às 17h30
7, 8, 9, 10 e 11 de abril, das 10h00 às 13h00e das 14h30 às 17h30
12 de abril, das 14h30 às 20h30(apresentação a público no Pequeno Auditório)
2 e 3 de maio, dia completo (viagem e estadia em Braga)
No passado dia 29 de novembro, tomaram posse os novos órgãos sociais da Associação de Estudantes do Externato de Penafirme, numa sessão presidida pelo Presidente eleito da Assembleia Geral, Gonçalo Vidreiro, e que contou com a presença do Sr.º Diretor.
A nova direção da AE será liderada pela aluna Leonor Fernandes.
O Externato de Penafirme marcou presença na Feira de Ciência e Tecnologia, organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras no âmbito do Ciclo made in Torres Vedras. Alguns alunos de 8.º e 11.º ano tiveram oportunidade de mostrar ao público, que visitou a feira, atividades desenvolvidas nas aulas e no Clube Ciência Viva. Foi uma experiência enriquecedora uma vez que aprenderam e também transmitiram conhecimento.
Agradecemos o convite da Câmara Municipal e do Serviço “Quero ser Cientista”, a presença dos alunos e a disponibilidades dos pais para as deslocações.
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1010544704433242&type=3&locale=pt_PT
Se queres uma árvore para plantar na tua casa podes levar, na portaria.
no âmbito do Movimento Plantar Portugal, ao qual se juntou o Município de Torres Vedras na celebração do Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro), fomos desafiados no dia 26 de novembro para Plantar Portugal, dedicando um dia à reflorestação e à defesa e promoção das espécies autóctones. Neste sentido a Brigada Verde e voluntários das turmas C, D G e H do 8.º ano, estiveram no pinhal de Santa Cruz, envolvidos na limpeza (retirar espécies invasoras como chorões e acácias) e substituição de pinheiros mortos. Os alunos realizaram um excelente trabalho.
é um Projeto europeu de educação ambiental para a sustentabilidade, ciência cidadã e voluntariado ambiental, dinamizado em Portugal, pelo GEOTA e consiste na realização de caminhadas nas zonas costeiras portuguesas, para observação e registo dos animais, das algas, das plantas, do tipo de zona costeira, de eventual poluição (resíduos, poluição sonora, contaminações, riscos e ameaças) e recolher lixo! Nesta atividade, no dia 25 de novembro, alunos da turma F, do 8.º ano, estiveram na praia de Santa Cruz, com uma técnica do Centro Ambiental para fazer a observação e o registo do tipo de lixo encontrado. Os alunos apanharam algum lixo, essencialmente plástico e beatas. As beatas foram entregues a um representante da associação Rede biataki, movimento para reduzir a poluição causada pelo descarte de beatas.
De modo a assinalar o Dia Nacional do Mar que se comemorou no dia 16 de novembro, os alunos embaixadores da Escola Azul do 8º H, em conjunto com 4 alunos do 9º F e 7 alunos do 11º CT, realizaram uma palestra e dinamizaram atividades na tarde do dia 18 de novembro. Esta atividade realizou-se no Centro para a sustentabilidade do mar e zonas costeiras em Porto Novo, para alunos do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, (Agrupamento candidato a integrar o programa Escola Azul). Foi uma partilha de aprendizagens muito interessante para todos, com o apoio logístico do Município de Torres Vedras, a quem agradecemos.
O Externato irá participar!
No dia 06 de novembro realizou-se no Externato de Penafirme a 1.ª eliminatória das XLIII Olimpíadas Portuguesa de Matemática, este ano letivo com uma grande adesão e entusiasmo dos dos nossos alunos.
Vamos aguardar os resultados!
O Bebras é uma iniciativa mundial que promove o Pensamento Computacional através de uma prova de 45 minutos.
É uma iniciativa inclusiva e educativa, que potencia a resolução de problemas e o conhecimento em Informática, preparando os alunos para as competências do futuro.
Entre os dias 4 e 15 de novembro 967 alunos, do 5.º ao 12.º ano, realizaram a prova durante as aulas de matemática.
Foram aulas diferentes e bastante desafiantes!
Ficamos a aguardar os resultados!
Este é o grupo de alunos que respondeu afirmativamente ao convite para integrar o Programa de Mentorias este ano letivo.
E o que é o programa de "Mentorias"?
É um Programa de ajuda entre pares que promove competências académicas e de relacionamento interpessoal, em que alunos do 12º ano apoiam semanalmente, de forma voluntária, alunos do 2º ciclo ( 5º, 6º) e 7º ano.
A Mentoria do 2º ciclo é dinamizada pelo Gabinete de Psicologia.
A Mentoria centra-se na relação que se estabelece entre mentor-mentorando.
O trabalho do Mentor desenvolve-se apenas com um mentorando.
O Mentor ajuda nas atividades de âmbito escolar, não se centrando em nenhuma disciplina em especial. Trabalha-se a motivação para o estudo, técnicas e métodos de estudo, organização de tempo e de materiais, TPCs. Poderão ser utilizados materiais lúdicos.
Mentoria 7º ano
A Mentoria centra-se na(s) disciplina(s): Matemática, FQ e/ou Inglês e/ou outras disciplinas
O apoio será prestado em pequenos grupos.
As Mentorias terão a estreita colaboração das equipas educativas dos alunos envolvidos (5º, 6º, 7º e 12º ano).
Em breve estes mentores irão iniciar o seu trabalho.
Boa sorte a todos!
Candidaturas até 20 de novembro, mais informações no link:
Candidaturas até 15 de novembro, mais informações no link:
https://www.smastv.pt/noticias/detalhe/smas-procura-jovens-voluntarios-cidadao-2030#
No passado dia 4 de novembro, alunos do 8.º ano, turma F e Brigada Verde, estiveram na praia de Porto Novo para desenvolver dois projetos no âmbito do Eco-Escolas.
A turma F acompanhou a técnica do Centro de Educação Ambiental, num percurso onde tiveram oportunidade de analisar a área envolvente do rio Alcabrichel. Os alunos monitorizaram a água através de análises, observaram o ecossistema e possíveis factores prejudiciais ao meio envolvente. Neste projeto pretende-se que os alunos possam contribuir para a melhoria ambiental dos recursos hídricos, em geral, e para promoção de ações de melhoria do troço, em particular.
A Brigada Verde dedicou-se à monitorização da distribuição e abundância de resíduos plásticos na praia. Este projeto, Plastic Pirates – Go Europe! é um projeto europeu de ciência cidadã que promove o conhecimento sobre a distribuição e abundância de resíduos plásticos em ecossistemas de água doce na Europa.
Durante o mês de outubro os alunos de 9.ºano que participaram no Projeto Erasmus +, no ano letivo anterior, partilharam a sua experiência com os alunos do atual 8.º ano.
“Active voices, bright choices” foi o tema que reuniu na nossa escola alunos, do ensino secundário, Portugueses, Holandeses e Búlgaros, num projeto de intercâmbio com o apadrinhamento da União Europeia. Nesta semana, os alunos contactaram com o Centro de Educação Ambiental e desenvolveram projetos de apoio e dinâmica social nas escolas primárias da Boavista e Póvoa de Penafirme, na APA e no Externato com a organização da Feira do usado e com a venda de crepes. A semana passou a correr mas foi uma de aprendizagens e enriquecimento pessoal e cultural.
No dia 29/10/2024 a turma 12°AV/CS realizou o seu Projeto Solidário no intuito de recolher alimentos para famílias carenciadas da nossa escola. O Projeto realizou-se em vários supermercados nos quais foram angariados produtos e alimentos que, para além de encherem a nossa despensa solidária também encheram os nossos corações de alegria.
Agradecemos especialmente aos seguintes supermercados:
Pingo Doce de Torres Vedras
Pingo Doce da Silveira
Intermarché da Silveira
Intermarché do Sobreiro Curvo
Meu Super de Santa Cruz
Agradecemos a simpatia por parte destes e de todos os que nos ajudaram a concretizar estes projeto tão importante.
Obrigada por nos ajudarem a AJUDAR!
O Externato de Penafirme integra o Programa educativo “Escola Azul” desde janeiro de 2020. Em cada ano temos 2 alunos embaixadores da “Escola Azul”. Este ano terminaram funções a Matilde Gomes e o Dinis Pereira, agora no 9º ano, e foram nomeados a Natália Takata e o Andrei Caminschi, ambos do 8º H.
Agradecemos o bom trabalho realizado pela Matilde e pelo Dinis e desejamos um bom mandato aos novos embaixadores Natália e Andrei.
Que uns e outros tenham sempre o mar como horizonte nas suas vidas!
A contribuição de cada um de vós vai permitir-nos criar uma cozinha para ensinarmos os nossos alunos mais especiais a cozinhar, com autonomia e segurança.
Estamos gratas e emocionadas pelo modo generoso com que toda a comunidade educativa nos apoiou neste projeto. Em breve, daremos conta do resultado deste impulso!
A equipa de Educação Especial do campus de Penafirme
“A ligar comunidades”
Hoje, 28 de outubro, assinala-se o Dia das Bibliotecas Escolares. A data vem lembrar o lugar
central dos livros e da biblioteca nas aprendizagens e no crescimento dos alunos.
A “36 passos” da entrada da zona F encontra-se a biblioteca do Externato, de portas abertas
para quem quer aventurar-se no conhecimento e na fruição que só a leitura pode trazer.
Fica atento e participa nas atividades da tua Biblioteca Escolar.
Lendo, ficamos mais próximos!
Exposição que esteve patente no salão da zona A de 14 a 28 de outubro, interdisciplinariedade entre as disciplinas de Inglês e Ciências Naturais do 6º ano, no âmbito do Dia Mundial da Alimentação.
A semana passada foi divulgado o programa de Mentorias nas turmas de C.C.H. do 12.ºano.
O programa de Mentorias é um Programa de ajuda entre pares que promove competências de relacionamento interpessoal e académico, em que alunos do 12.º ano apoiam semanalmente, de forma voluntária, alunos do 2.ºciclo e de 7.º ano.
A Mentoria do 2.º ciclo é dinamizada pelo Gabinete de Psicologia, coordenada pela psicóloga Sandra Mendes; a Mentoria do 7.º ano é coordenada pelo prof. Diogo Barbosa (Equipa Educativa 7º ano).
Em ambos os programas os objectivos são promover uma cultura de solidariedade, a motivação e gosto pelas aprendizagens e proporcionar aos alunos finalistas uma experiência de voluntariado, promovendo a responsabilidade, confiança e autonomia nos mais novos.
Ao longo de todo o processo os alunos do 12.º ano são apoiados por parte da Equipa Educativa e do Gabinete de Psicologia, sendo ainda disponibilizados materiais de suporte no Classroom/ drive.
Mentoria 2º ciclo
A Mentoria centra-se na relação que se estabelece entre mentor-mentorando.
O trabalho do Mentor desenvolve-se apenas com um mentorando.
O Mentor ajuda nas atividades de âmbito escolar, não se centrando em nenhuma disciplina em especial. Trabalha-se a motivação para o estudo, técnicas e métodos de estudo, organização de tempo e de materiais, TPCs. Poderão ser utilizados materiais lúdicos.
Mentoria 7º ano
A Mentoria centra-se na(s) disciplina(s): Matemática, FQ e/ou Inglês.
O apoio será prestado em pequenos grupos.
No dia 21 de outubro, alguns alunos do 8.º ano das turmas C, E e F fizeram uma visita à ETAR de Dois Portos, onde puderam ver como a água é tratada. quando sai das nossas casas.
Os alunos da turma 12º AVCS vão estar nos supermercados da região na próxima terça-feira para angariar alimentos para as famílias mais carenciadas do Externato de Penafirme.
Pedimos a todos que colaborem nesta iniciativa, que tem lugar pelo terceiro ano consecutivo e que tem ajudado muitas famílias com mais dificuldades.
Ajudem-nos a ajudar!!
De 3 a 10 de novembro teremos na nossa escola duas escolas estrangeiras (Países Baixos e Bulgária) para mais um intercâmbio com os nossos alunos de CCH. O programa desta semana diferente tem como base o tema: Active Voices, Bright Choices - European Youth for Change.
No dia 11 de outubro aconteceu a primeira reunião com o novo grupo Erasmus do Secundário da nossa escola, e foi um momento cheio de energia e entusiasmo! As alunas Marta Rodrigues e Rayssa Eleotério, do 11º LH, fizeram uma apresentação incrível, cheia de fotos e vídeos sobre as suas experiências no programa Erasmus do ano passado. Elas ofereceram-se gentilmente para ajudar os novos colegas a ambientarem-se e a aproveitarem ao máximo esta oportunidade única. A experiência delas foi super inspiradora para todos!
Equipa Erasmus+
O Dia Mundial do Professor celebra-se anualmente no dia 5 de outubro, dia em que se comemora a assinatura da recomendação da Organização Internacional do Trabalho e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
O Dia Mundial do Professor homenageia todos os professores que, escolhendo o ensino como forma de vida, se dedicam diariamente às nossas crianças e jovens.
O papel transformador do professor na vida dos alunos é de extrema importância, na medida em que não se limita a partilhar conhecimentos, mas também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento pessoal, emocional e social dos alunos.
São os professores que, através do seu trabalho, ajudam a construir o futuro!
A todos os professores do Externato e da Escola Profissional de Penafirme desejamos um feliz Dia do Professor!
O nosso Projeto: “A cozinha onde vamos aprender e crescer”
Temos cerca de 20 alunos da Educação Especial que necessitam de desenvolver competências básicas de autonomia e capacitação para a vida ativa. O Externato remodelou um espaço para podermos fazer uma “cozinha de aprendizagem”, mas falta-nos apetrechá-la, para que os nossos alunos possam aprender a preparar as suas próprias refeições. Pretendemos adquirir um fogão, um frigorífico, uma varinha mágica, e utensílios de cozinha como tachos, frigideiras e grandes talheres.
Como pode ajudar?
Faça compras no Pingo Doce da Silveira. Por cada 10€ em compras, recebe uma ficha verde para votar (num máximo de 3 fichas por compra). Deposite as suas fichas na tômbola B.
Divulgue pelos vizinhos e amigos!
Se fizer habitualmente as suas compras noutra loja Pingo Doce, traga as suas fichas e deixa-as na Portaria-Sul do Externato.
Contamos com a vossa ajuda até 26 de outubro!
A nossa escola teve a honra de receber a Equipa Água, que está a percorrer diferentes cidades de Portugal através da iniciativa Viagem pelo Clima. Esta equipa, composta por quatro jovens – André, Cristiana, Guilherme e Joana – veio em Agostinhas de Torres Vedras ao Externato para apresentar a Mini COP, uma competição nacional de ideias para a sustentabilidade.
Estes jovens, provenientes de diferentes cidades, uniram-se neste projeto com o objetivo de viajar por Portugal de norte a sul da forma mais sustentável e impactante possível. No seu percurso, decidiram passar pela nossa escola para lançar um desafio a todos os alunos do 7º ao 12º ano: refletir sobre os problemas ambientais da nossa comunidade e propor soluções inovadoras e práticas.
Se tens uma ideia que pode fazer a diferença, candidata-te à Mini COP até ao dia 13 de outubro. As melhores propostas serão selecionadas e submetidas a uma votação nacional. A ideia mais votada receberá o apoio da Get2C para ser implementada!
Queres ser parte ativa na mudança da tua comunidade? Ambicionas colocar as tuas ideias em prática? A Equipa Água convida-te a participar e a contribuir para um futuro mais sustentável!
Consulta o site Viagem pelo Clima, segue a Viagem através do Instagram
Podes ainda medir a tua pegada carbónica Este questionário serve como um interessante exercício de reflexão sobre os comportamentos que adotamos no nosso dia a dia e como podemos melhorá-los para reduzir o nosso impacto ambiental. Ao responderes estás a contribuir para que a Equipa Água ganhe a Viagem pelo Clima 2024.
No Dia Nacional da Sustentabilidade (25 de setembro), os alunos do 9ºI deram por concluído o projeto turma do ano letivo 2023/24. Depois de um ano a trabalhar o tema “Resíduos”, os alunos colocaram ecopontos amarelos nos três bares da escola. O objetivo é aumentar as taxas de separação de plástico.
Contamos com a colaboração de toda a comunidade educativa!
A chegada dos novos alunos do 5º ano enche a nossa escola de alegria e expectativa. É sempre um momento especial, marcado pelo entusiasmo de quem inicia uma nova etapa e pelo carinho de quem os acolhe.
Desejamos a todos, alunos, famílias e educadores, uma excelente entrada nesta nova jornada, com muitos sorrisos, aprendizagens e descobertas.
Que a escola seja um lugar onde cada um de vocês se sinta feliz, acolhido e inspirado a realizar todos os seus sonhos.
Estamos prontos para caminhar ao vosso lado e viver juntos esta aventura!
Trilhou um caminho sonoro que ecoa muito para além das paredes onde iniciou a sua formação. Hoje, destaca-se como um talentoso baterista, pianista e compositor, tendo seguido a paixão pela música. Recentemente, Samuel lançou o seu mais novo disco, intitulado "No Escuro Vê-se Melhor", uma obra que reflete profundidade, sensibilidade e maturidade artística.
Com a generosidade que lhe é característica, Samuel regressou ao Externato para apresentar este trabalho aos funcionários, num gesto especial para marcar o início do ano letivo na reunião geral. O auditório encheu-se de música e emoção, criando um momento único de partilha entre o ex-aluno e a comunidade que também o ajudou a crescer.
A sua música é, sem dúvida, uma celebração do talento que floresceu em Penafirme e o nome de Samuel Dias é um orgulho que se ouve, agora, em cada compasso de sua arte.
Em nome da nossa escola, obrigada Samuel!